O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em
homenagem a elas, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. No Brasil é
celebrado em 12 de outubro.
A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia
Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos
Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da
Criança em 1989.
Tudo começou em 1923, durante o 3º
Congresso Sul-americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle
Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado aos pequenos. Dessa
forma, por meio do decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924, o presidente
Artur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como
o Dia das Crianças.
A escolha da data foi muito interessante, já que coincide com o dia
em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional graças
a uma coincidência: ser comemorado junto ao dia de Nossa Senhora Aparecida,
padroeira do Brasil.
De acordo com o ECA (Estatuto da Criança
e do Adolescente), a criança tem direito a uma educação de qualidade, amor,
respeito, segurança, brincar e interagir com o mundo ao seu redor.
A criança deve desfrutar plenamente de
jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação.
O Art. 3º da LEI Nº 8.069, DE 13
DE JULHO DE 1990., afirma que a criança e adolescente gozam de
todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da
proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se - lhes, por lei ou por
outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o
desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de
liberdade e de dignidade.
Art. 15. A criança e o adolescente têm
direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo
de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais
garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I
- ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas
as restrições legais;
III - Crença e culto religioso;
IV - Brincar, praticar esportes e divertir-se;
V
- Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.
Presença é melhor do que presente!
Para Leo Fraiman, participar da educação,
da vida do filho, poder conhecê-lo faz parte da formação do caráter do indivíduo
que percorre pela vida inteira. Brincar com as crianças é fundamental, elas
merecem!
O momento da brincadeira é uma oportunidade de
desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende,
experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de
ação, organiza emoções.
Segundo Içami Tiba, conforme
crescem, as crianças continuam a esperar que os pais demonstrem seu amor por
elas. Passam a compreender melhor esse amor através das atitudes
vivenciadas em casa, através dos gestos do cuidado e do carinho. Aceitá-las
integralmente é a nascente de onde fluiu o amor.
Dessa forma, os pais colaboram para a formação e
desenvolvimento físico, psíquico, moral e ético dos filhos, cabendo a eles passarem noções de afeto e segurança, formação de caráter e da personalidade.
Para as crianças é melhor ter a presença
dos pais ou cuidadores, do que um celular em suas mãos!
Brincar livre, possibilita também a
criatividade! Soltem a imaginação e divirtam-se.
Espero que tenham gostado
Um abraço
Profª Vany Haddad (Autista)
Referências Bibliográficas
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf
FRAIMAN, Leo A Síndrome do Imperador - Pais Empoderados Educam Melhor. São Paulo/SP - FTD, 2019
TIBA, Içami. Quem Ama Educa!: Formando Cidadãos Éticos. Ed. Integrare, 2007
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