Boa tarde!! Hoje vamos falar sobre como trabalhar com criança com PC: Um desafio para professores.
Para começar, vamos conceituar o que é Inclusão Escolar.
O conceito de Educação Inclusiva de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial (Brasil, 1999), implica uma postura da escola comum que propõe, no Projeto Político Pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e nas atitudes dos educadores, ações que favorecem a integração social e a sua oposição por práticas heterogêneas.
Inclusão Escolar, constitui uma proposta politicamente correta que representa valores simbólicos importantes com igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, em um ambiente favorável. Impõe-se como uma perspectiva a ser pesquisada e experimentada na realidade brasileira, reconhecidamente ampla e diversificada.
Como trabalhar com um aluno com PC?
Para trabalhar com um aluno com PC, precisa primeiro conhecê-lo, ver o histórico e laudo dele, assim, o professor pode preparar materiais e/ou provas adaptados para que consiga aprender de maneira eficiente e prazerosa. O professor deve acreditar no potencial do aluno, incluindo ele nas atividades e acompanhando a sua evolução. É preciso entender como o aluno pensa, interage, elabora significados e que caminhos diferentes podem ser utilizados para que ele possa avançar na construção do conhecimento.
Para receber uma criança PC, é necessário que o ambiente seja adaptado. Vale reforçar que precisa de uma rampa e elevador para a locomoção da criança de cadeira de rodas em cada local.
Como é um desafio para um professor sozinho para cuidar de uma sala de aula, se for possível, é ideal que tenha uma auxiliar para dar atenção especial a esse aluno.
É importante que o aluno use canetas e lápis mais grossos presos com elástico ou um adaptador para facilitar o controle dele.
Os papéis e folhas avulsas, são melhores que um caderno, porque eles ficam presos em uma prancheta para dar firmeza. O professor pode escrever com letras grandes para facilitar a escrita.
Se o aluno apresentar problemas na fala e na audição, o professor pode providenciar cartões ou fichas com imagens de tudo o que tem na escola. Assim, o aluno pode apontar para o que ele quer ou o que sente. Pode providenciar também, uma prancha de comunicação para que ele se expresse por meio da escrita ou desenho.
Uma criança com Paralisia Cerebral é inteligente como todos nós!
Cada criança tem o seu tempo!
"Não subestime a capacidade do aluno naquilo que ele é capaz de fazer." Maria Montessori
É importante ressaltar a necessidade de estimular a autonomia da criança, fazendo com ela e não por ela.
Espero que tenham gostado!
Um abraço
Profª Vany Haddad
Fonte da Pesquisa:
https://novaescola.org.br/conteudo/1788/o-que-e-paralisia-cerebral
Nenhum comentário:
Postar um comentário