quinta-feira, 1 de julho de 2021

TDA e TDAH

 Boa tarde!! Hoje vamos conhecer sobre o TDA e TDAH a diferença entre eles

De acordo com a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção), o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas ou não, que aparece na infância e acompanha o indivíduo a vida toda. Ele se caracteriza por desatenção, inquietude, hiperatividade e impulsividade.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ocorre quando, o indivíduo apresenta comportamento hiperativo e impulsivo, ou tipo combinado (que veremos mais adiante nessa postagem).

Já o Transtorno de Déficit de Atenção do tipo desatento, ocorre quando a criança demonstra ter dificuldade de concentração e conclusão de uma determinada atividade devido a facilidade de dispersão. 

Além da desatenção, a criança pode não ter motivação para estudar, ou fazer tarefas simples, não conseguir expressar sentimentos, falar excessivamente ou falar pouco, ter dificuldade de aguardar a sua vez, seja em conversas ou brincadeiras, dificuldade de manter o foco.


Existem 3 tipos de TDAH:

1. Tipo desatento

2. Tipo hiperativo/impulsivo 

3. Tipo combinado 

Vamos conhecer cada um deles?

1. Tipo desatento:

Comete erros que parece descuido

Dificuldade de prestar atenção aos detalhes

Dificuldade de manter o foco em leituras ou atividades.

Não parece ouvir durante a conversa, parecendo distraído internamente, pensando em outras coisas

Não fica sentado por muito tempo

Apresenta concentração em assuntos que geram interesse 

Evita tarefas que envolvam esforço mental.

Dificuldades de permanência em atividades que não há interesse 



Tipo hiperativo/impulsivo 

Impaciência em situações de espera

Hipersensibilidade 

Move mãos e pés com frequência

Dificuldade em ficar sentado, se levanta, se movimenta, mesmo em situações que se sentar é o esperado.

Tem muita energia e está sempre em movimento

Fala continuamente

Fala o que vem à mente


O Cérebro da Criança com TDAH

As crianças geralmente têm dificuldade para controlar seu comportamento, porque possui um déficit estrutural do córtex pré frontal do cérebro nas áreas de tomada de decisões, controlam a atenção, o freio dos impulsos, planejamento. Isso dificulta a capacidade de prestar atenção, entender consequência das ações, reconhecer o erro.

A maneira que o cérebro das crianças funciona é diferente. Elas têm uma maneira diferente de ver o mundo ao seu redor. São muito inteligentes e criativas. Podem aprender como qualquer um.

E na escola?

São rotulados, chamados de burros, colocam apelidos desagradáveis, enfim, não há inclusão dentro da sala de aula. Soa familiar né? Mas como resolver isso?

Atividades lúdicas como jogos e brincadeiras são importantes para que a criança treine a esperar, a atenção e o freio moral, desafios.

A aula deve ser motivadora, dinâmica, prática, linguagem simples e objetiva para ver se realmente entendeu o que foi falado. Repete os conteúdos fundamentais para que o aluno memorize.

Em casa, eu recomendo a rotina. É essencial a rotina, pois facilita a criança se organizar. Falar de forma clara e objetiva para que a criança entenda. 

Estabelecer regras e limites.

Atividades com músicas

Crianças gostam muito de elogios!!

Acolhimento é fundamental para a aprendizagem do aluno e seu filho.


Espero ter ajudado

Um abraço 

Prof. Vany Haddad 





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