quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Pensar faz parte do desenvolvimento da criança

O conceito de uma criança vai muito além do desenvolvimento humano. Embora parece óbvio dizer que uma criança pensa, na verdade não é, porque muitos pais e professores não permitem isso acontecer. Segundo o RCNEI(Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil), criança é um sujeito histórico, capaz de pensar, criar, narrar fatos, interagir com pessoas e objetos, conhecendo a si mesmo, o outro  e o mundo ao seu redor.

Mas como o cérebro da criança funciona?

Segundo o Léo Fraiman, Psicoterapeuta e Mestre em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano, pela USP,  em seus estudos acerca da Neurociencia, evidenciou que uma parte do nosso cérebro, cerebral denominada córtex frontal, é a área responsável pela cognição, ou seja, que pensa. Pensa em consequência, cria causa  e efeito e tomadas de decisões.
Ela é desenvolvida pelo treino. Ele ainda diz:"Se uma não é treinada a esperar, a criar, a negociar, a ceder e a se frustrar  você está alejando a criança."
Então, não importa a idade da criança, ela precisa ser treinada e ensinada a pensar e a criar por si só.

Vou deixar uma parábola para vocês refletirem sobre isso:

A parábola do Pêssego
Um professor sufi tinha o hábito de contar uma parábola ao final de cada aula, mas os alunos nem sempre entendiam a mensagem dela.
– Professor – um de seus alunos disse desafiadoramente um dia – você sempre nos conta uma história, mas nunca explica seu significado mais profundo.
– Peço desculpas por ter realizado essas ações – o professor pediu desculpas – me permita reparar o meu erro, vou lhe oferecer meu delicioso pêssego.
– Obrigado professor.
– No entanto, gostaria de lhe agradecer como merece. Você pode me deixar descascar o pêssego?
– Sim, muito obrigado – o estudante ficou surpreso, lisonjeado com a gentil oferta do professor.
– Você gostaria que, já que eu tenho a faca na minha mão, eu corte em pedaços para ficar mais confortável para você?
– Eu adoraria, mas eu não gostaria de abusar da sua generosidade, professor.
– Não é um abuso se eu ofereço a você. Eu só quero agradar você em tudo que puder. Deixe-me mastigar antes de dar a você também.
– Não professor, eu não gostaria que você fizesse isso! – o aluno reclamou surpreso e aborrecido.
O professor fez uma pausa, sorriu e disse:
– Se eu explicasse o significado de cada uma das histórias para meus alunos, seria como dar-lhes a comer frutas mastigadas.

Como dito anteriormente, muitos pais e professores, fornecem atividades e situações prontas para as crianças, sem que seja necessário o exercício da criatividade e tomada de decisão para superar as dificuldades apresentadas pela vida. Por isso é importante, como diz Maria Montessori, deixar as crianças fazerem as coisas por si só e pensarem em soluções para os problemas cotidianos.
Para professores, tenho algumas dicas:

Para começar, é importante dizer que além de ensinar os conteúdos convencionais, precisamos ensinar os alunos a criarem e pensarem por si mesmas nas atividades. Isto, além de treinar o cérebro da criança, estimula seu raciocínio lógico.
Vamos pensar nas possíveis atividades que podemos fazer.
Vale ressaltar que é preciso demonstrar interesse nos alunos independente dos conteúdos.
Por exemplo:
Quando resolver um problema de matemática, deixa a criança resolver sozinha. Estimula ela a pensar dizendo:"Você consegue! Vamos pensar juntos! Como você chegou nesse resultado!"
As vezes a maneira dela desenvolver a solução do problema é diferente da sua, todavia os resultados permanecem iguais para os dois

Entre outras atividades e matérias até mesmo buscadas no Google, permitem a criança a buscar respostas e soluções para aquela pergunta e/ou problema.

Isso vale para a escola, e para a vida toda.

Ensine a criança a pensar e não o que pensar, a criar!! Dê a ela liberdade de imaginação e criação!!
Espero que eu tenha ajudado vocês!!

Um abraço

Prof. Vany Haddad

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