domingo, 29 de outubro de 2023

Reflexão da Vany sobre a "Vara da Disciplina" citada na Bíblia

 

Bom dia!!

Vamos fazer juntos uma reflexão:

Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que educar um filho não é tarefa fácil, principalmente em tempos modernos, em que o convívio social tem muito mais influência na formação de uma pessoa do que em tempos passados. Quando lemos orientações bíblicas para educar um filho, devemos lembrar que estamos lendo textos escritos há milhares de anos, em sociedades diferentes, povos e culturas diferentes.


Nem sempre é fácil saber como agir na hora de educar um filho. Em determinados momentos ficamos divididos entre ser compreensivos e amorosos ou partir para uma atitude mais determinada e até recorrer ao castigo físico. Uma dica para disciplinar crianças é o adulto ter domínio próprio.


A vara da correção, no sentido bíblico, é a orientação, informação que levará a criança a entender seus erros, porque está errando e as consequências de seus erros.
Os pais devem usar a vara para educar e não para castigar. Quando filhos desobedecem precisam entender onde estão errando.


Também significa guiar, orientar e até caminhar juntos. É o termo usado para a vara do pastor de ovelhas, por exemplo. Embora o objeto sirva para conduzir as ovelhas, não eram usadas para espancar, ou lutar contra as ovelhas. O termo é utilizado também em Salmos 23, quando o autor escreve “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Repare que a mesma palavra tem uma conotação bastante diferente. Não lemos o trecho como “o Senhor nos castiga, ou nos agride”, lemos como “o Senhor nos guia, nos orienta”. Esta é a mesma conotação que deve ser utilizada ao falarmos de disciplinar nossos filhos
.
É importante educar seus filhos sem o castigo físico, mas disciplinando com responsabilidade, empenho, sendo presente.

"Educar é ensinar com persistência e conversar com as crianças, quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar" (Deuteronômio 6.7)

A disciplina traz benção e esperança de vida.
Ao disciplinar com amor, você mostra que se importa!
O amor constrói laços inexplicáveis em nossas vidas

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles" (Provérbios 22.6).

Fonte:
Provérbios 29.15

sábado, 16 de setembro de 2023

Sapatos Indicados Para As Crianças

 

Sapatos Indicados Para As Crianças

Escolher o sapato ideal, gera muitas dúvidas, que vão desde a estética ao conforto.

Vamos descobrir juntos, o que os fisioterapeutas dizem sobre isso.

Segundo as fisioterapeutas Vivian Vargas e Raquel Vilhegas, sapatos fechados são ideais, pois abraçam os pés e para que deem estabilidade, precisam ser mais durinhos ou tênis, para ajudar no equilíbrio.

Os modelos de cano alto estabilizam melhor os tornozelos Chinelos de dedo e sapatos de saltos não recomendados, pois, o desequilíbrio da postura corporal e favorecem quedas e tropeços.

O uso do calçado incorreto, causa dores na panturrilha, pés, bolhas, joanete, dificultando o desenvolvimento da criança.

Há estudos mostrando alterações da angulação dos membros inferiores e da coluna; aumento da carga sobre articulações dos pés e dos joelhos, aumento de contrações musculares e do gasto energético com o uso de salto, principalmente a partir de 5 cm de altura.

Andar descalços também estimula a criança, desde que as condições sejam favoráveis a isso, caso o chão esteja gelado, é recomendado o uso de meias antiderrapantes ou papetes, caso esteja calor, pois é mais aberto e abraça os pés.

Importante ressaltar que um calçado errado e desconfortável pode inibir movimentos, gerando atrasos de desenvolvimentos, o que pode influenciar na vida adulta.

Crianças gostam de correr e brincar para gastar energia, o que é fundamental para o desenvolvimento.

Todo cuidado é pouco!

Espero que eu tenha ajudado vocês.

Um grande abraço

Vany Haddad (Autista)


Referências:

Fisioterapeutas: Vivian Vargas e Raquel Vilhegas

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

COMO USAR O CANVA?

 

Bom dia! Hoje vamos falar sobre a ferramenta Canva.

O que é?

Lançado em 2013, Canva é uma plataforma on-line que tem como missão colocar o poder do design ao alcance de todas as pessoas.

 

Como usar?

