Boa noite!! Hoje vamos falar sobre a leitura e escrita na Educação Infantil baseado em evidências:
Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. A medida em que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas, etc, ela está, sobretudo, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito.
Dessa forma, quando a criança entra na escola, traz uma série de experiências e conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Porém, sua compreensão é ainda muito restrita, necessitando da intervenção do professor para que possa ampliar seu universo em torno do símbolo escrito.
E a escrita do nome aponta para identidade e autonomia do educando.
Esse momento é muito importante é marcante na vida de todos os estudantes.
Além disso, estimular a leitura desde cedo, traz benefícios para o cérebro.
Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado com essa dica.
Um grande abraço
Prof. Vany Haddad
Referência:
SILVA, Carla (2022)
HADDAD, Vany (2021)
TRUCOM, Conceição. Mente e Cérebro Poderosos (2008). Ed. Cultrix. São Paulo
Ótima dica! Diferentemente da fala, a leitura precisa ser ensinada. Nosso cérebro precisa se reorganizar para aprender o código escrito. Parabéns pelo texto Vany!
ResponderExcluirObrigada!! Sim, a leitura é saudável para o cérebro 😍❤
ExcluirAmei a dica!
ResponderExcluirObrigada Bia!! 😍❤
Excluir