segunda-feira, 23 de julho de 2018

OS BALÕES DE LATÉX: HISTÓRIA, PERIGO E DICAS DE PREVENÇÃO

Boa noite!!

Hoje falo sobre a tão conhecida bexiga que usamos no dia a dia da gente.
Os balões estão presentes em diversas formas, seja em festas, eventos ou marketing. Mas você sabe como surgiu? Não?! Então, vamos lá para história da Bexiga.

Tudo começou com os registros históricos apontam que os primeiros balões foram feitos pelos Astecas(povos étnicos que ocupam a região do México por volta do século XV. No início, os balões eram feitos das vísceras(bexigas, intestinos e estômagos) de diferentes animais(bexigas, intestinos e utilizavam como brinquedos. Nessa época, os "balões" astecas possuíam diâmetros diferentes e pouca elasticidade em função do material utilizado.
O balão de borracha, foi inventado pelo Professor Michael Farady em 1824 no Royal Institution em Londres. Essas bexigas foram feitas utilizando o látex leiteiro extraindo da seringueira. Os balões de brinquedo foram introduzidos por Thomas Hancock no ano seguinte, na forma de kit "Faça você mesmo", que consistia em uma garrafa de solução de borracha e uma seringa de condensação. Em 1847, J.G. Ioram de Londres, manufaturou os primeiros balões de borracha vulcanizada.
Hoje existe no mercado diferentes tipos de balões usados em festas infantis ou eventos. Um dos mais conhecidos é a bexiga látex.

O Perigo da Bexiga:
Existe um componente químico chamado látex. Ele é usado para fazer borrachas, o pó é branco. Esse componente contém na bexiga, por isso chamamos de bexiga látex. Mas qual o perigo?
O látex faz mal para o nosso sistema respiratório, tem pessoas que tem alergia a esse componente.
Quando enchemos a bexiga, automaticamente a gente inala o pózinho e a gente acaba respirando com dificuldade com o gosto do pó na boca.
O perigo para criança está dela colocar na boca um pedaço de bexiga estourada ou a bexiga sem encher. Isso vai pro pulmão da criança e poderá causar morte.
Pesquisas mostram que a porcentagem de morte em crianças é de 100%, principalmente até dois anos, idade que a criança leva tudo à boca.

Dicas de Prevenção:

  • A criança pode e deve brincar com bexiga somente com supervisão de um adulto.
  • Segundo o selo do INMETRO, a idade ideal para brincar de bexiga é a partir dos 8 anos.
  • Cuidado! Fique atento no momento em que a criança leva à boca e a oriente para não pôr.
Vale lembrar que algumas crianças tem medo e se assustam com o barulho quando estoura. Nesse caso, evite estourá-la  e mostre a criança que está tudo bem.

Para uma diversão garantida, a segurança da criança é a prioridade!


Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!

Um abraço

Vany

Nenhum comentário:

Postar um comentário