segunda-feira, 19 de setembro de 2022

ATIVIDADES SENSORIAIS

Bom dia!!
O que é Atividade Sensorial?
Podemos dizer que é qualquer atividade lúdica que estimule os 5 sentidos da criança e são importantes para o desenvolvimento pois oferecem estímulos que as ajudarão a criar sinapses em seu cérebro e a formular hipóteses para a interpretação do mundo. Os bebês experimentam o mundo mordendo, cheirando, apertando, observando e ouvindo tudo com seus ouvidos atentos de recém-chegados exploradores da vida.
Para Piaget a importância do movimento está no fato de levar a criança a uma assimilação que se torna elemento de uma compreensão prática e consequentemente ao entendimento de sua ação. Para Wallon a motricidade infantil é lúdica, marcada pela expressividade que supera a instrumentalidade e a atividade mental se projeta no ato motor, ou seja, a aprendizagem se dá mediante a interação da criança com o mundo exterior e com seu próprio corpo.
 
BENEFICIOS DAS ATIVIDADES SENSORIAIS
Visão, tato, audição, paladar, olfato, movimento e equilíbrio, precisam ser trabalhados para que o desenvolvimento físico, social, cognitivo e diversas outras habilidades sejam potencializadas os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina.
Estudos indicam que ao proporcionar uma variedade de estímulos sensoriais estamos ajudando a alterar a estrutura neurológica da criança. 
 Durante estas atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam caminhos para melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar a capacidade cognitiva do indivíduo.
 
CONSTRUINDO CONEXÕES NERVOSAS
 À medida que as crianças usam ativamente seus sentidos em conjunto uns com os outros, isso ajuda a construir sinapses.
 Quando se trata da importância do jogo sensorial, este é um fator crucial porque estabelece uma base para que os pré-escolares sejam capazes de trabalhar em tarefas mais complexas, fortalece o desenvolvimento da linguagem, melhora as habilidades de resolução de problemas e apoia o crescimento cognitivo.
 O cérebro é um músculo que precisa ser exercitado e exposto a diversas experiências para ser fortalecido e a falta de diversidade destes estímulos adia este processo.
  
FORTALECIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FINAS
• As atividades de jogo sensorial geralmente envolvem tocar, derramar, beliscar, classificar e mover ações.
• Crianças usam principalmente as mãos para explorar e, ao fazê-lo, desenvolvem suas habilidades motoras finas que mais tarde serão usadas para escrever, abotoar roupas, fechar jaquetas e amarrar sapatos.
 
COMO O AMBIENTE EM QUE BEBÊS E CRIANÇAS BRINCAM PODEM ATRASAR O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL SAUDÁVEL?
• Precisamos refletir fortemente sobre onde as brincadeiras ocorrem e quais brinquedos são usados por nossos pequenos. Houve uma mudança drástica nos espaços e objetos que são oferecidos para as crianças brincarem nos últimos tempos.
 • O foco na segurança e higiene podem ter sido os fatores que contribuíram para o aumento na dificuldade de processamento sensorial.
• A transição de ambientes e objetos com texturas naturais (madeira, grama, areia, água, barro) que ofertam diversos estímulos ao mesmo tempo (sons, cheiros, sabores, texturas), para ambientes e brinquedos planejados em excesso, todos plastificados ou almofadados, vêm causando fortes problemas para o desenvolvimento sensorial saudável.
• Além disso, a obsessão com a higiene e a falta de equilíbrio em relação a este assunto, desmotiva pais e cuidadores a permitirem a exploração, criatividade e curiosidade da criança por medo da sujeira e de que a criança fique doente ou crie maus hábitos por ser permitida a comer com as mãos.
• Evite investir somente em brinquedos de plástico, porque ele é um material que gera pouquíssimo estímulo sensorial. A textura pode mudar, mas o cheiro, os sons, tudo é limitado;
• Opte por atividades ao ar livre;
• Pondere o excesso de segurança dos ambientes onde seu filho brinca;
• Permita a sujeira - ele deve ter a felicidade de brincar com barro, comer areia, rolar na grama.
 