Assim que você se cadastrar, poderá criar desde uma simples imagem, até um convite de datas comemorativas. Pode utilizar templates prontos ou começar sua arte do zero.

 

Os templates são divididos nas seguintes categorias:

● Redes Sociais

● Documentos A4

●Vídeos

● Marketing Digital

● Quadro Branco

● Educação

● Empresarial

● Cartão (retrato ou paisagem)

● Apresentações

● Eventos

● Anúncios

 

Cada arte possui o tamanho certo para cada canal e quando prontas, podem ser baixadas nos formatos: PNG, JPEG, PDF Padrão ou Impressão, SVG, Vídeo MP4, GIF.

Dá para compartilhar direto nas Redes Sociais, Google Drive, entre outros aplicativos.

Os formatos de textos, filtros, imagens, fotos, elementos, que deixa a arte profissional e organizada, estão disponíveis.

 

É gratuito e para quem quiser usar o Canva Pro, precisa pagar por mês uma taxa.

 

Canva é uma ferramenta que pode facilitar seu trabalho e que recomendo o uso.

Eu mesma uso, para fazer os posts aqui no Instagram.

* Templates: modelos


Espero que gostem


Um abraço afetuoso


Vany Haddad (Autista)

Referência:

www.canva.com



domingo, 28 de maio de 2023

Benefícios do Pilates X Autismo

 

Bom dia!!

Antes de falar sobre os benefícios do Pilates, uma pergunta: Você sabe o que é Pilates?

Pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 que visa trabalhar a conexão entre mente e corpo, como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios.

É bom para criança?
Para a Educadora Física, Claudia Mariano, considera-se importante, pois, trabalha a lateralidade, equilíbrio e coordenação. As crianças ganham força, deixa a postura ereta e se torna um benefício para saúde física e mental.

Os benefícios que o Pilates pode proporcionar para crianças com Transtorno do Espectro Autista, são a melhora de diversos aspectos como: Educação Postural, Desenvolvimento Muscular Uniforme, Desenvolvimento da Capacidade e Qualidade Motora, Força, Resistência e Flexibilidade.

A prática é útil para encorajar a criança a interagir, transformando movimentos repetitivos em estímulo para interação, melhora da atenção, foco, autocontrole e autoconhecimento.

Pode contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, com o treino de movimentos com fluidez e precisão, que desenvolve a consciência e controle da respiração, promove sensação de ritmo, usa os exercícios para interação e sustentação da atenção e concentração, estimula a integração sensorial, melhora a postura e consciência corporal.

É necessário estar consciente para utilizar outros canais na busca da comunicação com a criança com Transtorno do Espectro Autista não somente através de forma oral, mas também por meio de outros caminhos.

Recomendo essa atividade física, pois, além de fazer bem para nossa saúde, libera dopamina (prazer e motivação) e alivia o estresse. É excelente!

Atenção! ⚠️
Respeite o ritmo da criança!

Se você gosta do meu conteúdo, comente, compartilhe e salve para ver depois.

Texto elaborado baseado nas minhas experiências e com ajuda da minha querida professora Claudia Mariano.

Dicas da Vany Sobre Como Ter Uma Refeição Agradável para as Crianças

 Bom dia!!
Hoje vamos falar sobre como ter uma refeição agradável para as crianças.

Antes faço a vocês quatro perguntas de reflexão:

1. Quanto vocês colocam a comida no prato do seu (a) filho (a)?

2. Ele (a) come bem na escola?

3. O prato é variado?

4. Será que ele (a) gosta da comida?

Independente da resposta de vocês, segue as dicas:

1. Pergunte a ele (a) o que ele (a) gosta de comer

2. Varie os pratos

3. Coloque a quantidade que seu (a) filho (a) vai comer (não exagere na comida)

4. Faça desenhos ou formas no prato, para deixar o prato colorido.

5. Evite telas nas refeições. (A beleza da refeição é estar a família reunida)

6. Converse com ele (a) sobre aquilo que ele (a) mais gosta

7. Sempre ter no mínimo 5 cores no prato.

8. Não force!

Faça desse momento agradável.

Eduque as crianças, para que te respeitem por amor e não por medo e ameaças.

Seja o exemplo na vida deles.

Um abraço afetuoso

Prof. Vany Haddad

Texto baseado em experiências de vida.