Boa tarde!!
Vamos falar sobre a importância do lúdico na alfabetização.
O contexto da alfabetização, vai além das folhas de atividades, do método tradicional que muitas escolas seguem. Para as crianças, o importante é fazer desse processo um momento marcante em suas vidas, através do lúdico.
Mas, qual a importância do lúdico na alfabetização?
Segundo os educadores, para escrever, a criança precisa ter força, para isso, ela precisa brincar, dançar, cantar, correr, pular, usar a imaginação e a criatividade. É através da brincadeira que estimula a coordenação motora, para então pegar no lápis. Antes de ela escrever, ela desenha.
De acordo com Magda Soares, o letramento é uma condição ou estado assumido por aquele indivíduo que aprende a ler e a escrever.
Para a criança estar alfabetizada, não basta ler e escrever, ela precisa entender o que escreve. Através do lúdico, os jogos auxiliam no processo ensino aprendizagem, pois através disso, as crianças constroem pensamentos, opiniões e resolvem problemas, realizar debates.
O professor que participa dos jogos em sala de aula mediando os conflitos, ajuda o aluno a estimular o raciocínio, criatividade, reflexão, autonomia, a inteligência, desenvolvimento e afetividade das crianças.
É no brincar que a criança constrói relações com o mundo.
Muito antes das crianças aprenderem a ler e a escrever da forma que compreendemos, eles leem através dos símbolos, interpretam textos que encontram a sua volta, por exemplo: rótulos e embalagens conhecidos, cartazes na rua, anúncios, nome de lugares, números, por isso é preciso aceitar a realidade dos processos de assimilação implica em aceitar que aprendizagem alguma começa do zero, pois antes de a criança ir para a escola, ela já tem conhecimentos prévios.
Pelos jogos e brincadeiras a criança desenvolverá capacidades e habilidades indispensáveis: habilidades psicomotora, seu esquema corporal, lateralidade, noção de espaço, coordenação motora fina e grossa, isso trabalha a criança como um todo transformando e moldando o indivíduo para o convívio em sociedade.
Existem algumas habilidades importantes para o cérebro, como: desenvolver a imaginação, a criatividade, elas são importantes para o seu desenvolvimento.
Segundo Paulo Freire, a aprendizagem da leitura do mundo, acontece antes da leitura da palavra, modificando o cotidiano do indivíduo.
É de suma importância estimular o gosto pela leitura e brincar com a criança desde cedo.
A alfabetização e letramento em união com a ludicidade, despertam na criança o gosto pela leitura de forma prazerosa e divertida.
Espero que tenham gostado!!
Um abraço
Profª Vany
Perfeito 👏👏👏 as relações ente o brincar e o aprender, o mundo das letras, números e imagens são fantásticos👏👏 Parabéns Vany sempre arrasa 😉👏👏😍
ResponderExcluirVerdade!! Obrigada Iza 😊❤
ExcluirMuito bom! Adorei 😍👏
ResponderExcluirObrigada!! 🤗❤
ExcluirMaravilhoso Vany!!!!
ResponderExcluirObrigada Re!! 🥰❤
Excluir