terça-feira, 18 de outubro de 2022

A ARTE E A DISLEXIA: QUAIS OS BENEFÍCIOS?

 Boa noite!

Hoje vamos falar sobre a arte e a Dislexia: Quais os benefícios?

Vamos relembrar o que é Dislexia?

A ABD (Associação Brasileira de Dislexia): define a Dislexia como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica. Ao contrário do que muitos pensam a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Segundo a ABD/2007, a mais utilizada é a de 1994 da Intenational Dyslexia Association (IDA): Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sociocultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A Dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, frequentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar.

A Arte e os benefícios:

A arte está ligada à conexão, ela consegue unir o racional ao emocional, proporcionando um entendimento maior sobre os sentimentos e emoções. O envolvimento com a arte através da música, dança, pintura, teatro e entre outras, são formas de estimular a criança a ter novas percepções de mundo. Para as pessoas com dislexia, isso pode ser ainda mais especial, pois ajuda a desenvolver inúmeras habilidades, sendo um incentivo para que saibam identificar e expressar suas emoções.


  • Ø  Fortalece as conexões com o mundo
  • Ø  Amplia a perspectiva
  • Ø  Cria novas expectativas
  • Ø  Levanta a autoestima da criança

A arte auxilia no desenvolvimento humano e pode auxiliar na recuperação dele, na medida que realiza atividades, lhe proporciona uma grande satisfação e elevar a autoestima, além de reconhecer e valorizar, essas atividades são pontos fundamentais nesse processo.

 

A atividade artística é um dos modos que a pessoa tem de se expressar. Na Educação Inclusiva, esta poderá ser desenho, pintura, colagem, modelagem, bem como a música, o teatro, a dança e a leitura. A criação e recriação entre temas, traços, cores, ritmos e composições que compõe trabalhos como o desenho, por exemplo, não era favorecido esse tipo de atividade.

“Segundo a Associação Brasileira de Arteterapia, é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde mental. Em Arte terapia o próprio artista/paciente/cliente é quem faz a interpretação de suas criações. Cabendo ao arte terapeuta apenas instigar esta investigação. Diferente das terapias tradicionais, que consiste principalmente das projeções que ocorrem entre terapeuta e paciente, em arte terapia existe uma relação triangular: o arte terapeuta, o paciente, e a arte (criada em terapia).

Com a Lei n. 9394/96, sob (art. 26,2) (Brasil, 1996), revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. A arte na escola vem remover barreiras a aprendizagem, junto com as pessoas com necessidades especiais, pois a arte funciona como forma de redescoberta pelos professores e alunos.

 

Segundo os PCNs - Arte (Brasil, 1993, p. 15), A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que em um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação de aprender, pois a arte envolve basicamente, fazer trabalhos artísticos e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Para tanto, a escola deve saber aproveitar a diversidade de recursos humanos e materiais disponíveis na comunidade que ela esteja inserida, a fim de que o aluno ao longo da escolaridade tenha a oportunidade de vivenciar o menor número de formas de arte.

No filme Como Estrelas Na Terra, o professor de Arte sempre associa as letras a alguma imagem e assim o aluno consegue enfim fazer leitura de frases e palavras. É necessário num primeiro momento que o professor perceba o aluno disléxico e então saber que outras formas de leituras fazem parte do seu processo de aprendizagem, aproximando assim o aluno da escola, sentir-se inserido e capaz, construindo-se assim como sujeito participante da sociedade em que vive.

As crianças disléxicas não possuem apenas dificuldades, pelo contrário, algumas possuem um bom desenvolvimento em diferentes áreas.

Facilidade para construir, ou consertar as coisas quebradas.

  • Ser um ótimo amigo.
  •  Ter ideias criativas e achar soluções originais para os problemas.
  •  Desenhar e/ou pintar muito bem.
  •  Ter ótimo desempenho no esporte.
  •  Ter ótimo desempenho na música.
  •  Demonstrar grande afinidade com a matemática.
  •  Revelar-se bom contador de histórias.

Um professor pode elevar a autoestima de um aluno ao interessar-se por ele como pessoa. Isso significa proporcionar um ambiente acolhedor na classe, aceitando realmente a criança como ela é, e enfatizando cada sucesso que ela consiga.

 

É importante que o professor, a comunidade escolar e a família tratem o disléxico com naturalidade, acolhimento e respeito. Toda criança tem direito a aprender.

 

Espero que eu tenha ajudado vocês!


Um abraço afetuoso


Profª Vany Haddad (Autista)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS, ARTES. Disponível em: Acesso em: 10 de nov. 2018.

BARBOSA, Ana Mãe. Arte – Educação no Brasil: Realidade hoje e expectativas futuras. Outubro de 2012 DESENHO: Pele, toque e desejo. Disponível em: Acesso em 15 de abril de 2019 Escolarização exclusiva: o autismo e arte Acesso em: 13 de maio de 2019 FERREIRA, Aurora. Arte, escola e inclusão: atividades artísticas para trabalhar com diferentes grupos. 2.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Mello, de, S. Ross, Ana Maria. Autismo: Guia Prático. 7ªEdição.

A IMPORTANCIA DA ARTE. Disponível em: < https://arteparaincluir.com.br/> Acesso em 20 de março de 2019 AMOEDO, Henrique. Dança inclusiva em contexto artístico. 2002 Disponível em: Acesso em 21 de março de 2019.

Associação Brasileira de Dislexia. Dislexia. Disponível em. Acesso em 18 de out. 2022 

HADDAD, Vany (2022)

KHAN, Aamir. Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial (2h 42min. 06s). Disponível em: https://www.netflix.com/watch/70087087 . Acesso em: 18 de out. 2022

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