segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Como passear com as crianças com tranquilidade?

Boa tarde!!
Hoje vou falar sobre como passear com as crianças com tranquilidade.

Todo dia é uma novela para sair de casa com seus filhos?
Fica atento as dicas da Vany:


  • Faça um combinado com a criança, daquilo que você espera que ela faça. 
  • Estabeleça regras para sair de casa
  • Diga a ela que te obedeça, mostre que obediência traz bênção sobre a vida dela.
  • Não esqueça de usar da sua autoridade e firmeza amorosa.
  •  A sua convicção é o que vai prevalecer.
  • Tenha paciência, é um processo dificil, mas você vai conseguir.
Dizer não é um ato de amor!! Sorria, pois você está educando!!

Não se desespere!! As crianças confiam em você, pois você sabe o que diz!!

Espero que eu tenha ajudado!!

Um abraço e Feliz Natal!!

Vany(Futura Pedagoga)

domingo, 25 de novembro de 2018

A História da Internet Parte 2

Olá,boa tarde!
Continuando com a História da Internet

Nasce o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Ele já foi e é o padrão de comunicação de aparelho. Um conjunto de camadas que estabelecem essa ligação sem precisar reconstruir todas as redes que estavam formadas.
A partir disso ocorre envios, transportes e recebimento de dados, sem contar os programas que levam informações. O IP, a camada de Endereço Virtual, os remetentes, os destinatários e os pacotes.
Em 01/01/1983, a ARPANET oficialmente muda o protocolo do NCP para o TCP/IP e o novo marco zero da internet.
Os responsáveis colocam seus nomes na História da Tecnologia. Em 1985, a Internet já estava mais estabelecida como uma tecnologia de comunicação entre pesquisadores e desenvolvedores, mas o nome começou a ser dado no fim da estrutura.
Entre 87 e 91, a Internet é liberada para uso comercial nos Estados Unidos, substituindo os Mc Bones da ARPANET com provedores e novos pontos de acesso fora das Universidades no meio militar.
O CERN: Um laboratório de pesquisa nuclear na Europa.

Em 1989, Timothy Beners - Lee queria melhorar a troca de documento entre usuários junto com  o Engenheiro Robert Cailliau. Ele imaginava um sistema para obter informações entre todos os equipamentos conectados e trocar tudo da forma mais rápida possível. A solução encontrada foi explorar uma tecnologia que já existia, que é o Hiper-Texto.

Em 1990, sairam só três avanços:

  • URLS ou Endereços Únicos
  • HTTP ou Protocolo de Transferência de Hiper Texto
  • HTML, formatação escolhida para dispor esse conteúdo
  • USENET: Grupo de discussão ou fórum de notícias e foi criado em 1979
  • A BITNET, é criada em 1981 para e-mails e transferência de arquivos, conectou mais de 2.500 universidades de todo o mundo.
  • NSFNET: da mesma fundação da Ciência dos Estados Unidos que cuidava para facilitar o acesso de pesquisadores da supercomputadores e bancos de dados. Ela foi uma das maiores defensora do padrão que foi proposto pela ARPANET e ajudou a propagar a instalação de servidores.
  • O MINITEL da França ficou no ar até 2012
A Internet começou nascer em 1989 e se expandiu no mundo todo com o domínio "WWW".
Nos anos 80, serve de expansão para a jovem Internet e o fortalecimento da infraestrutura de conexões de nós.
Existem vários protocolos
  • FTP: Transferer Protocol (Protocolo de Transferência de dados.
  • Nascia a World Wid Web(www), traduzido por Rede Mundial de Computadores.
  • A Web seria universal e com códigos amigáveis para que não ficasse na mãos de poucos.
  • Mesmo com o oficial WWW, a ARPANET é oficialmente desligada.
O # irc foi criado em 88
icq em 96
napter em 99

Curiosidade:
O primeiro domínio da Internet foi o Symbolic. com

Hoje em dia é muito difícil viver sem a Internet!

Quer saber mais sobre a Internet no Brasil?
Aguarde a próxima postagem de mais uma história da Tecnologia.

Espero que tenham gostado!!

Um abraço

Vany Haddad

A HISTÓRIA DA INTERNET PARTE 1

Boa noite!!

Hoje conto pra vocês de uma tecnologia que moveu a história e que não vivemos sem ela no Mundo, uma gigante que se espalhou no mundo inteiro. Estou falando da Internet

Vamos conferir agora mais uma história da Tecnologia

Muito antes dos computadores serem inventados, cientistas e escritores já imaginavam uma forma instantânea de comunicação entre pessoas que estavam distantes. O Telégrafo começou esse caminho e o primeiro cabo transatlântico desse meio de comunicação foi instalado em 1858.
O primeiro Transatlântico Telefônico da Escócia até o Litoral do Canadá, foi inaugurado em 1956. A vontade ainda foi impulsionada pelos avanços dos computadores da época. A maioria ainda ocupava a sala inteira e quasse não tinha interface visual, mas já operava com terminais remotos de acesso, tinha muito que evoluir.

Estamos na década de 1950 nos Estados Unidos, época da Guerra Fria, o confronto ideológico e científico entre os blocos do Norte Americano e a União Soviética.
Um avanço antes do inimigo era uma grande vitória como foi da Corrida Espacial, por isso o Presidente Eisenhower, cria em 1958 a ARPA(Agência de Projetos Avançados de Pesquisa). Anos depois ela ganhou um "D" de defesa e virou a DARPA. A agência colaborava com os acadêmicos e industriais para desenvolver tecnologias em vários setores.
Um dos pioneiros na parte de Informática da ARPA, o J.C.R Licklider do Instituto de Tecnologia do MIT, o recrutado depois de teorizar sobre uma rede de computadores que você poderia acessar qualquer dado. E plantou na Agência a sementinha de tudo isso.
Outro avanço foi a criação do Sistema de Comunicação de pacotes. O método de trocas de dados e marcas. As unidades de informação ou pacotes são enviadas um por um através de uma rede. O sistema era mais fácil que canais por circuito e suportava destinos diferentes, não só de um ponto a outro. Esse estudo foi feito por grupos em paralelos, como: Paul Baran(Rand Institutev), Donald Davies e Roger Scantlebury( National Pysical Laboratory) no Reino Unido e Lawrence Roberts(ARPA). Tem também o estudo e a implementação dos nós, que são pontos de intersecção de informações. Eles são como se fossem pontes entre máquinas que se comunicam entre si e também funcionavam como um check point, que não se perde em nenhum trajeto que teria que começar. As ligações eram feitas a base de cabos e bases militares e pesquisas foram os primeiros que já tinham estruturas.

Em fevereiro de 1966 a rede da ARPA ou ARPANET começa ser discutido. O próximo passo é remover o IMB(Interface de Processamento de Mensagens), são nós que conectariam os pontos de rede nos roteadores. Mas era tudo novo, que a primeira conexão em rede foi estabelecida em 29 de outubro de 1969, ela aconteceu entre a UCLA(Universidade ds Califórnia) e Stanford Reserch Intitute a quase 650 km.

A primeira mensagem trocada seria LOGIN, deu meio certo. A primeira duas letras foram identificadas do outro lado, mas o sistema saiu do ar, esta é a data da primeira conexão e queda de conexão e a primeira palavra transmitida foi LO. A primeira rede da ARPANET ficou pronta no final desse mesmo ano e já funcionava direitinho.

Conectando entre si os dois pontos iniciais com a Universidade da Califórnia e a escola de Computação da Universidade da UTAH que era um pouco mais longe da SRI. A ARPANET foi um grande antepassado chamado de Internet e apesar do ponta pé inicial, o desenvolvimento de toda essa tecnologia foi a Educação. Em 1971 já são 15 pontos na rede, parte disso por causa do desenvolvimento do NCP(Network Control Protocol), foi o primeiro servidor da servidora ARPANET que definia todo o procedimento de conexão entre dois pontos.
Foi ele que permitiu uma interação mais complexa com trocas de arquivos e uso remoto de imagens. Em outubro de 1972, é feita a primeira demonstração pública da ARPANET com Robert Kahn em um evento de computação. Nesse ano é inventado o e-mail, uma forma mais fácil de trocas de mensagens. Nessa época já eram 20 pontos conectados. É neste ano que vemos o primeiro link transatlântico entre a ARPANET e o Sistema Norueguês NOSAR via Satélite. Logo depois uma conexão com Londres e a partir daí começa o pensamento que o mundo inteiro precisava da rede de arquitetura aberta. Esse processo de interconectar redes ou bet foi abreviada por INTERNETTING, dessa palavra derivou o nome de INTERNET. Foi nesse tempo que Vint Cerf e Robert Kanhn começam a trabalhar de substituto.
Outro projeto paralelo é da ETHERNET desenvolvido no Xerox PARC em 1973. Hoje é uma das camadas de ligações de dados e começou como um conjunto de definições de cabos elétricos para regiões locais.
Em 1975, a ARPANET é considerada operacional e circula 77 máquinas. É nesse ano também que o Agente de Defesa assume um projeto. Nota que as conversas pessoais não eram incentivadas e também não eram proibidas.

Continuação da Postagem: A História da Internet Parte 2...

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Como estabelecer conexão com as crianças?(Dica Vany)

Bom dia!!

Mais uma dica minha de como ter uma relação saudável com as crianças, através da conexão com elas.

Antes de pedir algo para a criança dar uma ordem ou até mesmo ter uma conversa simples, crie uma conexão com ela.
Como fazer isso? 
Fique na mesma altura que a criança, olhe nos olhos dela e fale em um tom calmo, porém firme.
Muitas crianças desobedientes acabam tendo atitudes ruins simplesmente porque não escutam a ordem dos pais ou professores, ou não sentem confiança por trás das vozes deles. Por exemplo, se você pede para que seus alunos e filhos guardem os brinquedos, mas nem olha para eles pois está concentrado no celular ou nas atividades diárias, dificilmente eles vão te obedecer, pois não houve qualquer tipo de conexão.

Criar essa conexão com seus filhos e alunos é essencial antes de pedir alguma coisa para eles, pois você mostra para a criança que está dando toda a sua atenção a ela, e então poderá explicar por que você precisa que ela siga determinada regra ou faça alguma tarefa.

Eduque sempre com amor e limites!!

Espero que eu tenha ajudado vocês

Um abraço

Vany

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A Música também educa!

Boa noite!!

Hoje vamos falar mais um pouquinho de música.

Sabemos que a musica é fundamental para o desenvolvimento humano.
 Quem não gosta de música? Todos nós escutamos músicas de nossa preferência. Até as crianças escutam, cantam, dançam e se divertem. É fundamental para o desenvolvimento, pois relaxa, anima, acalma e estimula o raciocínio lógico das crianças. A música também educa. Cada dia a função dela é importante quando se fala de infância e Educação Infantil.

Vou dar dicas para vocês escolherem músicas infantis para as crianças:
1. Cuidado com as músicas que mostram para as crianças, muitas delas contém mensagens subliminares por trás.
2. Vejam se a letra da música é agradável, tem sentido para fase que a criança está, se ensina alguma coisa que ela use como conhecimento.
3. Procure músicas que ensinam sobre amizade, respeito, amor, bênção, ser amigo um do outro, as cores, formas, frutas, números, lateralidade.
4. Insere músicas de cuidado com o corpo, natureza, a saúde. Músicas que ensinem a Palavra de Deus.
5. Use músicas, louvores agitados que a criança pode dançar e cantar.
6. Cante junto com ela, a criança ama e conta com sua presença.

Isso é muito sério! Criança são como esponjas que absorvem tudo o que diz, seja bom ou ruim.
 É importante salientar que isso influencia no comportamento e na fala.

Criança ama música e com ela aprende. Faça desse momento de muito aprendizado e diversão!

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!

Um abraço

 Vany

segunda-feira, 23 de julho de 2018

OS BALÕES DE LATÉX: HISTÓRIA, PERIGO E DICAS DE PREVENÇÃO

Boa noite!!

Hoje falo sobre a tão conhecida bexiga que usamos no dia a dia da gente.
Os balões estão presentes em diversas formas, seja em festas, eventos ou marketing. Mas você sabe como surgiu? Não?! Então, vamos lá para história da Bexiga.

Tudo começou com os registros históricos apontam que os primeiros balões foram feitos pelos Astecas(povos étnicos que ocupam a região do México por volta do século XV. No início, os balões eram feitos das vísceras(bexigas, intestinos e estômagos) de diferentes animais(bexigas, intestinos e utilizavam como brinquedos. Nessa época, os "balões" astecas possuíam diâmetros diferentes e pouca elasticidade em função do material utilizado.
O balão de borracha, foi inventado pelo Professor Michael Farady em 1824 no Royal Institution em Londres. Essas bexigas foram feitas utilizando o látex leiteiro extraindo da seringueira. Os balões de brinquedo foram introduzidos por Thomas Hancock no ano seguinte, na forma de kit "Faça você mesmo", que consistia em uma garrafa de solução de borracha e uma seringa de condensação. Em 1847, J.G. Ioram de Londres, manufaturou os primeiros balões de borracha vulcanizada.
Hoje existe no mercado diferentes tipos de balões usados em festas infantis ou eventos. Um dos mais conhecidos é a bexiga látex.

O Perigo da Bexiga:
Existe um componente químico chamado látex. Ele é usado para fazer borrachas, o pó é branco. Esse componente contém na bexiga, por isso chamamos de bexiga látex. Mas qual o perigo?
O látex faz mal para o nosso sistema respiratório, tem pessoas que tem alergia a esse componente.
Quando enchemos a bexiga, automaticamente a gente inala o pózinho e a gente acaba respirando com dificuldade com o gosto do pó na boca.
O perigo para criança está dela colocar na boca um pedaço de bexiga estourada ou a bexiga sem encher. Isso vai pro pulmão da criança e poderá causar morte.
Pesquisas mostram que a porcentagem de morte em crianças é de 100%, principalmente até dois anos, idade que a criança leva tudo à boca.

Dicas de Prevenção:

  • A criança pode e deve brincar com bexiga somente com supervisão de um adulto.
  • Segundo o selo do INMETRO, a idade ideal para brincar de bexiga é a partir dos 8 anos.
  • Cuidado! Fique atento no momento em que a criança leva à boca e a oriente para não pôr.
Vale lembrar que algumas crianças tem medo e se assustam com o barulho quando estoura. Nesse caso, evite estourá-la  e mostre a criança que está tudo bem.

Para uma diversão garantida, a segurança da criança é a prioridade!


Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!

Um abraço

Vany

quarta-feira, 18 de julho de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - PARTE 2: HIPÓTESES DA ESCRITA

Boa noite!!

Hoje vou para segunda parte do tema Alfabetização e Letramento
Irei abordar as Hipóteses da Escrita de uma criança.

Existem 4 Hipóteses da Escrita:

  1. Hipótese Pré - Silábica
  2. Hipótese Silábica com e sem valor
  3. Hipótese Silábica Alfabética
  4. Hipótese Alfabética
Abaixo estarei explicando cada uma delas

Hipótese Pré - Silábica:
É um referencial em que a criança aponta características do que se fala. A criança escreve no papel o registro sonoro da palavra que foi proposta a ela. Nessa etapa, ela usa o grafismo, que são rabiscos, bolinhas, letras e garatuja. Para ela o nome de pessoas, animais e objetos tem relação com o tamanho. A criança usa várias letras na escrita das palavras, usa letras do seu nome, formas geométricas.
Ex: Marcelo, escreve a palavra Bola
M🔺L -  BOLA
A palavra Dinossauro:
M🔺◼️O - DINOSSAURO

Hipótese Silábica com e sem valor
É um salto qualitativo tornando possível pelo aumento das contradições entre as hipóteses da escrita. A intensão da criança nessa etapa é registrar somente o valor sonoro da fala. Tem crianças que apresentam um valor sonoro convencional das letras. ou seja, fala corretamente, mas escreve do jeito dela com letras avulsas. Para criança é exatamente a palavra que ela falou e registrou. Ela começa contar quantas silabas ela precisa para ela escrever cada palavra.
Ex:
Escreve Bola:
BL: BOLA
Dinossauro:
DRSO: DINOSSAURO

Hipótese Silábica Alfabética:
É um momento de transição que a criança repassa alguns momentos de investigação em fase dos fonemas da escrita. A criança nessa etapa usa as letras da palavra pra escrever. Em alguns casos elemina as letras quando escreve e faz a questão: "Com que letra começa?"
Ex:
Bola:
BOA: BOLA
Dinossauro:
DINOSAURO: DINOSSAURO
Nesse caso as crianças ainda apresentam dificuldade em escrever palavras grandes, por eliminar algumas letras.

Hipótese Alfabética:
Nessa fase há uma escrita produzida. Os adultos conseguem entender, mesmo sem domínio da Ortografia. A maioria não tem medo de escrever se errar, mas é bom ficar atento para ajudar a criança. Sendo assim, a criança pode superar as falhas que representam pela: distinção entre letras e números, letra e pontuação, nomeação e valor condicional.
Ex:
Bola:
BOLA 
Dinossauro:
DINOSSAURU: DINOSSAURO

As hipóteses são feitas por meio de sondagens, que faz o diagnóstico da escrita, do nível que a criança apresenta com ou sem dificuldade.

O que observamos na aprendizagem?
1. Aspectos da leitura:
- Como a criança lê
- Se ela entende o que lê
-Se consegue fazer raciocínio
- Memoriza por meio da leitura
- Faz trocas durante a leitura e esquece determinadas situações dentro do texto.
- Como é a leitura da criança

2. A escrita:
- Qualidade da escrita da criança
- A caligrafia
- Se faz trocas de letras
- Se esquece as letras no meio do caminho
- Se tem dificuldade de fazer uma escrita adequada
- Como ela pega no lápis: Aperta demais ou de menos, cansa quando escreve, tem dor no braço, reclama, elimina sílabas, aglutina a palavra ou distancia demais.
- Tem dificuldade espacial, ou seja, distribuir palavras e letras na linha.

É importante fazer desse momento algo leve, sem rotular a criança, mas sim criar possibilidades para que ela aprenda. Se ela tem dificuldade em escrever, tenha paciência, repita, fale quantas vezes for necessário. A criança ama, tem prazer e interesse em aprender. Acredite nela e desperte o seu interesse.

Espero que eu tenha ajudado

Um abraço

Vany

quarta-feira, 11 de julho de 2018

A História do WhatsApp, curiosidades e recursos

Bom dia!! Hoje vou falar sobre o WhatsApp:

É inegável que as pessoas hoje em dia usam o Mensageiro WhatsApp Messenger. Mas você sabe como tudo começou? Aqui você vai descobri tudo isso e muito mais.

Antes de falar como ele surgiu, vou explicar porque fez tanto sucesso.
Em 2009, os smartphones estavam no começo, com iPhone tendo 2 anos de vida e o Android ainda mais jovem, mas muitos procuravam por SMS(Mensagens do celular), para não estourar os créditos, ou a conta com torpedos.
Mas, começou a cobrar taxa pelo uso das mensagens dos celulares de outras operadoras e a concordância era maior. Quando veio o MSN que já se chamava Windows Live Messenger, ainda não tinha versão mobile. Era usado por diversão e trabalho, com vários emojis e ícone pra chamar atenção daquela pessoa que ignorava a mensagem. O Facebook Messenger se chamava Facebook Chat e só funcionava dentro da Rede Social, o Skype não pegou fora do ambiente de trabalho, ficou mais em áudio e vídeo conferência.
Conhecendo um pouco da História:
WhatsApp nasceu em 2009, como uma empresa fundada por Brian Acton e Jan Koum. Brian é norte-americano, trabalhou como engenheiro em  vários lugares e perdeu muito dinheiro com a bolha da Internet. Jan é ucraniano de uma família pobre, foi para os Estados Unidos ainda criança e teve que trabalhar como zelador antes de fazer faculdade de programação. Os dois se conheceram na Yahoo! no final da década de 90 e trabalharam lá até 2007.
A dupla viveu por um tempo com a renda do antigo emprego, viajou pela América do Sul e jogou muito Ultimate Frisbee(Esportes que eles jogavam). Jan compra um iPhone e percebe o mundo de possibilidades para os próximos anos em mensagem instantânea e aplicativo. Em 4 de fevereiro de 2009 ele registrou a empresa WhatsApp na Califórnia ainda sem um produto.
O nome da criação é dele mesmo, porque soa bem e é parecido com a expressão "what's up" que quer dizer "e aí".
O Acton topou a ideia e virou cofundador da empresa quando programou a primeira versão do aplicativo.

Curiosidades do WhatsApp:

