sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A Arte Na Educação Infantil







Boa tarde!!

Hoje iremos falar sobre Arte, com o foco na Educação Infantil.

Quem não gosta de Artes? Qualquer pessoa gosta, seja ela pela leitura, o canto, a dança, o desenho, enfim, tudo isso envolve a Arte.

Vamos entender um pouco sobre a Arte, a importância dela na Educação Infantil e o papel do professor.

O que é Arte?
A Arte pode ser entendida como uma atividade humana ligada às manifestações de ordem estéticas ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro, e o cinema, em suas variadas combinações. Arte é como uma estratégia para se caminhar rumo ao desenvolvimento expressivo e representacional da criança. O universo caracteriza conhecimento particular que o ser humano produz através das perguntas fundamentais que se fez desde sempre com relação do seu lugar no mundo. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico, seu caráter de criação e inovação.
A Arte é conhecida desde os primórdios, quando o Homem das Cavernas, fez suas primeiras artes rupestres em osso, pedras e madeiras.

A importância da arte na Ed. Infantil

A Educação Infantil é composta por crianças de 0 a 5 anos. Nesta fase a criança experimenta a arte desde o início de seu desenvolvimento. Se ela está com algo na mão, um lápis, enfim, para ela isso é um salto para a imaginação, então ela vai usar isso, em paredes, papel, revista, etc.
Como costumamos ver nas instituições, muitas têm algo pronto para criança e não permite que ela tenha a liberdade de criar.
Portanto, torna-se necessário deixar que ela se expresse através de desenhos, criando e produzindo cultura. Isso, desperta a criatividade das crianças, porque ela mesma cria e imagina, explorando o ambiente.
A Arte envolve várias áreas: Música, dança, teatro. Todas elas ajudam, e estimulam a expressão corporal, a lateralidade, noção de espaço, raciocínio lógico, a fala, interação social, entre adultos e crianças, e a liberdade de criar e expressar, tendo novas ideias e comunicação.

E o papel do professor?
O professor deve, manter o ambiente seguro, e livre para criança explorar onde ela está.
Deixar os materiais expostos as crianças, por exemplo: revistas velhas, pincel, tinta, lápis, giz de cera, massinha, entre outras coisa. Contando com a presença do professor, por segurança de todos, mas deixando que a criança explore e crie o que ela quiser.

As crianças precisam de pessoas para que o desenvolvimento dela seja bem sucedido! A Arte e a brincadeiras, andam juntas, portanto, faça desse momento, algo divertido e de aprendizagem. Pois com ela, podemos ensinar várias coisas, que vira diversão garantida para todos!

Espero que eu tenha ajudado vocês!!

Um abraço
Vany Haddad (Pedagoga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário