domingo, 25 de setembro de 2022

A Importância de Ensinar as Crianças Sobre o Trânsito

Boa noite!!

Hoje vamos falar sobre a importância de ensinar as crianças sobre o trânsito.

Em 1997 foi promulgado por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que regulamenta os direitos e deveres de todos os indivíduos no trânsito.

É importante que nossas crianças aprendam desde cedo sobre as leis do espaço coletivo urbano e rural. Aprender a importância da faixa de pedestre, as cores do semáforo entre tantos outros fatos da mobilidade urbana. Ensiná-los a bem conviver no trânsito é gerar novos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres nas ruas.

 

O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. É um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. Todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito.

No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes. É muito importante que todos conheçam quais são as formas corretas de se comportar no trânsito, respeitando as outras pessoas que também convivem no mesmo espaço. Assim, fica fácil evitar os acidentes, preservar nossa vida e a vida das outras pessoas.

Com trânsito não dá para brincar: trânsito não é autorama nem videogame! É necessário respeito e cordialidade no trânsito. É muito importante que cada um faça sua parte, respeitando e se fazendo ser respeitado. O Brasil tem um conjunto de leis de trânsito, que foi revisto e ampliado há pouco tempo, em 1997. Todas essas leis estão reunidas num só livro, que tem o nome de “Código de Trânsito Brasileiro” ou simplesmente “CTB”.

Crianças não são motoristas, mas isso de forma alguma as exclui como personagens do trânsito. Elas são pedestres, passageiras, ciclistas, o que reforça a importância de incluí-las na pauta sobre a educação no trânsito.

A criança educada para o trânsito colabora para a proteção de si mesma e dos outros, além de se tornar um adolescente e, depois, um adulto mais cuidadoso. 

Para fazer as crianças enfrentar seus trajetos diários com segurança e com comportamentos solidários, procure passar as seguintes orientações:

A pé

·        
Ao chegar a um cruzamento e encontrar o semáforo de pedestres aberto, aguardar o fechamento e a posterior reabertura para atravessar.

·         Nunca atravessar um cruzamento na diagonal.

·         Atravessar na faixa de segurança, nunca entre os veículos.

·         Andar sobre a calçada, com cuidado nas entradas e saídas de veículos.

·         Ao descer de um ônibus, não atravessar a rua na frente dele.

·         Ao atravessar uma rua de mão única, olhar para os dois lados.

·         À noite, procurar um local iluminado para atravessar a rua.

·         Ao atravessar, escolher um local onde não haja obstáculos que impeçam o motorista e o motociclista de vê-lo.

·         Quando o adulto estiver com uma criança deve segurá-la pelo pulso.

·         Crianças devem estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado.

 

A educação infantil relacionada às questões de trânsito, começa em casa, e quanto mais cedo ela se iniciar melhor. É importante que os pais estejam sempre atentos às situações de trânsito e apontem situações erradas e certas de motoristas, pedestres e ciclistas para as crianças. Isso as ajudará a começar a entender mais sobre o certo e o errado no trânsito.

Fora esse convívio com os pais, existem brincadeiras e ferramentas lúdicas que podem ajudam nesta educação.

 

Então, como trabalhar o trânsito?

·         Faça cartões com os diferentes tipos de veículos (carro, ônibus, bicicleta)

·         As placas de trânsito (proibido estacionar, animais na pista, lombada)

·         Ações corretas (atravessar a rua na faixa de pedestres, parar no farol vermelho).

Comece a conversar com ela sobre o assunto e fazer a sua parte.

 

Criança aprende pelo exemplo e se sente útil.

 

Formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis nas pistas das capitais do país, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso, uma criança bem-informada pode fazer os mais velhos recordarem aquelas regras básicas.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/tem-inicio-a-semana-nacional-do-transito-2022

Espero que tenham gostado

Um forte abraço

 

Profª Vany Haddad (Pedagoga e Autista)

4 comentários: