sábado, 2 de abril de 2022

A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento Infantil

 

Hoje vamos falar sobre a psicomotricidade e a importância dela no desenvolvimento infantil.

 

A psicomotricidade é uma abordagem educativa, reeducativa e terapêutica, ela destaca a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade. A educação psicomotora favorece à criança uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca.

É uma ciência que existe há mais de 70 anos, como a proposta de uma visão integral do ser humano nas áreas: Emocionais, Cognitivas e Motoras, tendo um olhar diferenciado nessas áreas em cada fase do desenvolvimento, quando entendemos essa questão fundamental uma chave vira e nosso olhar fica muito mais completo, nos dando segurança para entender e intervir no processo de Neurodesenvolvimento dos nossos pequenos.

Os 5 primeiros anos são uma fase de ouro, que estruturam todas as nossas funções corticais superiores, nos dão modelos de socialização, nos abrem portas que poderão ser muito bem estimuladas.

psicomotricidade surgiu no início do século XIX, a partir do discurso médico, o corpo passou a ser estudado por neurologistas com o objetivo de compreender as estruturas cerebrais, e posteriormente, por psiquiatras para conhecer as patologias mentais.

Em 1925, Henry Wallon, médico psicólogo, ocupa-se do movimento humano dando-lhe uma categoria fundante como instrumento na construção do psiquismo. Esta diferença permite a Wallon relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.

O trabalho da Psicomotricidade voltado para o pleno desenvolvimento do indivíduo deve pautar-se nesta visão de que o homem não nasce humano ele humaniza-se ao longo da história, através das suas relações com o meio social.

A psicomotricidade está relacionada ao conhecimento profundo que procura adquirir entendimento do movimento humano, considerando o ser em sua totalidade é um meio que presta ajuda para um melhor no desenvolvimento. Nos estudos da psicomotricidade tem destaque na sua importância e conecta o movimento ao afeto e a emoção (FONSECA,2018)

Em síntese, o cérebro ilumina-se, ativa-se e desenvolve-se por meio dos padrões da motricidade do corpo.

A motricidade é um comportamento, ou seja, é um ato e um gesto, muito mais do que o exercício físico.

A criança desde o nascimento apresenta potencialidades para desenvolver-se, mas que ela não depende só da maturação dos processos orgânicos, senão também do intercâmbio com o outrem e que isto é da maior importância na primeira infância. Este intercâmbio tem uma influência determinante na orientação do temperamento e da personalidade e é através destas relações com as outras pessoas que o “ser” se descobre e que a personalidade se constrói pouco a pouco.

 

No recém-nascido os movimentos são reflexos musculares, que correspondem a um estímulo, mas que ajudarão: na respiração, na digestão, ao intestino e tonificarão os músculos, chamados movimentos de ginástica. Com seu crescimento e estes estímulos a criança começa a engatinhar, a ficar de pé e andar. Durante esse mesmo tempo, abre e fecha as mãos, já pega os objetos e lança-os para longe. Conhece seu próprio corpo, possui o equilíbrio necessário e seu ritmo próprio, para que tudo isso aconteça. Novas experiências, com mais independência acontecerão e sem dúvida a presença materna e o meio em que vive será de grande importância.

As fases da Psicomotricidade:

1ª Fase (0-3meses) – período em que a educação motora será essencialmente baseada na descontração.

2ª Fase (3-6meses) – período de ginástica de preparação para posição sentada.

3ª Fase (6-12meses) – período de movimento global, de aquisição da posição sentada, de preparação à posição de pé.

4ª Fase (9-15meses e além) – período de jogos, de aquisição da posição de pé, de preparação à independência. Em cada uma dessas fases pode ser encontrada grande variedade de movimentos e benefícios, cabe a cada pessoa escolher e adaptar os movimentos mais convenientes à criança e a pessoa que toma conta dela.

Olhar fixamente para os movimentos das crianças podem facilitar atividades, dinâmicas que as envolvam em diversos movimentos, propor brincadeiras que estimulem a movimentação corporal, são fatores indispensáveis para um bom resultado educacional.

O tônus muscular é a atividade primitiva e permanente do músculo; além de traduzir a vivência emocional do organismo, é o alicerce das atividades práticas

Pode ser entendido como grande tensão que tem nos músculos em todo o movimento da vida, até quando dorme. Durante o crescimento da criança existe um favorecimento do aumento da flexibilidade dos músculos, com a aquisição de movimentos cada vez mais controlados, na medida em que desaparecem os reflexos primitivos.  

O equilíbrio é o conjunto de aptidões e pode ser estático onde seu controle é essencial para a aprendizagem, para equilibrar-se sobre um pé só, ao inclinar-se verticalmente para os lados etc. ou pode ser dinâmico, na qual está em estreita relação com as funções tônico-motoras, a exemplo: quando a criança sobe e desce escadas, quando ela sabe andar de bicicleta sem rodinhas, quando anda por cima de latas ou caminha levando um copo com água na mão, quando anda na perna de pau, etc.

 

Além da parte motora, as atividades de psicomotricidade podem ajudar a criança no desenvolvimento de seu raciocínio, imaginação, criatividade, afetividade e socialização. (BRASIL, 1998).

O desenvolvimento motor serviu para expressar um aspecto do processo desenvolvimentista total e está inter-relacionado às áreas cognitivas e afetivas do comportamento humano, sendo exercida uma ascendência psicológica ou intelectual por muitos fatores. O mérito do desenvolvimento motor ideal não deve ser minimizado ou considerado como secundária em relação a outras áreas do desenvolvimento. Portanto, o processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, do bebê e as crianças, é um envolvido no processo permanente de aprender a mover-se eficientemente, em reação ao que enfrentamos diariamente em um mundo em constante modificação.

A educação psicomotora envolve alguns elementos, sendo eles: a aquisição do esquema corporal, definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e a flexibilidade; controle da inibição voluntária, melhorando, o nível de abstração, concentração, reconhecimento dos objetos através dos sentidos (auditivo, visual etc.), desenvolvimento socioafetivo, reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, MEC, SEB, 2010.

Psicomotricidade na Educação Infantil. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/psicomotricidade-na-educacao-infantil/ Acesso em: 02. abril.2022

HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/historico-da-psicomotricidade/ Acesso em: 02. abril.2022

A Psicomotricidade na escola: sua relevância no processo de escolaridade. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_edespecial_pdp_rosiney_aparecida_travaglia_gomes.pdf   Acesso em: 02. abril.2022

FONSECA, Vitor da. Neuropsicomotricidade: ensaio sobre as relações entre corpo, motricidade, cérebro e mente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018

 

 


2 comentários:

  1. A psicomotricidade é um aspecto gundamental do desenvolvimento e deve ser preocupação na educação escolar. Parabéns pela temática, Vanny Haddad

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