segunda-feira, 23 de julho de 2018

OS BALÕES DE LATÉX: HISTÓRIA, PERIGO E DICAS DE PREVENÇÃO

Boa noite!!

Hoje falo sobre a tão conhecida bexiga que usamos no dia a dia da gente.
Os balões estão presentes em diversas formas, seja em festas, eventos ou marketing. Mas você sabe como surgiu? Não?! Então, vamos lá para história da Bexiga.

Tudo começou com os registros históricos apontam que os primeiros balões foram feitos pelos Astecas(povos étnicos que ocupam a região do México por volta do século XV. No início, os balões eram feitos das vísceras(bexigas, intestinos e estômagos) de diferentes animais(bexigas, intestinos e utilizavam como brinquedos. Nessa época, os "balões" astecas possuíam diâmetros diferentes e pouca elasticidade em função do material utilizado.
O balão de borracha, foi inventado pelo Professor Michael Farady em 1824 no Royal Institution em Londres. Essas bexigas foram feitas utilizando o látex leiteiro extraindo da seringueira. Os balões de brinquedo foram introduzidos por Thomas Hancock no ano seguinte, na forma de kit "Faça você mesmo", que consistia em uma garrafa de solução de borracha e uma seringa de condensação. Em 1847, J.G. Ioram de Londres, manufaturou os primeiros balões de borracha vulcanizada.
Hoje existe no mercado diferentes tipos de balões usados em festas infantis ou eventos. Um dos mais conhecidos é a bexiga látex.

O Perigo da Bexiga:
Existe um componente químico chamado látex. Ele é usado para fazer borrachas, o pó é branco. Esse componente contém na bexiga, por isso chamamos de bexiga látex. Mas qual o perigo?
O látex faz mal para o nosso sistema respiratório, tem pessoas que tem alergia a esse componente.
Quando enchemos a bexiga, automaticamente a gente inala o pózinho e a gente acaba respirando com dificuldade com o gosto do pó na boca.
O perigo para criança está dela colocar na boca um pedaço de bexiga estourada ou a bexiga sem encher. Isso vai pro pulmão da criança e poderá causar morte.
Pesquisas mostram que a porcentagem de morte em crianças é de 100%, principalmente até dois anos, idade que a criança leva tudo à boca.

Dicas de Prevenção:

  • A criança pode e deve brincar com bexiga somente com supervisão de um adulto.
  • Segundo o selo do INMETRO, a idade ideal para brincar de bexiga é a partir dos 8 anos.
  • Cuidado! Fique atento no momento em que a criança leva à boca e a oriente para não pôr.
Vale lembrar que algumas crianças tem medo e se assustam com o barulho quando estoura. Nesse caso, evite estourá-la  e mostre a criança que está tudo bem.

Para uma diversão garantida, a segurança da criança é a prioridade!


Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!

Um abraço

Vany

quarta-feira, 18 de julho de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - PARTE 2: HIPÓTESES DA ESCRITA

Boa noite!!

Hoje vou para segunda parte do tema Alfabetização e Letramento
Irei abordar as Hipóteses da Escrita de uma criança.

Existem 4 Hipóteses da Escrita:

  1. Hipótese Pré - Silábica
  2. Hipótese Silábica com e sem valor
  3. Hipótese Silábica Alfabética
  4. Hipótese Alfabética
Abaixo estarei explicando cada uma delas

Hipótese Pré - Silábica:
É um referencial em que a criança aponta características do que se fala. A criança escreve no papel o registro sonoro da palavra que foi proposta a ela. Nessa etapa, ela usa o grafismo, que são rabiscos, bolinhas, letras e garatuja. Para ela o nome de pessoas, animais e objetos tem relação com o tamanho. A criança usa várias letras na escrita das palavras, usa letras do seu nome, formas geométricas.
Ex: Marcelo, escreve a palavra Bola
M🔺L -  BOLA
A palavra Dinossauro:
M🔺◼️O - DINOSSAURO

Hipótese Silábica com e sem valor
É um salto qualitativo tornando possível pelo aumento das contradições entre as hipóteses da escrita. A intensão da criança nessa etapa é registrar somente o valor sonoro da fala. Tem crianças que apresentam um valor sonoro convencional das letras. ou seja, fala corretamente, mas escreve do jeito dela com letras avulsas. Para criança é exatamente a palavra que ela falou e registrou. Ela começa contar quantas silabas ela precisa para ela escrever cada palavra.
Ex:
Escreve Bola:
BL: BOLA
Dinossauro:
DRSO: DINOSSAURO

Hipótese Silábica Alfabética:
É um momento de transição que a criança repassa alguns momentos de investigação em fase dos fonemas da escrita. A criança nessa etapa usa as letras da palavra pra escrever. Em alguns casos elemina as letras quando escreve e faz a questão: "Com que letra começa?"
Ex:
Bola:
BOA: BOLA
Dinossauro:
DINOSAURO: DINOSSAURO
Nesse caso as crianças ainda apresentam dificuldade em escrever palavras grandes, por eliminar algumas letras.

Hipótese Alfabética:
Nessa fase há uma escrita produzida. Os adultos conseguem entender, mesmo sem domínio da Ortografia. A maioria não tem medo de escrever se errar, mas é bom ficar atento para ajudar a criança. Sendo assim, a criança pode superar as falhas que representam pela: distinção entre letras e números, letra e pontuação, nomeação e valor condicional.
Ex:
Bola:
BOLA 
Dinossauro:
DINOSSAURU: DINOSSAURO

As hipóteses são feitas por meio de sondagens, que faz o diagnóstico da escrita, do nível que a criança apresenta com ou sem dificuldade.

O que observamos na aprendizagem?
1. Aspectos da leitura:
- Como a criança lê
- Se ela entende o que lê
-Se consegue fazer raciocínio
- Memoriza por meio da leitura
- Faz trocas durante a leitura e esquece determinadas situações dentro do texto.
- Como é a leitura da criança

2. A escrita:
- Qualidade da escrita da criança
- A caligrafia
- Se faz trocas de letras
- Se esquece as letras no meio do caminho
- Se tem dificuldade de fazer uma escrita adequada
- Como ela pega no lápis: Aperta demais ou de menos, cansa quando escreve, tem dor no braço, reclama, elimina sílabas, aglutina a palavra ou distancia demais.
- Tem dificuldade espacial, ou seja, distribuir palavras e letras na linha.

É importante fazer desse momento algo leve, sem rotular a criança, mas sim criar possibilidades para que ela aprenda. Se ela tem dificuldade em escrever, tenha paciência, repita, fale quantas vezes for necessário. A criança ama, tem prazer e interesse em aprender. Acredite nela e desperte o seu interesse.

Espero que eu tenha ajudado

Um abraço

Vany

quarta-feira, 11 de julho de 2018

A História do WhatsApp, curiosidades e recursos

Bom dia!! Hoje vou falar sobre o WhatsApp:

É inegável que as pessoas hoje em dia usam o Mensageiro WhatsApp Messenger. Mas você sabe como tudo começou? Aqui você vai descobri tudo isso e muito mais.

Antes de falar como ele surgiu, vou explicar porque fez tanto sucesso.
Em 2009, os smartphones estavam no começo, com iPhone tendo 2 anos de vida e o Android ainda mais jovem, mas muitos procuravam por SMS(Mensagens do celular), para não estourar os créditos, ou a conta com torpedos.
Mas, começou a cobrar taxa pelo uso das mensagens dos celulares de outras operadoras e a concordância era maior. Quando veio o MSN que já se chamava Windows Live Messenger, ainda não tinha versão mobile. Era usado por diversão e trabalho, com vários emojis e ícone pra chamar atenção daquela pessoa que ignorava a mensagem. O Facebook Messenger se chamava Facebook Chat e só funcionava dentro da Rede Social, o Skype não pegou fora do ambiente de trabalho, ficou mais em áudio e vídeo conferência.
Conhecendo um pouco da História:
WhatsApp nasceu em 2009, como uma empresa fundada por Brian Acton e Jan Koum. Brian é norte-americano, trabalhou como engenheiro em  vários lugares e perdeu muito dinheiro com a bolha da Internet. Jan é ucraniano de uma família pobre, foi para os Estados Unidos ainda criança e teve que trabalhar como zelador antes de fazer faculdade de programação. Os dois se conheceram na Yahoo! no final da década de 90 e trabalharam lá até 2007.
A dupla viveu por um tempo com a renda do antigo emprego, viajou pela América do Sul e jogou muito Ultimate Frisbee(Esportes que eles jogavam). Jan compra um iPhone e percebe o mundo de possibilidades para os próximos anos em mensagem instantânea e aplicativo. Em 4 de fevereiro de 2009 ele registrou a empresa WhatsApp na Califórnia ainda sem um produto.
O nome da criação é dele mesmo, porque soa bem e é parecido com a expressão "what's up" que quer dizer "e aí".
O Acton topou a ideia e virou cofundador da empresa quando programou a primeira versão do aplicativo.

Curiosidades do WhatsApp:

  • Igor foi o primeiro engenheiro iOS da empresa
  • Em Junho, a Apple lançou o sistema de notificações no iOS 3.0
  • O WhatsApp foi totalmente redesenhado para exibir mudança de status em tempo real em forma de aviso na tela.
  • O WhatsApp só saiu do beta em novembro e era exclusivo do iPhone.
  • Só passou a aceitar fotos em dezembro de 2009
  • Em pouco tempo, ele apareceu na lista de mais baixados da App Store pra nunca mais sair
  • Ele já foi pago custado 99 centavos de dólar e depois mudou para uma taxa anual com mesmo valor do segundo ano de uso
  • A versão BlackBerry, Android e Symbian saíram em 2010
  • O Windows Phone teve uma versão própria em 2011
Recursos do WhatsApp:
  • Em 2014 saiu a função dos ícones em forma de "V" que mostram se a mensagem foi entregue( cor cinza) e lida(cor azul). Na mesma semana o aplicativo liberou a opção para você desabilitar essa função. Como fazer isso?
Selecione os 3 pontinhos do canto direito da tela principal > Configurações > Conta > Privacidade > Confirmações de leitura.
  • WhatsApp Web
Lançado em 2015, com intuito de facilitar os usuários em baixar arquivos enviados por ele pelos computadores. Como fazer?
Abra ou pesquisa no Google o site WhatsApp Web
No canto direito da tela principal do seu celular  selecione a opção WhatsApp Web e mira o QR na tela, quando vibrar seu celular, o aplicativo abre em seu computador.
  • Emojis, chamada de vídeo, chamada de voz:
Os dois também foram criados em 2015.
Passo a passo:
Selecione a conversa que deseja
Na tela principal do whats, selecione o ícone de chamada de vídeo ou de voz, no canto direito da tela.
  • Envio de Documentos, Fotos, Links, Áudios
Lançado em 2016, o WhatsApp já poderia enviar documentos. Só que primeiro foi em PDF. Com o tempo foi liberado para qualquer documentos, links e fotos, áudios em geral.
Para o envio de documento: Selecione a conversa que quer enviar. Do lado da caixa de texto, tem um clips. Selecione o clips > Documentos > Selecione o documento que quer enviar para o contato e depois seleciona o botão verde.
O processo vale para o áudio.
Para foto, você pode mandar, indo na câmera, embaixo aparece as fotos e vídeos da sua galeria, selecione a foto ou vídeo, se quiser coloca legenda antes de mandar, ou manda sem nada mesmo, selecionando o botão verde.
  • Apagar Para Mim/Apagar Para Todos
  • Essa opção foi lançada em 2017, abre a conversa que você quer,  selecione a mensagem que você queira apagar em cima tem um ícone de lixo, selecionando ele, vai aparecer a mensagem: Apagar Para Mim: Se você quer apagar a mensagem só pra você, selecione essa opção. Caso você queira apagar sem que o contato veja, selecione a opção Apagar Para Todos, que para o contato e pra você aparecerá: Essa Mensagem Foi Apagada ou Você Apagou essa Mensagem.
  • Status
Desde 2017 o WhatsApp contém o ícone de status existe. Ele fica do lado da opção Conversas.
Como fazer?
Basta ir até essa opção, selecione em Meu Status ou na câmera do lado direito, em baixo. Se preferir escrever frases, recados, etc...selecione um lápis que fica acima da câmera e divirta-se!! Esse recurso substituiu o Snapchat e tem no Instagram, ficando 24 horas de visualização.

  • Arquivar conversas
Selecione as conversas que você deseja arquivar: Selecione os 3 pontinhos e selecione a opção Arquivar Conversas.

WhatsApp, o mensageiro mais usado no mundo e que facilitou a vida de todos!!
Espero que tenham gostado!!
Um abraço
Vany