  • Igor foi o primeiro engenheiro iOS da empresa
  • Em Junho, a Apple lançou o sistema de notificações no iOS 3.0
  • O WhatsApp foi totalmente redesenhado para exibir mudança de status em tempo real em forma de aviso na tela.
  • O WhatsApp só saiu do beta em novembro e era exclusivo do iPhone.
  • Só passou a aceitar fotos em dezembro de 2009
  • Em pouco tempo, ele apareceu na lista de mais baixados da App Store pra nunca mais sair
  • Ele já foi pago custado 99 centavos de dólar e depois mudou para uma taxa anual com mesmo valor do segundo ano de uso
  • A versão BlackBerry, Android e Symbian saíram em 2010
  • O Windows Phone teve uma versão própria em 2011
Recursos do WhatsApp:
  • Em 2014 saiu a função dos ícones em forma de "V" que mostram se a mensagem foi entregue( cor cinza) e lida(cor azul). Na mesma semana o aplicativo liberou a opção para você desabilitar essa função. Como fazer isso?
Selecione os 3 pontinhos do canto direito da tela principal > Configurações > Conta > Privacidade > Confirmações de leitura.
  • WhatsApp Web
Lançado em 2015, com intuito de facilitar os usuários em baixar arquivos enviados por ele pelos computadores. Como fazer?
Abra ou pesquisa no Google o site WhatsApp Web
No canto direito da tela principal do seu celular  selecione a opção WhatsApp Web e mira o QR na tela, quando vibrar seu celular, o aplicativo abre em seu computador.
  • Emojis, chamada de vídeo, chamada de voz:
Os dois também foram criados em 2015.
Passo a passo:
Selecione a conversa que deseja
Na tela principal do whats, selecione o ícone de chamada de vídeo ou de voz, no canto direito da tela.
  • Envio de Documentos, Fotos, Links, Áudios
Lançado em 2016, o WhatsApp já poderia enviar documentos. Só que primeiro foi em PDF. Com o tempo foi liberado para qualquer documentos, links e fotos, áudios em geral.
Para o envio de documento: Selecione a conversa que quer enviar. Do lado da caixa de texto, tem um clips. Selecione o clips > Documentos > Selecione o documento que quer enviar para o contato e depois seleciona o botão verde.
O processo vale para o áudio.
Para foto, você pode mandar, indo na câmera, embaixo aparece as fotos e vídeos da sua galeria, selecione a foto ou vídeo, se quiser coloca legenda antes de mandar, ou manda sem nada mesmo, selecionando o botão verde.
  • Apagar Para Mim/Apagar Para Todos
  • Essa opção foi lançada em 2017, abre a conversa que você quer,  selecione a mensagem que você queira apagar em cima tem um ícone de lixo, selecionando ele, vai aparecer a mensagem: Apagar Para Mim: Se você quer apagar a mensagem só pra você, selecione essa opção. Caso você queira apagar sem que o contato veja, selecione a opção Apagar Para Todos, que para o contato e pra você aparecerá: Essa Mensagem Foi Apagada ou Você Apagou essa Mensagem.
  • Status
Desde 2017 o WhatsApp contém o ícone de status existe. Ele fica do lado da opção Conversas.
Como fazer?
Basta ir até essa opção, selecione em Meu Status ou na câmera do lado direito, em baixo. Se preferir escrever frases, recados, etc...selecione um lápis que fica acima da câmera e divirta-se!! Esse recurso substituiu o Snapchat e tem no Instagram, ficando 24 horas de visualização.

  • Arquivar conversas
Selecione as conversas que você deseja arquivar: Selecione os 3 pontinhos e selecione a opção Arquivar Conversas.

WhatsApp, o mensageiro mais usado no mundo e que facilitou a vida de todos!!
Espero que tenham gostado!!
Um abraço
Vany

quinta-feira, 28 de junho de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: HISTÓRIA, PROBLEMÁTICA E DICAS PARTE 1

Bom dia!!

Hoje vou falar sobre Alfabetização e Letramento
Antes de tudo, falo sobre como tudo começou:
A alfabetização já era iniciada desde os primórdios da civilização há mais de 3300 anos, salientando que a alfabetização é tão antiga, quanto a escrita. A escrita foi sempre um fato social. O exemplo sobre o fato, são as pintura rupestres que deram início a leitura de mundo através das imagens de animais e pessoas e com o tempo, foram surgindo outras formas de escrita e de contagem, pois a medida que o homem passou a cultivar e /ou criar suas condições de subsistência, foi surgindo a necessidade de registrar quantidades através de símbolos.
Há três povos que se destacaram na escrita: os semitas, os gregos e os romanos, cada um usava sua forma de escrita e de alfabetização distintos que por sua vez, contribuíram para o desenvolvimento da escrita até os dias de hoje.
No século XV foi o surgimento das Cartilhas para o aprendizado das línguas vernáculas, isso ocorreu até o século XVIII, era o que motivava o aluno a cópia e a memorização, fato que na época surtiram efeito.
Esse método iniciou através da Cartilha de João de Barro trazendo por meio deste, o surgimento de novos métodos como o de "Castilho", João de Deus com a Cartilha Maternal, Cartilha do Povo, Método Misto, Caminho Suave e outras.
No início, a alfabetização não tinha importância, só se ensinava o básico e de maneira tradicional. Hoje ainda é precária, por isso é importante que o professor se atualize sempre com os métodos e conteúdos que possam ajudar o aluno dentro da sala de aula e se desenvolver, auxiliar sempre o aluno durante o processo, facilitando, incentivando, fazendo com que os mesmos sejam letrados e alfabetizados para que possam ser incluídos na sociedade e se expressem com segurança.

Mas, o que é Alfabetização e Letramento?
Alfabetização: É um código de comunicação, uma técnica e um processo, que envolve a leitura e um processo de aprendizagem que envolvem a leitura e a escrita. É visto através dos desenhos das letras, grafema, que são as grafias das crianças e o fonema que é o som das letras.

Letramento: É um processo de aprendizagem. Contexto social de diferentes materiais escritos. Nessa etapa, a criança precisa entender o que se lê e se escreve.

