Bom dia!!
O que é Atividade Sensorial?
Podemos
dizer que é qualquer atividade lúdica que estimule os 5 sentidos da criança e
são importantes para o desenvolvimento pois oferecem estímulos que as ajudarão
a criar sinapses em seu cérebro e a formular hipóteses para a interpretação do
mundo. Os bebês experimentam o mundo mordendo, cheirando, apertando, observando
e ouvindo tudo com seus ouvidos atentos de recém-chegados exploradores da vida.
Para
Piaget a importância do movimento está no fato de levar a criança a uma
assimilação que se torna elemento de uma compreensão prática e consequentemente
ao entendimento de sua ação. Para Wallon a motricidade infantil é lúdica, marcada
pela expressividade que supera a instrumentalidade e a atividade mental se
projeta no ato motor, ou seja, a aprendizagem se dá mediante a interação da
criança com o mundo exterior e com seu próprio corpo.
BENEFICIOS DAS ATIVIDADES
SENSORIAIS
Visão,
tato, audição, paladar, olfato, movimento e equilíbrio, precisam ser
trabalhados para que o desenvolvimento físico, social, cognitivo e diversas
outras habilidades sejam potencializadas os brinquedos sensoriais são aqueles
que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a
curiosidade e a coordenação motora fina.
Estudos
indicam que ao proporcionar uma variedade de estímulos sensoriais estamos
ajudando a alterar a estrutura neurológica da criança.
Durante estas
atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam caminhos para
melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar a
capacidade cognitiva do indivíduo.
CONSTRUINDO CONEXÕES NERVOSAS
À medida que as crianças usam ativamente seus
sentidos em conjunto uns com os outros, isso ajuda a construir sinapses.
Quando se trata da importância do jogo
sensorial, este é um fator crucial porque estabelece uma base para que os
pré-escolares sejam capazes de trabalhar em tarefas mais complexas, fortalece o
desenvolvimento da linguagem, melhora as habilidades de resolução de problemas
e apoia o crescimento cognitivo.
O cérebro é um músculo que precisa ser
exercitado e exposto a diversas experiências para ser fortalecido e a falta de
diversidade destes estímulos adia este processo.
FORTALECIMENTO DAS HABILIDADES
MOTORAS FINAS
• As
atividades de jogo sensorial geralmente envolvem tocar, derramar, beliscar,
classificar e mover ações.
•
Crianças usam principalmente as mãos para explorar e, ao fazê-lo, desenvolvem
suas habilidades motoras finas que mais tarde serão usadas para escrever,
abotoar roupas, fechar jaquetas e amarrar sapatos.
COMO O AMBIENTE EM QUE BEBÊS E
CRIANÇAS BRINCAM PODEM ATRASAR O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL SAUDÁVEL?
•
Precisamos refletir fortemente sobre onde as brincadeiras ocorrem e quais
brinquedos são usados por nossos pequenos. Houve uma mudança drástica nos
espaços e objetos que são oferecidos para as crianças brincarem nos últimos
tempos.
• O foco na segurança e higiene podem ter sido
os fatores que contribuíram para o aumento na dificuldade de processamento
sensorial.
• A
transição de ambientes e objetos com texturas naturais (madeira, grama, areia,
água, barro) que ofertam diversos estímulos ao mesmo tempo (sons, cheiros,
sabores, texturas), para ambientes e brinquedos planejados em excesso, todos
plastificados ou almofadados, vêm causando fortes problemas para o
desenvolvimento sensorial saudável.
• Além
disso, a obsessão com a higiene e a falta de equilíbrio em relação a este
assunto, desmotiva pais e cuidadores a permitirem a exploração, criatividade e
curiosidade da criança por medo da sujeira e de que a criança fique doente ou
crie maus hábitos por ser permitida a comer com as mãos.
• Evite
investir somente em brinquedos de plástico, porque ele é um material que gera
pouquíssimo estímulo sensorial. A textura pode mudar, mas o cheiro, os sons,
tudo é limitado;
• Opte
por atividades ao ar livre;
• Pondere
o excesso de segurança dos ambientes onde seu filho brinca;
• Permita
a sujeira - ele deve ter a felicidade de brincar com barro, comer areia, rolar
na grama.
•
Lembre-se de que sujeira é algo que pode ser solucionado com um banho,
problemas sensoriais não!
TIPOS DE ATIVIDADES SENSORIAIS
·
Os
brinquedos sensoriais também ajudam as crianças com autismo, TDAH e outros
transtornos sensoriais, a relaxar, focar e acalmar-se perante um determinado
cenário ou evento.
·
Eles
ajudam a desenvolver habilidades de aprendizagem social, como planejamento,
negociação e compartilhamento. Existem vários tipos de brinquedos sensoriais
disponíveis, explorando um ou mais sentidos de forma divertida.
GARRAFAS
Brinquedos
construídos a partir de restinhos de materiais, com o objetivo de desenvolver a
concentração.
• O QUE
TRABALHA? Visão, audição, tato
• QUANDO
OFERECER? A partir dos 03 meses de idade
SALADA DE FRUTAS
• O QUE
TRABALHA?
Visão,
audição, paladar, tato e olfato
• QUANDO
OFERECER? A partir da IA (Introdução Alimentar que inicia ao 6 meses de idade)
ÁGUA
Com essa
atividade a criança vai vivenciar uma experiência com as sensações de seco e de
molhado, ampliar suas percepções táteis e visuais e trabalhar a oralidade.
• O QUE
TRABALHA?
Visão, audição, tato
• QUANDO
OFERECER?
A partir
de 06 meses.
ESPELHOS
A
autodescoberta é uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento
psicológico e é essencial para que a criança se perceba enquanto individuo
autônomo. Wallon ainda ressalta que não se pode esquecer de que o rico trabalho
com espelhos é capaz de possibilitar a estruturação e o recorte corporal, por
meio da apropriação da imagem exterior, isto é brincar com seu próprio eu.
• O QUE
TRABALHA?
Visão, propriocepção, tato
• QUANDO
OFERECER?
A partir
de 02 meses
AREIA
A areia,
assim como a água, é uma grande aliada no processo de aprendizado das crianças.
Por se tratar de um material neutro, que pode tornar qualquer tipo de forma, a
areia estimula a criatividade, o desenvolvimento sensorial, a coordenação
motora fina, a concentração e estimula a aprendizagem e muita diversão em grupo
·
O
QUE TRABALHA?
Visão,
tato, propriocepção
·
QUANDO
OFERECER?
A partir
dos 04 meses.
GELATINA
As crianças
podem tocar, provar o sabor e brincar, possibilitando a elas o despertar de diferentes
sensações como o de sentir a temperatura, a textura, o cheiro e o gosto. Para
deixar a brincadeira mais natural, especialmente para os bebês, use gelatina
incolor com suco de frutas ou legumes para dar cor.
·
O
QUE TRABALHA: visão, tato, paladar e olfato.
·
QUANDO
OFERECER?
A partir
dos 06 meses
COM ARROZ
Estimula
noções do corpo, sensação e percepção. A partir do movimento é também uma forma
de estimular a propriocepção. Pode ser estimulado a discriminação da percepção
corporal e de objetos.
Visão,
propriocepção, tato
• QUANDO
OFERECER? A partir de 12 meses
Outras
opções
·
Bonecos
sensoriais
·
Bichos
de pelúcia
·
Livros
sensoriais
Hoje vamos falar sobre Atividades Sensoriais
• O QUE
TRABALHA?
Use a sua imaginação!! A brincadeira é a diversão para as crianças!!
"Para a criança, tudo é a primeira vez!" Prof.ª Márcia Garcia
Espero que tenham gostado!!
Um abraço
Profª Vany Haddad (Autista)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://institutoneurosaber.com.br/atividades-sensoriais-para-criancas-com-autismo/
GARCIA, Márcia (2022)
Uau que artigo interessante Vany! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada 😊❤️
Excluir