Boa noite
Hoje vamos falar sobre indisciplina escolar: o obstáculo na hora de aprender
Briga, agressões físicas e verbais, desrespeito, desmotivação, desequilíbrio, são formas visíveis de violência e que geram a indisciplina dentro da escola e da sala de aula na qual muitas vezes atrapalha o aprendizado. Então através desse artigo iremos descobrir as causas e possíveis soluções para que haja disciplina na sala de aula. .
A indisciplina escolar
Segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1999), a palavra indisciplina significa: falta de disciplina, desobediência, rebelião. Sendo assim, aparecem muitos desafios dentro da sala de aula e a cada dia que passa vemos que isso cresce muito.
A indisciplina é um dos problemas mais difíceis de se combater dentro da escola, sendo um importante obstáculo no processo de aprendizagem, esse tipo de comportamento pode afetar a construção das relações e prejudicar na hora de socializar.
Causas e consequências
As causas da indisciplina são várias, mas antes de julgar uma criança é preciso observar todo o contexto de vivência dela, para que seja possível compreender por que a mesma se comporta de tais maneiras dentro da sala de aula.
A realidade que a escola apresenta às crianças, o ambiente familiar, os problemas psicológicos e as suas emoções e o contexto em que os mesmos são colocados na sociedade, são aspectos que podem interferir em como o aluno vai agir na da sala de aula.
Temos a falta de interesse, os problemas em casa e a violência física ou verbal (bullying) são causas de indisciplina.
Quanto à falta de interesse, é preciso analisar a didática que vem sendo aplicada para os alunos, se for uma didática monótona, acaba que os alunos se dispersem, fiquem entediados, barulhentos, e percam a vontade de estudar, o que acaba atrapalhando sua aprendizagem. Outra causa que pode resultar na indisciplina é a falta de estrutura familiar, entendemos que a escola não é o único lugar em que a criança está inserida, portanto precisamos observar todos os contextos em que a criança está. A participação da família é essencial em todos os momentos da vida da criança. Mas é fato que, se criança não recebe educação, atenção e amor em casa, ela será uma criança indisciplinada. Em relação à violência, o aluno que apresenta atitudes violentas contra outro aluno, além de ser indisciplinado e não aprender, vai causar problemas emocionais como o isolamento, a dificuldade de se relacionar, tristeza dificultando o possível aprendizado desse aluno também.
Em relação às causas da indisciplina já mencionadas tirar, podemos perceber que são vivências que as crianças trazem de casa. Se as crianças têm contato com violência dentro de casa, logo irão reproduzir na escola, tornando mais difícil a tarefa de disciplinar, obedecer às regras, à comunidade escolar e exigir respeito. Vale ressaltar que isso pode interferir no aprendizado, portanto se faz necessário compreender a necessidade e ajudar esse aluno. Entendendo que se o aluno é malcriado, responde, xinga e entre outros, cabe ao professor entender o porquê está acontecendo e conversar com a família para juntos sanar esse problema.
Como toda ação tem uma consequência, a ação de indisciplina vai ter o baixo rendimento escolar, desgaste na relação aluno e professor e a dificuldade de aprendizagem.
Soluções
Regras, relação escola-família, preparação do professor, metodologia diversificada, sociedade são possíveis soluções para se obter a disciplina.
O ambiente para ser preservado é preciso de regras, para então ter uma convivência boa entre todos e sem ninguém perder sua liberdade, então o melhor a se fazer é criar essas regras juntos dos alunos para eles entenderem e obedecerem.
A relação família escola é fundamental para combater a indisciplina na escola, para que em conjunto observem os comportamentos e assim resolvendo possíveis problemas, lembrando que família também é exemplo para as crianças.
Os professores precisam estar preparados para lidar com os problemas, mostrar a diversidade durante a metodologia, inovando, criando projetos, atividades lúdicas, criando a relação aluno-professor para que haja o respeito entre todos, sem se esquecer que cada aluno tem um jeito e cada um tem um contexto social diferente.
Enfim, percebemos que não adianta agir com autoritarismo e apenas brigar, gritar ou repreender para tentar enfrentar a indisciplina, pois esse tipo de comportamento pode piorar a situação, levando as crianças a se comportarem de maneira pior.
Um exemplo claro da aluna Fernanda da escola Duque de Caxias, na qual ela vai de paz ao vulcão em erupção, gente boa e agradável em alguns momentos, mas quando o vulcão entra em erupção, quando isso ocorre, grita, xinga, berra, faz bagunça, zoa os colegas de sala, chora etc. Pessoas como ela despertam sempre poder de intimidação e como não se sabe como reagem, alguns de seus colegas a tratam com cautela, mas sempre por meio de relações artificiais, sem uma franqueza que as vezes machuca mas educa e outros se sente mal pelas gozações e bullyings que se isolam e ficam tristes.
O melhor jeito de lidar com ela é ter uma conversa a sós onde ela possa falar bastante e dizer o que sente, sem restrições ou plateias, sempre a olhe com firmeza e peça para explicar o porquê de suas ações, ofereça ajuda e a ajude se aceitar, faça a se redimir com quem ela ofendeu e corrigir seus erros.
Conclusão
A indisciplina está cada dia mais presente nas escolas sejam elas públicas ou particulares, os professores estão com dificuldade de lidar com isso. Então é possível perceber que independente de tudo, a criança vai encontrar regras e disciplina e vai ter dificuldade de manter disciplina em sala de aula.
As crianças são como esponjas, elas absorvem aquilo que ouvem e veem o tempo todo. Contudo, a disciplina se conquista com amor e carinho, respeito e dedicação. Pois sabemos que a educação vem de casa, e as crianças vão para a escola, com uma bagagem de saberes, e isso precisa ser respeitado, a começar pelo professor que vai fazer essa mediação. Porém, a autoridade dentro de sala de aula, se conquista, e quando isso acontece, ela é mantida para sempre. Você professor pode fazer a diferença não importa a classe que esteja atuando.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COUTO SILVA, Maria Jessica. A indisciplina escola. Disponível em: < https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-indisciplina-na-escola.htm>. Acesso em: 17 de abril
ROCHA CONTIN, Marcelo. Disciplina escolar: Caminho para compreensão da indisciplina. Disponível em: < https://www.webartigos.com/artigos/disciplina-escolar-caminhos-para-a-compreensao-da-indisciplina/14367/ >.
AMABILE MANSUTTI, Maria. A complicada questão da disciplina. Disponível em:http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-complicada-questao-da-disciplina/ Acesso em: 17 de abril
ANTUNES, Celso, 1937 – Professor Bonzinho = aluno difícil: a questão da Indisciplina em Sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. Fasc.10
♥️🧚
ResponderExcluir😊❤
Excluir