Bom dia!!
Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que educar um filho não é tarefa fácil, principalmente em tempos modernos, em que o convívio social tem muito mais influência na formação de uma pessoa do que em tempos passados. Quando lemos orientações bíblicas para educar um filho, devemos lembrar que estamos lendo textos escritos há milhares de anos, em sociedades diferentes, povos e culturas diferentes.
Nem sempre é fácil saber como agir na hora de educar um filho. Em determinados momentos ficamos divididos entre ser compreensivos e amorosos ou partir para uma atitude mais determinada e até recorrer ao castigo físico. Uma dica para disciplinar crianças é o adulto ter domínio próprio.
A vara da correção, no sentido bíblico, é a orientação, informação que levará a criança a entender seus erros, porque está errando e as consequências de seus erros.
Os pais devem usar a vara para educar e não para castigar. Quando filhos desobedecem precisam entender onde estão errando.
Também significa guiar, orientar e até caminhar juntos. É o termo usado para a vara do pastor de ovelhas, por exemplo. Embora o objeto sirva para conduzir as ovelhas, não eram usadas para espancar, ou lutar contra as ovelhas. O termo é utilizado também em Salmos 23, quando o autor escreve “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Repare que a mesma palavra tem uma conotação bastante diferente. Não lemos o trecho como “o Senhor nos castiga, ou nos agride”, lemos como “o Senhor nos guia, nos orienta”. Esta é a mesma conotação que deve ser utilizada ao falarmos de disciplinar nossos filhos
.
É importante educar seus filhos sem o castigo físico, mas disciplinando com responsabilidade, empenho, sendo presente.
"Educar é ensinar com persistência e conversar com as crianças, quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar" (Deuteronômio 6.7)
A disciplina traz benção e esperança de vida.
Ao disciplinar com amor, você mostra que se importa!
O amor constrói laços inexplicáveis em nossas vidas
"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles" (Provérbios 22.6).
Fonte:
Provérbios 29.15
Nenhum comentário:
Postar um comentário