Problemática da Alfabetização
Como problemática, vejo que temos a alfabetização precoce.
Escolas particulares estão fazendo isso com crianças de 4 e 5 anos, introduzindo também a letra cursiva e bastão, sendo que a criança não está preparada para o processo de alfabetização.
Como Paulo Freire, a criança aprende primeiro a ler o mundo e depois ler as letras.
As consequências da pressão escolar nesse processo:

  • Enfraquecimento do organismo
  • Empobrecimento da capacidade imaginativa e criativa
  • Apatia e desinteresse pelo mundo
  • Agressividade
  • Stress Infantil
Estudos dizem que as crianças até 5 anos tem a necessidade de explorar o ambiente e aprender a ver o mundo de forma lúdica, sem pressão. As escolas estão alfabetizando as crianças cada vez mais cedo, as crianças hoje estão usando a tecnologia desde cedo, isso também colabora.
O ideal seria iniciar esse processo aos 6 anos de idade. O processo de escrita de uma criança de 3 a 5 anos é a Garatuja.
Garatuja são rabiscos, desenhos, fase fundamental e que desenvolve a coordenação motora fina, estando assim no nível Pré - Silábico.
Alfabetizar e letrar é importante, sendo assim respeitando cada vez mais o tempo do aluno e ajudá-lo em suas dificuldades.

Dicas de Alfabetização
  • Respeite a dificuldade do aluno
  • Motive o aluno a ler e escrever. Mostre que ele é capaz
  • Faça desse momento algo legal e proveitoso
  • Dê atividade na qual eles consigam aprender
  • Respeite o conhecimento deles, sendo que o seu papel seja mediar os alunos
  • Estimule a leitura e a escrita de lúdica que pode ser através de história, músicas, brincadeiras e etc
  • Lembre-se que a criança aprende primeiro a ler e depois a escrever
  • Faça com que o aluno se socialize
  • Acredite neles! Eles são capazes!
  • Desperte o interesse deles.
A leitura, segundo a Luciana Brites da Neurosaber, é parte de um pressuposto visual, pois ela começa a partir dos olhos. Há um processamento visual. Segundo Luciana, a escrita é considerada mais difícil, ela é um processo mais elaborado em nosso cérebro e exige muito mais coordenação de várias áreas cognitiva.
O processo da escrita formal está entre seus 6 e 7 anos, tem que estar sendo estimulado, desde de 1 ou 2 anos, é um longo caminho.
O movimento da pinça acontece entre os 9 meses de vida, onde a criança aprende a segurar os objetos.
Por volta dos 5 anos pode iniciar atividade dos pontilhados para aperfeiçoar os movimentos. Já aos 6 anos pode iniciar a letra cursiva para começar exercitar os movimentos mais complexos.
Por volta dos 6 e 7 anos, ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual da criança, a bastão é mais convidativa , mas depois de estimulada, as crianças tendem a ir para letra cursiva.

Alfabetização pelo Método Montessori
Dica: Use letras de madeira, coloca no chão, deixa as crianças explorarem e conhecerem as letras, diga aos alunos que façam uma roda e peça para cada um escrever seu nome com as letras. Lembre-se, a matemática também alfabetiza, então,mostre os números, calendário, material dourado.

Dica 2: Use da alfabetização, um processo tranquilo e respeitoso, mostre as crianças que é legal aprender a ler e a escrever. Use jogos com palavras, brinque com as palavras. Isso ajuda muito e as crianças se divertem! É necessário um ambiente alfabetizador, isso chama a atenção das crianças.

Com amor, respeito, paciência e dedicação em ensinar, tudo funciona e a criança levará isso para vida toda!!

Espero que tenham gostado!!

Um abraço

Vany Haddad(Pedagoga)

terça-feira, 12 de junho de 2018

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DI

Boa tarde!! Hoje vou falar um pouco de Inclusão: Deficiência Intelectual e suas curiosidades:

A DI é um transtorno de desenvolvimento que atinge de 3 a 4% das crianças que apresentam baixo rendimento escolar, ou seja, abaixo do esperado de sua idade. Podem ser mais dependente do que as outras crianças, apresentam dificuldade na alfabetização e atraso no desenvolvimento.

Quais as causas?


  1. A criança já nasce com DI se a mãe ingere bebidas alcoólica e tem uma má alimentação.
  2. Pode ser genético ou ambiental.
  3. Doenças como Rubéola, Sífilis, Síndrome do X-Frágil(Autismo), que ocorre mais em meninos.
  4. Dificuldade na coordenação motora(fina e grossa)
  5. Dificuldade na interação social, por ela ser ingênua e não conseguir participar da mesma conversa ou ter as mesmas ideias.
  6. Dificuldade na fala e no andar

Existem 3 tipos de DI
  1. Deficiência Intelectual Leve: A criança consegue ser mais independente para trabalhar e fazer quase todas as atividades da vida diárias(AVD), mas precisa de um pouco da supervisão de alguém.
  2. Deficiência Intelectual Moderada: Adquire habilidade de comunicação/ linguagem mais simples e com atraso de desenvolvimento. Se beneficiam de treinamento para as AVDs com supervisão moderada, com isso podem tomar conta de si mesmo.]
  3. Deficiência Intelectual Grave: Nos primeiros anos da Infância, adquirem pouca ou nenhuma comunicação, durante o processo escolar, podem treinar a fala e serem treinados para as AVDs e higiene, simples. Necessitam de muita supervisão.

Diagnóstico:

É feito pelos Médicos Pediatra e Neurologista, mas já consegue detectar pelas malformações do feto.

Equipe Multidisciplinar:
  • Fonoaudiólogo
  • Psicopedagogo
  • Psicólogo
  • Pedagogo
  • Terapeuta Ocupacional
  • Fisioterapeuta
Curiosidades:
  • A Deficiência existe há muito tempo e o nome era: Retardo Mental.
  • A partir de 2007, foi mudado para Deficiência Intelectual
O mais importante é que esse aluno seja incluído nas escolas e acolhido pela família, professores, sociedade, comunidade e toda equipe escolar.

"Inclusão, é o privilégio de conviver com as diferenças." Montoan (2008)


Espero que tenham gostado

Deus os abençoe!!

Um abraço

Vany Haddad (Futura Pedagoga)

A HISTÓRIA DO WINDOWS

Boa tarde!!

Hoje vou falar um pouco da História da Tecnologia.

Conheça agora, a História do Windows:

A história começa em 10/11/1983, quando o Bill Gates apresenta o Windows 1.0 com  a Microsoft, uma fabricante de Softwares e de Sistema Operacionais. O Windows tinha como um diferencial, rodar o MS DOS Executive, uma Interface Gráfica que mostrava tudo de forma visual, longe da complicação das linhas de código e de comandos.
Neste, você navega em programas abertos e em diferentes janelas. O foco era a novidade tecnológica mouse, barras de tarefas e caixa de diálogo.
O Windows não podia colocar algumas funções chaves, como lixeiras e janelas de sobreposição uma em cima da outra. Junto com a Apple, o MC DOS saiu anos antes, ainda com aplicativo da Rival.
Estreou o jogo Revers, Paint, calendário, editor de texto e relógio.

O Windows 1.0 pedia 192 GB de RAM, para funcionar, ele saiu em 1985, quando Bill Gates montou uma propaganda sobre ele, só que não fez sucesso, mesmo mais barato que os rivais.

A versão 2.0 foi elogiado por Bill Gates e saiu em 1987 e surgiu o Word e o Excel, além do Painel de Controle e do Paint.
Em 1988 saiu as versões 2.1, 3.86, foi a primeira vez que a Microsoft pediu o Disco Rígido para Instalação.
A primeira versão 3.0 de 1990, foi a versão que mostrou a força do Windows . Foi estreado o jogo Paciência e múltiplos programas em janelas instalados em vários computadores de várias publicações, facilitando o acesso.

O Windows 3.1 de 1992 trouxe novidades, abriu novas fontes para o Word Pad, gerenciador de programa e capacidade multimídia e o jogo Campo Minado, que existe até hoje nos computadores.

Windows 95, surgiu em 1995, estreou o Menu e o Botão Inciar, além do sistema renovado, a barra de tarefas e acelerador de conexão e instalação de Drivers e Periféricos. E neste ano surgiu o famoso Internet Explorer, existente até hoje.

Voltando em 1990, houve brigas com a IBM e surgiu o Windows NT (New Tecnology), vários programas foram surgidos com novidade para todo mundo.

Em 2000, a Microsoft apresenta dois sistemas: o Windows 2000, que era voltado pro mercado corporativo e o Milênio para o público consumidor. Essa foi a primeira versão criticada pelo Google. Neste ano saiu o Movie Maker.
A versão seguinte foi lançado o Windows XP em 2001 e significa X Perience, era customizado em vários temas, nessa época saiu o Microsoft Service Network que significa Rede de Serviços da Microsoft, conhecido como MSN Messenger.

Depois veio o sucessor: O Windows Vista, lançado em 2007 e era com visual muito repaginado.

O Windows 7 é de 2009, está até hoje instalado em vários computadores e notebooks, já tinha Interface Aero, saiu o anti-vírus Windows Defender, é mais rápido, seguro e fácil de usar.

O Windows 8, saiu em 2012, foi mais descolado, difícil acesso para todos que não conhece essa versão porque saiu o botão iniciar e era mais otimizado para nuvem. Já o Windows 8.1 que saiu em 2013, é mais ou menos a forma antiga, pois voltou o botão iniciar e a barra de pesquisa de arquivos, documentos e mais.
Os dois ganharam o nome de Interface Metro Ui.
A versão atual é o Windows 10, de 2015, tem área de trabalho múltiplas.
Em fevereiro de 2018, virou a versão mais popular.
Em 2017, o Paint foi substituído pela versão 3D.

E essa é a História do Windows

Espero que tenham gostado

Um abraço

Vany Haddad

quinta-feira, 31 de maio de 2018

CURIOSIDADE SOBRE O YOUTUBE

Boa tarde!

Hoje vou falar um pouco de informática. Trago curiosidades sobre o YouTube

1. O YouTube foi criado dia 14 de fevereiro de 2005
2. No início a plataforma era diferente da que conhecemos hoje, não tinha vídeos, a não ser ícones de mensagens, vídeos e espaço para colocar o login e senha.
3. A empresa era localizada na Califórnia, nos Estados Unidos.
4. Os vídeos do Youtube tinham duração de 18 segundos, o áudio e o HD surgiram em 2009, quando a plataforma ganhou destaque com cor, vídeos, neste caso dava para pesquisar vídeos sem necessidade de login e senha.
5. O YouTube faz parceria com Hangouts, onde os profissionais, os Youtubers puderam gravar vídeos ao vivo.
6. Os vídeos de hoje tem HD e compacta vídeos com mais tempo de duração.
7. A partir do momento que surgiram vídeos com áudios, vídeos musicais e outros fizeram sucesso.
8. O YouTube é um editor de vídeos e criação de canais.
9. Ele tem também locação de filmes diversos.
10. Bastante visualizações.
11. Pesquisa vídeos de sua preferência.


