domingo, 18 de dezembro de 2022

Sentar Em W É Ou Não Indicado Para As Crianças?

 


Boa tarde! Hoje vamos descobrir se sentar em W é ou não indicado para as crianças.

Antes de responder essa pergunta, é importante esclarecer o que é sentar em W

O sentar em W refere-se à postura na qual a criança, quando sentada ao chão, posiciona as pernas em forma de W. Esse sentar é uma das posturas que as crianças assumem ao brincar.

Para a Fisioterapeuta Vivian Vargas, essa posição não é indicada para as crianças ficarem por muito tempo, pois, ela possibilita estabilidade, não necessitando que às crianças realizem rotações de tronco e transferências de peso no seu corpo, não fortalecendo, portanto, os grupos musculares necessários. Assim, o equilíbrio na postura sentada não é adquirido satisfatoriamente pelos estímulos não serem desafiadores.

Alterações Ortopédicas:

Quando sentada em “W”, os quadris encontram-se no limite da rotação interna, predispondo a criança a problemas ortopédicos futuros. Nesta posição anormal, o risco de luxação do quadril é preocupante. Esta posição também favorece a instalação de encurtamentos e contraturas musculares.

Então, o que fazer?

A criança deve passar por várias posições sentada durante o brincar. A alternância das posturas ajuda a criança a desenvolver os músculos do tronco e a formar as primeiras noções de equilíbrio e consciência corporal, porém quando ela assume apenas essa postura pode acarretar alterações ortopédicas, no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor.

Por isso a melhor forma de prevenir e observar a criança ao brincar e se a postura assumida for essa sem alteração para outras deve se reposicionar as pernas da criança a frente, mas comunicando a de que esta posição não e correta para ajudar criar uma consciência corporal. 

Modificar as Posturas Sentadas, aprimora o Controle Muscular

Por isso que quando a criança brinca modificando suas posturas sentadas ela aprimora o controle muscular, são capazes de realizar rotações de tronco, inclinações, transferências de peso laterais, reações de proteção e trabalham também a dissociação de cinturas.

Para escrever, utilizar talheres, ou qualquer outra atividade que exija controle distal, é preciso que o tronco seja estável e ofereça boa sustentação aos músculos que vão movimentar o braço.

Assim, se uma criança varia suas posturas sentadas e desenvolve o controle postural de tronco, então esta boa estabilidade proximal irá oferecer um melhor controle dos membros superiores permitindo que elas manipulem livremente os brinquedos e desenvolvam suas habilidades manuais.

 

Perfil do Instagram usado como referência:

@fisiovivianvargas

2 comentários: