Sapatos Indicados Para As Crianças
Escolher o sapato ideal, gera muitas dúvidas, que vão desde a estética ao conforto.
Vamos descobrir juntos, o que os fisioterapeutas dizem sobre isso.
Segundo as fisioterapeutas Vivian Vargas e Raquel Vilhegas, sapatos fechados são ideais, pois abraçam os pés e para que deem estabilidade, precisam ser mais durinhos ou tênis, para ajudar no equilíbrio.
Os modelos de cano alto estabilizam melhor os tornozelos Chinelos de dedo e sapatos de saltos não recomendados, pois, o desequilíbrio da postura corporal e favorecem quedas e tropeços.
O uso do calçado incorreto, causa dores na panturrilha, pés, bolhas, joanete, dificultando o desenvolvimento da criança.
Há estudos mostrando alterações da angulação dos membros inferiores e da coluna; aumento da carga sobre articulações dos pés e dos joelhos, aumento de contrações musculares e do gasto energético com o uso de salto, principalmente a partir de 5 cm de altura.
Andar descalços também estimula a criança, desde que as condições sejam favoráveis a isso, caso o chão esteja gelado, é recomendado o uso de meias antiderrapantes ou papetes, caso esteja calor, pois é mais aberto e abraça os pés.
Importante ressaltar que um calçado errado e desconfortável pode inibir movimentos, gerando atrasos de desenvolvimentos, o que pode influenciar na vida adulta.
Crianças gostam de correr e brincar para gastar energia, o que é fundamental para o desenvolvimento.
Todo cuidado é pouco!
Espero que eu tenha ajudado vocês.
Um grande abraço
Vany Haddad (Autista)
Referências:
Fisioterapeutas: Vivian Vargas e Raquel Vilhegas
Nenhum comentário:
Postar um comentário