Obs: Esse foi o primeiro post de informática no Blog. O Título dele também foi mudado.
Na próxima postagem, trago mais curiosidades e dicas de Informática e Tecnologia.

Espero que tenham gostado.

Um abraço

Vany Haddad.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

ADAPTAÇÃO ESCOLAR E EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL INFANTIL

Boa noite!!

Hoje vou falar sobre a adaptação na escola e na EBD.

O começo do ano letivo é muito difícil para nós e principalmente para os pequenos, eles choram, por querer ficar com os pais.

Na EBD, Escola Bíblica Dominical Infantil, tem salas para eles, mesmo assim, nossas crianças querem estar no culto com seus pais.
Esses processo é chamado de Adaptação e Ansiedade de Separação.

Abaixo explico o significado delas:
Ansiedade de Separação: Inicia quando a criança completa 6 meses de vida, quando ela passa a descobrir e perceber que a mãe e ela são seres separados e passa a estranhar as pessoas, sejam estranhas ou até próximas da criança. Nesse caso cada criança reage de um jeito. Ela não aguenta ficar longe da mãe, para ela o sentimento é de abandono, é como se a criança falasse pra você:"Olha, estou sem minha mãe, e agora? O que eu faço? Me ajuda!", por isso ela chora. Nesse caso é importante mostrar para ela o contrário, dizendo que você está com ela e que não está abandonada, mesmo sem a presença dos pais.

Agora, a Adaptação na Escola e na EBD acontece diferente:

Na escola, a adaptação da criança ocorre até 15 dias no máximo, onde o pai deixa a criança e ela não tem para onde ir, por passar 4/5 horas do seu dia, sendo obrigada a ficar.
No caso da EBD Infantil já é diferente principalmente para os pequenos.
Pra você entender como funciona:

A EBD é um espaço onde a criança aprende a Palavra de Deus de forma lúdica e na linguagem dela.
A pergunta é: Precisa transformar a EBD em uma escola regular?

Não, porque o correto é que o espaço seja onde a criança gosta de estar durante 2 horas de culto, sem ser obrigada a ficar.

A frase: "Tem que ficar, porque senão ela não se adapta!", isso não existe na EBD, pois nesse caso a adaptação é todos os domingos e no tempo da criança.

Por exemplo: Se a criança foi para EBD, ficou lá por um tempo e não quis mais, chama pela mãe. É importante deixar ela voltar para culto. É esse tempinho que ela ficou que você vai usar. Quem na próxima vez, ela fica mais tempo.

Dica: Faça dessa adaptação tanto na EBD, quanto na escola, um momento tranquilo, mostrando a criança que o lugar é bom, deixando ela mais tranquila, mostrando que ela não está abandonada, mas sim com você!
Com isso, ela ficará na EBD sem traumas, sem nervoso e vai aproveitar mais o tempo que ela está com você e vai querer voltar mais vezes!

Espero que eu tenha ajudado vocês!

Obs: Fiz um post só sobre Adaptação Escolar, para saber mais confira essa matéria também!
Link: http://dicassobrecriancasbebesepet.blogspot.com.br/2014/10/adaptacao-escolar.html

Deus os abençoe!

Um abraço

Vany (Futura Pedagoga)

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O Barulho e Os Bebês

Boa tarde! Hoje vamos falar sobre o barulho e os bebês.
O barulho incomoda?

Sim, dependendo do barulho que está no ambiente, pode vir a incomodar o bebê e ele ficar agoniado por causa disso.

Só para você entender como funciona:
O ouvido do bebê se forma ao 5º mês de gestação, nessa fase a mãe pode escutar vários sons da rua ou do ambiente inserido, música. Dentro do útero também tem vários sons, por exemplo: o funcionamento do estômago e dos intestinos maternos pode chegar a 85 decibéis. O rumor do sangue nas artérias que alimentam o útero e a placenta, ouve-se  a cerca de 55 decibéis, além disso, o bebê está exposto a ruídos exteriores.

O ouvido humano aguenta 85 decibéis, que equivale a um liquidificador em funcionamento. O ouvido do bebê é mais sensível que do adulto.

Curiosidade: Uma corneta chega a 120 decibéis, o que prejudica a audição.

A pergunta é: O que fazer para acostumar o bebê em lugares barulhentos?

Bom, pra fazer isso é preciso de  muita paciência e não exagerar nos estímulos, pois acaba deixando o bebê irritado e não é isso que queremos. Por isso a primeira dica que dou é:

1. Acostumar o bebê aos poucos com barulho, aumentando gradativamente o som da TV ou do rádio.
2.Ele vai descobrindo que o barulho que ele está ouvindo são de pessoas conversando, som, música, ruídos.
3. Mostre pra ele que está tudo bem e nada vai acontecer com ele.
4. Procure conversar bastante com ele, estimulando assim a interação social.
5. Dê uma voltinha com ele, às vez passeando com e escutando sua voz, ele se acalma.
6. Brinque bastante com ele.
7. Se você vê que ele está incomodado, pare um pouco e o acalme. Às vezes pode ser excesso de estímulos.

Isso passa! Ele vai se acostumar! Mas, o seu amor, o carinho e a segurança que você passa pra ele, é o mais importante!

Espero que eu tenha ajudado vocês!

Um abraço

Vany