• Lembre-se de que sujeira é algo que pode ser solucionado com um banho, problemas sensoriais não!
 
TIPOS DE ATIVIDADES SENSORIAIS
·        Os brinquedos sensoriais também ajudam as crianças com autismo, TDAH e outros transtornos sensoriais, a relaxar, focar e acalmar-se perante um determinado cenário ou evento.
·        Eles ajudam a desenvolver habilidades de aprendizagem social, como planejamento, negociação e compartilhamento. Existem vários tipos de brinquedos sensoriais disponíveis, explorando um ou mais sentidos de forma divertida.
 
GARRAFAS
Brinquedos construídos a partir de restinhos de materiais, com o objetivo de desenvolver a concentração.
• O QUE TRABALHA? Visão, audição, tato
• QUANDO OFERECER? A partir dos 03 meses de idade
 
SALADA DE FRUTAS
• O QUE TRABALHA?
Visão, audição, paladar, tato e olfato
• QUANDO OFERECER? A partir da IA  (Introdução Alimentar que inicia ao 6 meses de idade)
 
ÁGUA
Com essa atividade a criança vai vivenciar uma experiência com as sensações de seco e de molhado, ampliar suas percepções táteis e visuais e trabalhar a oralidade.
• O QUE TRABALHA?
 Visão, audição, tato
• QUANDO OFERECER?
A partir de 06 meses.
 
ESPELHOS
A autodescoberta é uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico e é essencial para que a criança se perceba enquanto individuo autônomo. Wallon ainda ressalta que não se pode esquecer de que o rico trabalho com espelhos é capaz de possibilitar a estruturação e o recorte corporal, por meio da apropriação da imagem exterior, isto é brincar com seu próprio eu.
• O QUE TRABALHA?
 Visão, propriocepção, tato
• QUANDO OFERECER?
A partir de 02 meses
 
 
AREIA
A areia, assim como a água, é uma grande aliada no processo de aprendizado das crianças. Por se tratar de um material neutro, que pode tornar qualquer tipo de forma, a areia estimula a criatividade, o desenvolvimento sensorial, a coordenação motora fina, a concentração e estimula a aprendizagem e muita diversão em grupo
·                    O QUE TRABALHA?
Visão, tato, propriocepção
·                    QUANDO OFERECER?
A partir dos 04 meses.
 
GELATINA
As crianças podem tocar, provar o sabor e brincar, possibilitando a elas o despertar de diferentes sensações como o de sentir a temperatura, a textura, o cheiro e o gosto. Para deixar a brincadeira mais natural, especialmente para os bebês, use gelatina incolor com suco de frutas ou legumes para dar cor.
·                    O QUE TRABALHA: visão, tato, paladar e olfato.
·                    QUANDO OFERECER?
A partir dos 06 meses
 
COM ARROZ
Estimula noções do corpo, sensação e percepção. A partir do movimento é também uma forma de estimular a propriocepção. Pode ser estimulado a discriminação da percepção corporal e de objetos.
 
Visão, propriocepção, tato
• QUANDO OFERECER? A partir de 12 meses
 
 
Outras opções
·         Bonecos sensoriais
·         Bichos de pelúcia
·         Livros sensoriais

Hoje vamos falar sobre Atividades Sensoriais

• O QUE TRABALHA?


Use a sua imaginação!! A brincadeira é a diversão para as crianças!!



"Para a criança, tudo é a primeira vez!" Prof.ª Márcia Garcia

Espero que tenham gostado!!

Um abraço

Profª Vany Haddad (Autista)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://institutoneurosaber.com.br/atividades-sensoriais-para-criancas-com-autismo/

GARCIA, Márcia (2022)

2 comentários: