terça-feira, 29 de março de 2022

A Importância do Afeto Para o Cérebro da Criança

 Boa noite!!

Hoje vamos falar sobre Afetividade e a importância disso para o cérebro da criança.

 

 Segundo o dicionário, afetividade é conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados e vivenciados na forma de emoções e de sentimentos.

Com o cérebro ainda em formação, temos diversas mudanças comportamentais, emocionais, e todos os dias há novas descobertas, as experiências que vivenciamos durante os primeiros anos de vida, como os episódios de frustrações, tristezas, estresses e traumas, fazem parte da constituição do ser humano, a presença de gestos afetivos podem nos auxiliar e amenizar os impactos dessas vivências traumáticas.

As demonstrações de afeto que oferecemos as crianças em seus primeiros anos de vida, será de grande influência no seu desenvolvimento emocional, cerebral e construção de sua personalidade nos anos futuros.

 

Qual a importância do afeto para a criança?

Nosso cérebro está sempre em constante mudança e evolução, há quem diga que as relações externas e o afeto não modificam o seu funcionamento e a nossa relação com o mundo e com o outro.

Uma criança não quer gritos nem entende nada sobre repreensão. Seu filho merece ser tratado com a arte da escuta, da paciência e da grandeza do afeto. Porque as crianças não precisam ser “domadas”, precisam ser amadas. Isso faz bem para o cérebro e libera as crianças de expressarem suas emoções.

Para Grary Chapman e Ross Campbell, assim como os carros são alimentados pelo combustível armazenado nos seus tanques, nossas crianças também são alimentadas pelo combustível emocional armazenado em seus tanques. Devemos encher o tanque emocional de nossos filhos para que eles possam operar como devem e alcançar todo o potencial que são capazes.

O cuidado que devemos ter com as nossas crianças tem impacto diretamente na saúde mental delas, por isso ressalto a importância de sempre mencionar como as relações afetivas influenciam no desenvolvimento infantil

Em meus estudos sobre neurociência, a Pedagoga Joana Assunção afirma que o afeto é fundamental para o neurodesenvolvimento saudável.

As emoções, para Wallon, possuem um papel fundamental para o desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que a criança mostra seus desejos e suas vontades, enfatizando que a afetividade é um dos principais elementos para o desenvolvimento humano.

Dessa forma, pode ser dito que a afetividade é um estado psicológico que conecta vários tipos sentimentais que manifestarão os sentimentos mais profundos e complexos de um ser humano. Isto é um sentimento visível na relação entre pessoas, ligadas pelo amor e pelo medo da perda, o que acaba desencadeando outras emoções e desejos, como ciúme, ódio, inveja e saudade, entre outros.

 

Na perspectiva de Piaget, o afeto é importante para o desenvolvimento da inteligência, e sem ele não há motivação, nem desenvolvimento mental.

A criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida, ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado.

 

Dica da Vany:

Separe um tempo para estar e conhecer seu filho, conversando, brincando e educando. Isso enche o tanque emocional dele e ele ficará muito feliz com sua atenção, pois você não está suprindo apenas a necessidade física dele, mas sim a emocional.

 

 

Conclusão

Cada criança tem sua forma de demonstrar afeto, é importante respeitá-las e jamais forçá-las a fazer isso.

 

A maneira que você age com a criança, reflete diretamente sobre ela.

 

Quem ama também dá limites!

 

Espero que tenham gostado

 

Um abraço

 

Vany Haddad

 

 

Referências bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; Saberes necessários aprática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ASSUNÇÃO, J (2022)

HADDAD, VANY (2022)

Afeto Na Primeira Infância Tem Impacto Benéfico No Cérebro Das Crianças. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/afeto-na-primeira-infancia-tem-impacto-benefico-no-cerebro-das-criancas/ Acesso em: 29.mar.2022

Afeto É Importante Para O Desenvolvimento Cerebral Das Crianças. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-10/afeto-e-importante-para-o-desenvolvimento-cerebral-de-criancas Acesso em 29.mar.2022

A Importância Da Afetividade Na Educação Infantil. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-da-afetividade-na-educacao-infantil.pdf Acesso em: 29.mar.2022

quarta-feira, 16 de março de 2022

Dica da Vany sobre a Leitura e Escrita na Educação Infantil

Boa noite!! Hoje vamos falar sobre a leitura e escrita na Educação Infantil baseado em evidências:


Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. A medida em que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas, etc, ela está, sobretudo, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito.
Dessa forma, quando a criança entra na escola, traz uma série de experiências e conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Porém, sua compreensão é ainda muito restrita, necessitando da intervenção do professor para que possa ampliar seu universo em torno do símbolo escrito.
E a escrita do nome aponta para identidade e autonomia do educando.
Esse momento é muito importante é marcante na vida de todos os estudantes.

Além disso, estimular a leitura desde cedo, traz benefícios para o cérebro.

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado com essa dica.

Um grande abraço

Prof. Vany Haddad

Referência:
SILVA, Carla (2022)
HADDAD, Vany (2021)
TRUCOM, Conceição. Mente e Cérebro Poderosos (2008). Ed. Cultrix. São Paulo