Boa noite!!
Hoje vou falar sobre a adaptação na escola e na EBD.
O começo do ano letivo é muito difícil para nós e principalmente para os pequenos, eles choram, por querer ficar com os pais.
Na EBD, Escola Bíblica Dominical Infantil, tem salas para eles, mesmo assim, nossas crianças querem estar no culto com seus pais.
Esses processo é chamado de Adaptação e Ansiedade de Separação.
Abaixo explico o significado delas:
Ansiedade de Separação: Inicia quando a criança completa 6 meses de vida, quando ela passa a descobrir e perceber que a mãe e ela são seres separados e passa a estranhar as pessoas, sejam estranhas ou até próximas da criança. Nesse caso cada criança reage de um jeito. Ela não aguenta ficar longe da mãe, para ela o sentimento é de abandono, é como se a criança falasse pra você:"Olha, estou sem minha mãe, e agora? O que eu faço? Me ajuda!", por isso ela chora. Nesse caso é importante mostrar para ela o contrário, dizendo que você está com ela e que não está abandonada, mesmo sem a presença dos pais.
Agora, a Adaptação na Escola e na EBD acontece diferente:
Na escola, a adaptação da criança ocorre até 15 dias no máximo, onde o pai deixa a criança e ela não tem para onde ir, por passar 4/5 horas do seu dia, sendo obrigada a ficar.
No caso da EBD Infantil já é diferente principalmente para os pequenos.
Pra você entender como funciona:
A EBD é um espaço onde a criança aprende a Palavra de Deus de forma lúdica e na linguagem dela.
A pergunta é: Precisa transformar a EBD em uma escola regular?
Não, porque o correto é que o espaço seja onde a criança gosta de estar durante 2 horas de culto, sem ser obrigada a ficar.
A frase: "Tem que ficar, porque senão ela não se adapta!", isso não existe na EBD, pois nesse caso a adaptação é todos os domingos e no tempo da criança.
Por exemplo: Se a criança foi para EBD, ficou lá por um tempo e não quis mais, chama pela mãe. É importante deixar ela voltar para culto. É esse tempinho que ela ficou que você vai usar. Quem na próxima vez, ela fica mais tempo.
Dica: Faça dessa adaptação tanto na EBD, quanto na escola, um momento tranquilo, mostrando a criança que o lugar é bom, deixando ela mais tranquila, mostrando que ela não está abandonada, mas sim com você!
Com isso, ela ficará na EBD sem traumas, sem nervoso e vai aproveitar mais o tempo que ela está com você e vai querer voltar mais vezes!
Espero que eu tenha ajudado vocês!
Obs: Fiz um post só sobre Adaptação Escolar, para saber mais confira essa matéria também!
Link: http://dicassobrecriancasbebesepet.blogspot.com.br/2014/10/adaptacao-escolar.html
Deus os abençoe!
Um abraço
Vany (Futura Pedagoga)
Amei!!
ResponderExcluirQue esse post ajude muitos pais, professores e alunos de EBD e escola regular na adaptação.
É isso aí
Excluir