quinta-feira, 28 de junho de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: HISTÓRIA, PROBLEMÁTICA E DICAS PARTE 1

Bom dia!!

Hoje vou falar sobre Alfabetização e Letramento
Antes de tudo, falo sobre como tudo começou:
A alfabetização já era iniciada desde os primórdios da civilização há mais de 3300 anos, salientando que a alfabetização é tão antiga, quanto a escrita. A escrita foi sempre um fato social. O exemplo sobre o fato, são as pintura rupestres que deram início a leitura de mundo através das imagens de animais e pessoas e com o tempo, foram surgindo outras formas de escrita e de contagem, pois a medida que o homem passou a cultivar e /ou criar suas condições de subsistência, foi surgindo a necessidade de registrar quantidades através de símbolos.
Há três povos que se destacaram na escrita: os semitas, os gregos e os romanos, cada um usava sua forma de escrita e de alfabetização distintos que por sua vez, contribuíram para o desenvolvimento da escrita até os dias de hoje.
No século XV foi o surgimento das Cartilhas para o aprendizado das línguas vernáculas, isso ocorreu até o século XVIII, era o que motivava o aluno a cópia e a memorização, fato que na época surtiram efeito.
Esse método iniciou através da Cartilha de João de Barro trazendo por meio deste, o surgimento de novos métodos como o de "Castilho", João de Deus com a Cartilha Maternal, Cartilha do Povo, Método Misto, Caminho Suave e outras.
No início, a alfabetização não tinha importância, só se ensinava o básico e de maneira tradicional. Hoje ainda é precária, por isso é importante que o professor se atualize sempre com os métodos e conteúdos que possam ajudar o aluno dentro da sala de aula e se desenvolver, auxiliar sempre o aluno durante o processo, facilitando, incentivando, fazendo com que os mesmos sejam letrados e alfabetizados para que possam ser incluídos na sociedade e se expressem com segurança.

Mas, o que é Alfabetização e Letramento?
Alfabetização: É um código de comunicação, uma técnica e um processo, que envolve a leitura e um processo de aprendizagem que envolvem a leitura e a escrita. É visto através dos desenhos das letras, grafema, que são as grafias das crianças e o fonema que é o som das letras.

Letramento: É um processo de aprendizagem. Contexto social de diferentes materiais escritos. Nessa etapa, a criança precisa entender o que se lê e se escreve.

Problemática da Alfabetização
Como problemática, vejo que temos a alfabetização precoce.
Escolas particulares estão fazendo isso com crianças de 4 e 5 anos, introduzindo também a letra cursiva e bastão, sendo que a criança não está preparada para o processo de alfabetização.
Como Paulo Freire, a criança aprende primeiro a ler o mundo e depois ler as letras.
As consequências da pressão escolar nesse processo:

  • Enfraquecimento do organismo
  • Empobrecimento da capacidade imaginativa e criativa
  • Apatia e desinteresse pelo mundo
  • Agressividade
  • Stress Infantil
Estudos dizem que as crianças até 5 anos tem a necessidade de explorar o ambiente e aprender a ver o mundo de forma lúdica, sem pressão. As escolas estão alfabetizando as crianças cada vez mais cedo, as crianças hoje estão usando a tecnologia desde cedo, isso também colabora.
O ideal seria iniciar esse processo aos 6 anos de idade. O processo de escrita de uma criança de 3 a 5 anos é a Garatuja.
Garatuja são rabiscos, desenhos, fase fundamental e que desenvolve a coordenação motora fina, estando assim no nível Pré - Silábico.
Alfabetizar e letrar é importante, sendo assim respeitando cada vez mais o tempo do aluno e ajudá-lo em suas dificuldades.

Dicas de Alfabetização
  • Respeite a dificuldade do aluno
  • Motive o aluno a ler e escrever. Mostre que ele é capaz
  • Faça desse momento algo legal e proveitoso
  • Dê atividade na qual eles consigam aprender
  • Respeite o conhecimento deles, sendo que o seu papel seja mediar os alunos
  • Estimule a leitura e a escrita de lúdica que pode ser através de história, músicas, brincadeiras e etc
  • Lembre-se que a criança aprende primeiro a ler e depois a escrever
  • Faça com que o aluno se socialize
  • Acredite neles! Eles são capazes!
  • Desperte o interesse deles.
A leitura, segundo a Luciana Brites da Neurosaber, é parte de um pressuposto visual, pois ela começa a partir dos olhos. Há um processamento visual. Segundo Luciana, a escrita é considerada mais difícil, ela é um processo mais elaborado em nosso cérebro e exige muito mais coordenação de várias áreas cognitiva.
O processo da escrita formal está entre seus 6 e 7 anos, tem que estar sendo estimulado, desde de 1 ou 2 anos, é um longo caminho.
O movimento da pinça acontece entre os 9 meses de vida, onde a criança aprende a segurar os objetos.
Por volta dos 5 anos pode iniciar atividade dos pontilhados para aperfeiçoar os movimentos. Já aos 6 anos pode iniciar a letra cursiva para começar exercitar os movimentos mais complexos.
Por volta dos 6 e 7 anos, ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual da criança, a bastão é mais convidativa , mas depois de estimulada, as crianças tendem a ir para letra cursiva.

Alfabetização pelo Método Montessori
Dica: Use letras de madeira, coloca no chão, deixa as crianças explorarem e conhecerem as letras, diga aos alunos que façam uma roda e peça para cada um escrever seu nome com as letras. Lembre-se, a matemática também alfabetiza, então,mostre os números, calendário, material dourado.

Dica 2: Use da alfabetização, um processo tranquilo e respeitoso, mostre as crianças que é legal aprender a ler e a escrever. Use jogos com palavras, brinque com as palavras. Isso ajuda muito e as crianças se divertem! É necessário um ambiente alfabetizador, isso chama a atenção das crianças.

Com amor, respeito, paciência e dedicação em ensinar, tudo funciona e a criança levará isso para vida toda!!

Espero que tenham gostado!!

Um abraço

Vany Haddad(Pedagoga)

2 comentários: