terça-feira, 11 de outubro de 2022

Dia das Crianças: Como Surgiu e Dicas da Vany

 Boa noite!! Hoje iremos falar sobre o Dia das Crianças.

O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em homenagem a elas, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. No Brasil é celebrado em 12 de outubro.

ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado aos pequenos. Dessa forma, por meio do decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças. 

A escolha da data foi muito interessante, já que coincide com o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional graças a uma coincidência: ser comemorado junto ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a criança tem direito a uma educação de qualidade, amor, respeito, segurança, brincar e interagir com o mundo ao seu redor.

A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação.

O Art. 3º da LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990., afirma que a criança e  adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se - lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

 Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

 Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

II - Opinião e expressão;

III - Crença e culto religioso;

IV - Brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

 

Presença é melhor do que presente!

Para Leo Fraiman, participar da educação, da vida do filho, poder conhecê-lo faz parte da formação do caráter do indivíduo que percorre pela vida inteira. Brincar com as crianças é fundamental, elas merecem!

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Segundo Içami Tiba, conforme crescem, as crianças continuam a esperar que os pais demonstrem seu amor por elas. Passam a compreender melhor esse amor através das atitudes vivenciadas em casa, através dos gestos do cuidado e do carinho. Aceitá-las integralmente é a nascente de onde fluiu o amor.


Dessa forma, os pais colaboram para a formação e desenvolvimento físico, psíquico, moral e ético dos filhos, cabendo a eles passarem noções de afeto e segurança, formação de caráter e da personalidade.

 

Para as crianças é melhor ter a presença dos pais ou cuidadores, do que um celular em suas mãos!

Brincar livre, possibilita também a criatividade! Soltem a imaginação e divirtam-se.

 

Espero que tenham gostado

Um abraço

Profª Vany Haddad (Autista)

 

Referências Bibliográficas

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf

FRAIMAN, Leo A Síndrome do Imperador - Pais Empoderados Educam Melhor. São Paulo/SP - FTD, 2019

TIBA, Içami. Quem Ama Educa!: Formando Cidadãos Éticos. Ed. Integrare, 2007

 




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