A expansão da Educação Infantil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias em 1940.
Do ponto de vista histórico, a Educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, porque era no comércio com os adultos e outras crianças que participavam das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
Na Europa, com a transição do feudalismo para o capitalismo, em que houve a passagem do modo de produção doméstica para o sistema de fabricação e, consequentemente a substituição das ferramentas pelas máquinas e a substituição da força humana pela força matriz, provocando uma reorganização da sociedade. O enorme impacto causado pela Revolução Industrial fez com que toda classe operária se submetesse ao regime da fábrica e das máquinas. Desse modo essa revolução possibilitou a entrada da mulher no mercado de trabalho alterando a forma da família cuidar e educar seus filhos.
As primeiras instituições na Europa e nos Estados Unidos tinham como objetivos cuidar e proteger as crianças enquanto as mães saíam para trabalhar. Dessa forma, sua origem é expansão como instituição de cuidados à criança, estão associadas a transformação da família.
A Creche
Falar de creche é difícil, porque há uma história recente em relação a isso, pois o foco era o cuidado físico das crianças. Hoje a criança é mais reconhecida como ser que é alguém agora e não como um vir a ser, ou seja, o professor consegue vê-la como uma criança aberta para interagir, trazendo os conhecimentos prévios de casa.
Ainda no final do século XIX, período da abolição da escravatura, acrescentou a migração para as grandes cidades e no início da República houve iniciativas isoladas de proteção à infância no sentido de combater altos índices de mortalidade infantil. Acreditavam que defendia a creche e pré escola como um espaço em que as crianças ficavam enquanto as mães iam trabalhar. Hoje, as creches e pré escolas são espaços voltados para interação e aprendizagem, tendo as necessidades físicas e emocional das crianças, pois elas interagem com adultos e outras crianças, vivem experiências diversas e conhecem o mundo.
Além da Constituição Federal de 1988, do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1990, destaca-se a LDB de 1996 que inseriu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. Essa Lei define que a finalidade da educação infantil é promover o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, contemplando a ação da família e da sociedade.
Espero que tenham gostado
Um abraço
Prof. Vany Haddad
Nenhum comentário:
Postar um comentário