Bom dia!!
Antes de falar sobre os benefícios do Pilates, uma pergunta: Você sabe o que é Pilates?
Pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 que visa trabalhar a conexão entre mente e corpo, como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios.
É bom para criança?
Para a Educadora Física, Claudia Mariano, considera-se importante, pois, trabalha a lateralidade, equilíbrio e coordenação. As crianças ganham força, deixa a postura ereta e se torna um benefício para saúde física e mental.
Os benefícios que o Pilates pode proporcionar para crianças com Transtorno do Espectro Autista, são a melhora de diversos aspectos como: Educação Postural, Desenvolvimento Muscular Uniforme, Desenvolvimento da Capacidade e Qualidade Motora, Força, Resistência e Flexibilidade.
A prática é útil para encorajar a criança a interagir, transformando movimentos repetitivos em estímulo para interação, melhora da atenção, foco, autocontrole e autoconhecimento.
Pode contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, com o treino de movimentos com fluidez e precisão, que desenvolve a consciência e controle da respiração, promove sensação de ritmo, usa os exercícios para interação e sustentação da atenção e concentração, estimula a integração sensorial, melhora a postura e consciência corporal.
É necessário estar consciente para utilizar outros canais na busca da comunicação com a criança com Transtorno do Espectro Autista não somente através de forma oral, mas também por meio de outros caminhos.
Recomendo essa atividade física, pois, além de fazer bem para nossa saúde, libera dopamina (prazer e motivação) e alivia o estresse. É excelente!
Atenção! ⚠️
Respeite o ritmo da criança!
Se você gosta do meu conteúdo, comente, compartilhe e salve para ver depois.
Texto elaborado baseado nas minhas experiências e com ajuda da minha querida professora Claudia Mariano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário