terça-feira, 12 de outubro de 2021

O Uso da Tecnologia em Tempos de Pandemia e o Impacto no Cérebro da Criança.

 

Boa noite!!

Hoje vamos falar sobre o uso da tecnologia em tempos de pandemia e o impacto no cérebro da criança.


As tecnologias da informação e comunicação, já estão inseridas no meio social facilitando a comunicação, a interação com as pessoas, o trabalho em home office, as aulas online, abrindo o leque de opções e informações rápidas e precisas na Internet. Por outro lado, para as crianças, há um grande impacto no cérebro e se passar muito tempo conectadas em telas, elas não desenvolvem o seu imaginário e estão sobrecarregando o cérebro, diminuindo o índice de felicidade. 


De acordo com o psiquiatra Dr. Cristiano Nabuco de Abreu, em seu livro Vivendo Esse Mundo Digital, a área do cérebro que é ativada quando tomamos um sorvete, jogamos um bingo, ouvimos uma música gostosa ou alguém compartilha o nosso conteúdo, é o Sistema Límbico, a área mais primitiva do cérebro, a sede das emoções. 


Por causa disso, não percebemos que vai gerando um vício, principalmente em relação a pandemia, crianças estão sendo expostas o tempo todo em telas, pois para nós é mais cômodo. Porém, gera prejuízo, na hora de estudar, de ter familiaridade, de ter foco, atenção, a capacidade de lidar com as frustrações, a esperar, a criar, a perseverar, habilidades importantes para as emoções. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, não é recomendado o contato com as telas do nascimento até 2 anos de idade. A partir de 3 até 5 anos 1 hora de tela por dia, 6 a 12 anos, no máximo 3 horas. Não é aconselhável virar a noite e usar o celular na cama.

⚠️Atenção pais! ⚠️

O vício é sério, pois é algo que o indivíduo não consegue ficar sem, não tem controle, é o único modo de a criança se entreter e se acalmar, e abre portas para outros vícios. 


Celular não é brinquedo!

Sejam exemplos para seus filhos!

Cuidado com excesso de telas, isso desfoca a atenção das crianças para outras atividades ou tarefas que elas precisam fazer.



Mas, o que fazer sem o uso das telas? 


Algumas dicas para vocês:



- Aproveitem para conhecer seus filhos. 


- Pensem em alguma brincadeira da infância de vocês e divirtam-se.

- Façam as refeições juntos!

- Brinquem bastante com seus filhos, cantem, dancem.

- Digam a eles o quanto vocês os amam e são importantes para vocês.

- Expressam emoções positivas.

- Deixem as crianças se expressarem, criarem, desenvolver o seu imaginário.

- Toquem, abracem, beijem seus filhos, isso enche o tanque emocional deles.

- Vejam filmes

- Insiram as crianças nas atividades diárias da casa

- Diminuem a excitação cerebral à noite, lendo histórias para seus filhos, um momento de carinho.

- Falem com seus filhos sobre a importância do estudo, de focar, de ter atenção. 


Façam desses momentos, algo agradável para saúde de todos!!



Seus filhos aprendem pelo exemplo! 


Espero que tenham gostado 


Um abraço afetuoso 


Prof.ª Vany Haddad


sexta-feira, 8 de outubro de 2021

História e Curiosidade do Pop - it: Um brinquedo que virou febre no Brasil

 

Bom dia!!
Hoje vamos falar sobre um brinquedo que virou febre no Brasil: o Pop - it.

Não há dúvidas que o Pop - it está fazendo sucesso no Brasil e no mundo pelas crianças.

O que é Pop - it?
Ele é uma peça de silicone coberta por saliências que podem ser empurradas de um lado para outro fazendo barulho, semelhante ao antigo plástico - bolha que vinha em embalagens. É considerado um brinquedo antiestresse.

História:
Fundado em 1975 por dois designers de jogos: Théo e Ora Coster. Eles inventaram mais de 190 jogos, entre eles o famoso Cara a Cara, traduzido para vários idiomas. Na época esse jogo era feito de formas geométricas de madeira. Em Israel fundaram a empresa Theora Design.

O brinquedo foi lançado em 2014 e comprado em 2019 pela loja americana Target.

Curiosidades:
Os pop - its tem sido utilizado para decorações de festas até capas de celulares.

Segundo a Representante Comercial Marlene Aparecida Haddad, a DAC, uma empresa que ela representa, lançou estojos POOSH: Pop - it: Diversão e Antiestresses estojos pequenos e em forma de teclado. 

De acordo com a BBC, o brinquedo virou febre, pois em 2019, foi publicado no TIK TOK e YouTube, com 500 milhões de acesso.

Para psicólogos e educadores, o brinquedo traz benefício para aliviar o estresse e pessoas autistas, pois ajuda no controle das emoções. As escolas usam o brinquedo como benefício para o aprendizado das crianças.

Atualmente. o brinquedo chama atenção das crianças, por ser colorido e divertido para qualquer idade. Ele tem vários formatos desde macacos até formas geométricas.


Espero que tenham gostado

Um abraço afetuoso

Profª Vany Haddad

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

A Importância do Lúdico na Alfabetização

 

Boa tarde!!

Vamos falar sobre a importância do lúdico na alfabetização.

O contexto da alfabetização, vai além das folhas de atividades, do método tradicional que muitas escolas seguem. Para as crianças, o importante é fazer desse processo um momento marcante em suas vidas, através do lúdico.

Mas, qual a importância do lúdico na alfabetização?

Segundo os educadores, para escrever, a criança precisa ter força, para isso, ela precisa brincar, dançar, cantar, correr, pular, usar a imaginação e a criatividade. É através da brincadeira que estimula a coordenação motora, para então pegar no lápis. Antes de ela escrever, ela desenha.

De acordo com Magda Soares, o letramento é uma condição ou estado assumido por aquele indivíduo que aprende a ler e a escrever.

Para a criança estar alfabetizada, não basta ler e escrever, ela precisa entender o que escreve. Através do lúdico, os jogos auxiliam no processo ensino aprendizagem, pois através disso, as crianças constroem pensamentos, opiniões e resolvem problemas, realizar debates.

O professor que participa dos jogos em sala de aula mediando os conflitos, ajuda o aluno a estimular o raciocínio, criatividade, reflexão, autonomia, a inteligência, desenvolvimento e afetividade das crianças.

É no brincar que a criança constrói relações com o mundo.

Muito antes das crianças aprenderem a ler e a escrever da forma que compreendemos, eles leem através dos símbolos, interpretam textos que encontram a sua volta, por exemplo: rótulos e embalagens conhecidos, cartazes na rua, anúncios, nome de lugares, números, por isso é preciso aceitar a realidade dos processos de assimilação implica em aceitar que aprendizagem alguma começa do zero, pois antes de a criança ir para a escola, ela já tem conhecimentos prévios.

Pelos jogos e brincadeiras a criança desenvolverá capacidades e habilidades indispensáveis: habilidades psicomotora, seu esquema corporal, lateralidade, noção de espaço, coordenação motora fina e grossa, isso trabalha a criança como um todo transformando e moldando o indivíduo para o convívio em sociedade.

Existem algumas habilidades importantes para o cérebro, como: desenvolver a imaginação, a criatividade,  elas são importantes para o seu desenvolvimento.

Segundo Paulo Freire, a aprendizagem da leitura do mundo, acontece antes da leitura da palavra, modificando o cotidiano do indivíduo. 

É de suma importância estimular o gosto pela leitura e brincar com a criança desde cedo.

A alfabetização e letramento em união com a ludicidade, despertam na criança o gosto pela leitura de forma prazerosa e divertida.


Espero que tenham gostado!!


Um abraço


Profª Vany