Boa noite!!
Hoje conto pra vocês de uma tecnologia que moveu a história e que não vivemos sem ela no Mundo, uma gigante que se espalhou no mundo inteiro. Estou falando da Internet
Vamos conferir agora mais uma história da Tecnologia
Muito antes dos computadores serem inventados, cientistas e escritores já imaginavam uma forma instantânea de comunicação entre pessoas que estavam distantes. O Telégrafo começou esse caminho e o primeiro cabo transatlântico desse meio de comunicação foi instalado em 1858.
O primeiro Transatlântico Telefônico da Escócia até o Litoral do Canadá, foi inaugurado em 1956. A vontade ainda foi impulsionada pelos avanços dos computadores da época. A maioria ainda ocupava a sala inteira e quasse não tinha interface visual, mas já operava com terminais remotos de acesso, tinha muito que evoluir.
Estamos na década de 1950 nos Estados Unidos, época da Guerra Fria, o confronto ideológico e científico entre os blocos do Norte Americano e a União Soviética.
Um avanço antes do inimigo era uma grande vitória como foi da Corrida Espacial, por isso o Presidente Eisenhower, cria em 1958 a ARPA(Agência de Projetos Avançados de Pesquisa). Anos depois ela ganhou um "D" de defesa e virou a DARPA. A agência colaborava com os acadêmicos e industriais para desenvolver tecnologias em vários setores.
Um dos pioneiros na parte de Informática da ARPA, o J.C.R Licklider do Instituto de Tecnologia do MIT, o recrutado depois de teorizar sobre uma rede de computadores que você poderia acessar qualquer dado. E plantou na Agência a sementinha de tudo isso.
Outro avanço foi a criação do Sistema de Comunicação de pacotes. O método de trocas de dados e marcas. As unidades de informação ou pacotes são enviadas um por um através de uma rede. O sistema era mais fácil que canais por circuito e suportava destinos diferentes, não só de um ponto a outro. Esse estudo foi feito por grupos em paralelos, como: Paul Baran(Rand Institutev), Donald Davies e Roger Scantlebury( National Pysical Laboratory) no Reino Unido e Lawrence Roberts(ARPA). Tem também o estudo e a implementação dos nós, que são pontos de intersecção de informações. Eles são como se fossem pontes entre máquinas que se comunicam entre si e também funcionavam como um check point, que não se perde em nenhum trajeto que teria que começar. As ligações eram feitas a base de cabos e bases militares e pesquisas foram os primeiros que já tinham estruturas.
Em fevereiro de 1966 a rede da ARPA ou ARPANET começa ser discutido. O próximo passo é remover o IMB(Interface de Processamento de Mensagens), são nós que conectariam os pontos de rede nos roteadores. Mas era tudo novo, que a primeira conexão em rede foi estabelecida em 29 de outubro de 1969, ela aconteceu entre a UCLA(Universidade ds Califórnia) e Stanford Reserch Intitute a quase 650 km.
A primeira mensagem trocada seria LOGIN, deu meio certo. A primeira duas letras foram identificadas do outro lado, mas o sistema saiu do ar, esta é a data da primeira conexão e queda de conexão e a primeira palavra transmitida foi LO. A primeira rede da ARPANET ficou pronta no final desse mesmo ano e já funcionava direitinho.
Conectando entre si os dois pontos iniciais com a Universidade da Califórnia e a escola de Computação da Universidade da UTAH que era um pouco mais longe da SRI. A ARPANET foi um grande antepassado chamado de Internet e apesar do ponta pé inicial, o desenvolvimento de toda essa tecnologia foi a Educação. Em 1971 já são 15 pontos na rede, parte disso por causa do desenvolvimento do NCP(Network Control Protocol), foi o primeiro servidor da servidora ARPANET que definia todo o procedimento de conexão entre dois pontos.
Foi ele que permitiu uma interação mais complexa com trocas de arquivos e uso remoto de imagens. Em outubro de 1972, é feita a primeira demonstração pública da ARPANET com Robert Kahn em um evento de computação. Nesse ano é inventado o e-mail, uma forma mais fácil de trocas de mensagens. Nessa época já eram 20 pontos conectados. É neste ano que vemos o primeiro link transatlântico entre a ARPANET e o Sistema Norueguês NOSAR via Satélite. Logo depois uma conexão com Londres e a partir daí começa o pensamento que o mundo inteiro precisava da rede de arquitetura aberta. Esse processo de interconectar redes ou bet foi abreviada por INTERNETTING, dessa palavra derivou o nome de INTERNET. Foi nesse tempo que Vint Cerf e Robert Kanhn começam a trabalhar de substituto.
Outro projeto paralelo é da ETHERNET desenvolvido no Xerox PARC em 1973. Hoje é uma das camadas de ligações de dados e começou como um conjunto de definições de cabos elétricos para regiões locais.
Em 1975, a ARPANET é considerada operacional e circula 77 máquinas. É nesse ano também que o Agente de Defesa assume um projeto. Nota que as conversas pessoais não eram incentivadas e também não eram proibidas.
Continuação da Postagem: A História da Internet Parte 2...
Nenhum comentário:
Postar um comentário