Bom dia!! Hoje vamos falar sobre curiosidades da neuroplasticidade infantil.
O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico de várias descobertas. Evidências científicas explicam que na barriga da mãe a criança já sente a energia do ar. A criança vem para o mundo descobrir tudo o que acontece ao seu redor. Hoje, nós seres humanos, vivemos no tempo lógico, ou seja, devagar, sem pressa, desenvolvendo partes motoras e cerebrais relacionadas à aprendizagem.
O desenvolvimento infantil e a plasticidade cerebral são maiores nos primeiros anos de vida. Sendo assim, quaisquer perturbações no ambiente ou no indivíduo impactam substancialmente na aquisição das habilidades motoras e cognitivas.
Segundo a Estudante de Psicologia e Acompanhante Terapêutica Rebeca Haddad, quanto menor a criança, mais plástico é o cérebro.
Existe a possibilidade do cérebro criar novos circuitos e conexões neurais ao longo da nossa vida como resposta a determinados estímulos que recebemos, resultando em mudanças funcionais no comportamento do próprio cérebro.
Na infância, a neuroplasticidade tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, afinal essa é a fase em que novos conhecimentos são adquiridos de forma vertiginosa, não só conhecimento de fatores biológicos, como caminhar e falar, mas também conhecimentos de comportamentos sociais, como convivência com outras pessoas e percepção de emoções.
A neuroplasticidade é fundamental para a aprendizagem, graças a ela, nunca deixamos de aprender.
Espero que tenham gostado
Um grande abraço
Prof. Vany Haddad
Muito bom! Parabéns 👏👏👏
ResponderExcluirObrigada ❤️
ExcluirParabéns, Vany, seus texros são muito instrutivos🤩
ResponderExcluirObrigada ❤
Excluir