Hoje vou para segunda parte do tema Alfabetização e Letramento
Irei abordar as Hipóteses da Escrita de uma criança.
Existem 4 Hipóteses da Escrita:
- Hipótese Pré - Silábica
- Hipótese Silábica com e sem valor
- Hipótese Silábica Alfabética
- Hipótese Alfabética
Abaixo estarei explicando cada uma delas
Hipótese Pré - Silábica:
É um referencial em que a criança aponta características do que se fala. A criança escreve no papel o registro sonoro da palavra que foi proposta a ela. Nessa etapa, ela usa o grafismo, que são rabiscos, bolinhas, letras e garatuja. Para ela o nome de pessoas, animais e objetos tem relação com o tamanho. A criança usa várias letras na escrita das palavras, usa letras do seu nome, formas geométricas.
Ex: Marcelo, escreve a palavra Bola
M🔺L - BOLA
A palavra Dinossauro:
M🔺◼️O - DINOSSAURO
Hipótese Silábica com e sem valor
É um salto qualitativo tornando possível pelo aumento das contradições entre as hipóteses da escrita. A intensão da criança nessa etapa é registrar somente o valor sonoro da fala. Tem crianças que apresentam um valor sonoro convencional das letras. ou seja, fala corretamente, mas escreve do jeito dela com letras avulsas. Para criança é exatamente a palavra que ela falou e registrou. Ela começa contar quantas silabas ela precisa para ela escrever cada palavra.
Ex:
Escreve Bola:
BL: BOLA
Dinossauro:
DRSO: DINOSSAURO
Hipótese Silábica Alfabética:
É um momento de transição que a criança repassa alguns momentos de investigação em fase dos fonemas da escrita. A criança nessa etapa usa as letras da palavra pra escrever. Em alguns casos elemina as letras quando escreve e faz a questão: "Com que letra começa?"
Ex:
Bola:
BOA: BOLA
Dinossauro:
DINOSAURO: DINOSSAURO
Nesse caso as crianças ainda apresentam dificuldade em escrever palavras grandes, por eliminar algumas letras.
Hipótese Alfabética:
Nessa fase há uma escrita produzida. Os adultos conseguem entender, mesmo sem domínio da Ortografia. A maioria não tem medo de escrever se errar, mas é bom ficar atento para ajudar a criança. Sendo assim, a criança pode superar as falhas que representam pela: distinção entre letras e números, letra e pontuação, nomeação e valor condicional.
Ex:
Bola:
BOLA
Dinossauro:
DINOSSAURU: DINOSSAURO
As hipóteses são feitas por meio de sondagens, que faz o diagnóstico da escrita, do nível que a criança apresenta com ou sem dificuldade.
O que observamos na aprendizagem?
1. Aspectos da leitura:
- Como a criança lê
- Se ela entende o que lê
-Se consegue fazer raciocínio
- Memoriza por meio da leitura
- Faz trocas durante a leitura e esquece determinadas situações dentro do texto.
- Como é a leitura da criança
2. A escrita:
- Qualidade da escrita da criança
- A caligrafia
- Se faz trocas de letras
- Se esquece as letras no meio do caminho
- Se tem dificuldade de fazer uma escrita adequada
- Como ela pega no lápis: Aperta demais ou de menos, cansa quando escreve, tem dor no braço, reclama, elimina sílabas, aglutina a palavra ou distancia demais.
- Tem dificuldade espacial, ou seja, distribuir palavras e letras na linha.
É importante fazer desse momento algo leve, sem rotular a criança, mas sim criar possibilidades para que ela aprenda. Se ela tem dificuldade em escrever, tenha paciência, repita, fale quantas vezes for necessário. A criança ama, tem prazer e interesse em aprender. Acredite nela e desperte o seu interesse.
Espero que eu tenha ajudado
Um abraço
Vany
É um referencial em que a criança aponta características do que se fala. A criança escreve no papel o registro sonoro da palavra que foi proposta a ela. Nessa etapa, ela usa o grafismo, que são rabiscos, bolinhas, letras e garatuja. Para ela o nome de pessoas, animais e objetos tem relação com o tamanho. A criança usa várias letras na escrita das palavras, usa letras do seu nome, formas geométricas.
Ex: Marcelo, escreve a palavra Bola
M🔺L - BOLA
A palavra Dinossauro:
M🔺◼️O - DINOSSAURO
Hipótese Silábica com e sem valor
É um salto qualitativo tornando possível pelo aumento das contradições entre as hipóteses da escrita. A intensão da criança nessa etapa é registrar somente o valor sonoro da fala. Tem crianças que apresentam um valor sonoro convencional das letras. ou seja, fala corretamente, mas escreve do jeito dela com letras avulsas. Para criança é exatamente a palavra que ela falou e registrou. Ela começa contar quantas silabas ela precisa para ela escrever cada palavra.
Ex:
Escreve Bola:
BL: BOLA
Dinossauro:
DRSO: DINOSSAURO
Hipótese Silábica Alfabética:
É um momento de transição que a criança repassa alguns momentos de investigação em fase dos fonemas da escrita. A criança nessa etapa usa as letras da palavra pra escrever. Em alguns casos elemina as letras quando escreve e faz a questão: "Com que letra começa?"
Ex:
Bola:
BOA: BOLA
Dinossauro:
DINOSAURO: DINOSSAURO
Nesse caso as crianças ainda apresentam dificuldade em escrever palavras grandes, por eliminar algumas letras.
Hipótese Alfabética:
Nessa fase há uma escrita produzida. Os adultos conseguem entender, mesmo sem domínio da Ortografia. A maioria não tem medo de escrever se errar, mas é bom ficar atento para ajudar a criança. Sendo assim, a criança pode superar as falhas que representam pela: distinção entre letras e números, letra e pontuação, nomeação e valor condicional.
Ex:
Bola:
BOLA
Dinossauro:
DINOSSAURU: DINOSSAURO
As hipóteses são feitas por meio de sondagens, que faz o diagnóstico da escrita, do nível que a criança apresenta com ou sem dificuldade.
O que observamos na aprendizagem?
1. Aspectos da leitura:
- Como a criança lê
- Se ela entende o que lê
-Se consegue fazer raciocínio
- Memoriza por meio da leitura
- Faz trocas durante a leitura e esquece determinadas situações dentro do texto.
- Como é a leitura da criança
2. A escrita:
- Qualidade da escrita da criança
- A caligrafia
- Se faz trocas de letras
- Se esquece as letras no meio do caminho
- Se tem dificuldade de fazer uma escrita adequada
- Como ela pega no lápis: Aperta demais ou de menos, cansa quando escreve, tem dor no braço, reclama, elimina sílabas, aglutina a palavra ou distancia demais.
- Tem dificuldade espacial, ou seja, distribuir palavras e letras na linha.
É importante fazer desse momento algo leve, sem rotular a criança, mas sim criar possibilidades para que ela aprenda. Se ela tem dificuldade em escrever, tenha paciência, repita, fale quantas vezes for necessário. A criança ama, tem prazer e interesse em aprender. Acredite nela e desperte o seu interesse.
Espero que eu tenha ajudado
Um abraço
Vany
Nenhum comentário:
Postar um comentário