quarta-feira, 25 de maio de 2022

ARTETERAPIA

 Bom dia!! Hoje vamos falar sobre Arteterapia


A Arteterapia tem uma função ampla, ajudar a pessoa com deficiência a se expressarem por meio da Arte. Funciona como um recurso terapêutico.

A Arteterapia baseia-se de que o processo criativo envolvido na atividade artística, é terapêutico e enriquecedor na qualidade de vida das pessoas. Por isso, criar, refletir sobre os processos e os trabalhos artísticos, resultam pessoas que possam ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a autoestima, lidar melhor com os sintomas, estresse e experiência traumática, desenvolver recursos físicos, cognitivo, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.

As linguagens plásticas, poéticas e musicais, podem ser mais adequada a expressão e a elaboração do que é apenas vislumbrado, ou seja, essa complexidade de vários aspectos da realidade. Esta é a qualidade do que ocorre na intimidade psíquica: um mundo de constantes percepções e sensações moral da comunicação verbal do cotidiano. Uma obra de arte consegue por si só, transmitir sentimentos como: alegria, desespero, angústia e felicidade de maneira única em que se encontra o autor no momento da criação.

A utilização de recursos artísticos como: pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenhos, recortes, artesanatos, entre outros, tem como finalidade a mais pura expressão, sem se preocupar com a estética, e sim com o conteúdo pessoal

implícito em cada criação e explicito como resultado final. Contudo, as técnicas de utilização de materiais, citados acima, são para simples manuseio dos mesmos, e não para profissionalização ou comercialização.

A Arteterapia tem como papel principal, atuar como catalizador, favorecendo o processo terapêutico, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes impedido por algum motivo, expressando sentimentos e atitudes. A Arte Terapia é benéfica para as pessoas de qualquer idade, sendo utilizado tanto para o autoconhecimento e auto expressão, como também nos casos de doenças mentais. Ela resgata o potencial do indivíduo criativo do homem buscando a mente saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para restauração do ser.

Propõe-se então, a estruturação da ordenação lógica é temporal da linguagem verbal de indivíduos que preferem ou de outros que só conseguem expressões simbólicas. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos e a possibilidade de lidar com emocional de forma direta e não intencional.



REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

APOSTILA, Arte terapia. Disponível em: PDF. Acesso em: 13 de maio de 2019.

FERREIRA, Aurora. Arte, escola e inclusão: atividades artísticas para trabalhar com

diferentes grupos. 2.ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

Mello, de, S. Ross, Ana Maria. Autismo: Guia Prático. 7aEdição.


Espero que tenham gostado


Um abraço


Profª Vany Haddad

Nenhum comentário:

Postar um comentário