quinta-feira, 28 de junho de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: HISTÓRIA, PROBLEMÁTICA E DICAS PARTE 1

Bom dia!!

Hoje vou falar sobre Alfabetização e Letramento
Antes de tudo, falo sobre como tudo começou:
A alfabetização já era iniciada desde os primórdios da civilização há mais de 3300 anos, salientando que a alfabetização é tão antiga, quanto a escrita. A escrita foi sempre um fato social. O exemplo sobre o fato, são as pintura rupestres que deram início a leitura de mundo através das imagens de animais e pessoas e com o tempo, foram surgindo outras formas de escrita e de contagem, pois a medida que o homem passou a cultivar e /ou criar suas condições de subsistência, foi surgindo a necessidade de registrar quantidades através de símbolos.
Há três povos que se destacaram na escrita: os semitas, os gregos e os romanos, cada um usava sua forma de escrita e de alfabetização distintos que por sua vez, contribuíram para o desenvolvimento da escrita até os dias de hoje.
No século XV foi o surgimento das Cartilhas para o aprendizado das línguas vernáculas, isso ocorreu até o século XVIII, era o que motivava o aluno a cópia e a memorização, fato que na época surtiram efeito.
Esse método iniciou através da Cartilha de João de Barro trazendo por meio deste, o surgimento de novos métodos como o de "Castilho", João de Deus com a Cartilha Maternal, Cartilha do Povo, Método Misto, Caminho Suave e outras.
No início, a alfabetização não tinha importância, só se ensinava o básico e de maneira tradicional. Hoje ainda é precária, por isso é importante que o professor se atualize sempre com os métodos e conteúdos que possam ajudar o aluno dentro da sala de aula e se desenvolver, auxiliar sempre o aluno durante o processo, facilitando, incentivando, fazendo com que os mesmos sejam letrados e alfabetizados para que possam ser incluídos na sociedade e se expressem com segurança.

Mas, o que é Alfabetização e Letramento?
Alfabetização: É um código de comunicação, uma técnica e um processo, que envolve a leitura e um processo de aprendizagem que envolvem a leitura e a escrita. É visto através dos desenhos das letras, grafema, que são as grafias das crianças e o fonema que é o som das letras.

Letramento: É um processo de aprendizagem. Contexto social de diferentes materiais escritos. Nessa etapa, a criança precisa entender o que se lê e se escreve.

Problemática da Alfabetização
Como problemática, vejo que temos a alfabetização precoce.
Escolas particulares estão fazendo isso com crianças de 4 e 5 anos, introduzindo também a letra cursiva e bastão, sendo que a criança não está preparada para o processo de alfabetização.
Como Paulo Freire, a criança aprende primeiro a ler o mundo e depois ler as letras.
As consequências da pressão escolar nesse processo:

  • Enfraquecimento do organismo
  • Empobrecimento da capacidade imaginativa e criativa
  • Apatia e desinteresse pelo mundo
  • Agressividade
  • Stress Infantil
Estudos dizem que as crianças até 5 anos tem a necessidade de explorar o ambiente e aprender a ver o mundo de forma lúdica, sem pressão. As escolas estão alfabetizando as crianças cada vez mais cedo, as crianças hoje estão usando a tecnologia desde cedo, isso também colabora.
O ideal seria iniciar esse processo aos 6 anos de idade. O processo de escrita de uma criança de 3 a 5 anos é a Garatuja.
Garatuja são rabiscos, desenhos, fase fundamental e que desenvolve a coordenação motora fina, estando assim no nível Pré - Silábico.
Alfabetizar e letrar é importante, sendo assim respeitando cada vez mais o tempo do aluno e ajudá-lo em suas dificuldades.

Dicas de Alfabetização
  • Respeite a dificuldade do aluno
  • Motive o aluno a ler e escrever. Mostre que ele é capaz
  • Faça desse momento algo legal e proveitoso
  • Dê atividade na qual eles consigam aprender
  • Respeite o conhecimento deles, sendo que o seu papel seja mediar os alunos
  • Estimule a leitura e a escrita de lúdica que pode ser através de história, músicas, brincadeiras e etc
  • Lembre-se que a criança aprende primeiro a ler e depois a escrever
  • Faça com que o aluno se socialize
  • Acredite neles! Eles são capazes!
  • Desperte o interesse deles.
A leitura, segundo a Luciana Brites da Neurosaber, é parte de um pressuposto visual, pois ela começa a partir dos olhos. Há um processamento visual. Segundo Luciana, a escrita é considerada mais difícil, ela é um processo mais elaborado em nosso cérebro e exige muito mais coordenação de várias áreas cognitiva.
O processo da escrita formal está entre seus 6 e 7 anos, tem que estar sendo estimulado, desde de 1 ou 2 anos, é um longo caminho.
O movimento da pinça acontece entre os 9 meses de vida, onde a criança aprende a segurar os objetos.
Por volta dos 5 anos pode iniciar atividade dos pontilhados para aperfeiçoar os movimentos. Já aos 6 anos pode iniciar a letra cursiva para começar exercitar os movimentos mais complexos.
Por volta dos 6 e 7 anos, ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual da criança, a bastão é mais convidativa , mas depois de estimulada, as crianças tendem a ir para letra cursiva.

Alfabetização pelo Método Montessori
Dica: Use letras de madeira, coloca no chão, deixa as crianças explorarem e conhecerem as letras, diga aos alunos que façam uma roda e peça para cada um escrever seu nome com as letras. Lembre-se, a matemática também alfabetiza, então,mostre os números, calendário, material dourado.

Dica 2: Use da alfabetização, um processo tranquilo e respeitoso, mostre as crianças que é legal aprender a ler e a escrever. Use jogos com palavras, brinque com as palavras. Isso ajuda muito e as crianças se divertem! É necessário um ambiente alfabetizador, isso chama a atenção das crianças.

Com amor, respeito, paciência e dedicação em ensinar, tudo funciona e a criança levará isso para vida toda!!

Espero que tenham gostado!!

Um abraço

Vany Haddad(Pedagoga)

terça-feira, 12 de junho de 2018

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DI

Boa tarde!! Hoje vou falar um pouco de Inclusão: Deficiência Intelectual e suas curiosidades:

A DI é um transtorno de desenvolvimento que atinge de 3 a 4% das crianças que apresentam baixo rendimento escolar, ou seja, abaixo do esperado de sua idade. Podem ser mais dependente do que as outras crianças, apresentam dificuldade na alfabetização e atraso no desenvolvimento.

Quais as causas?


  1. A criança já nasce com DI se a mãe ingere bebidas alcoólica e tem uma má alimentação.
  2. Pode ser genético ou ambiental.
  3. Doenças como Rubéola, Sífilis, Síndrome do X-Frágil(Autismo), que ocorre mais em meninos.
  4. Dificuldade na coordenação motora(fina e grossa)
  5. Dificuldade na interação social, por ela ser ingênua e não conseguir participar da mesma conversa ou ter as mesmas ideias.
  6. Dificuldade na fala e no andar

Existem 3 tipos de DI
  1. Deficiência Intelectual Leve: A criança consegue ser mais independente para trabalhar e fazer quase todas as atividades da vida diárias(AVD), mas precisa de um pouco da supervisão de alguém.
  2. Deficiência Intelectual Moderada: Adquire habilidade de comunicação/ linguagem mais simples e com atraso de desenvolvimento. Se beneficiam de treinamento para as AVDs com supervisão moderada, com isso podem tomar conta de si mesmo.]
  3. Deficiência Intelectual Grave: Nos primeiros anos da Infância, adquirem pouca ou nenhuma comunicação, durante o processo escolar, podem treinar a fala e serem treinados para as AVDs e higiene, simples. Necessitam de muita supervisão.

Diagnóstico:

É feito pelos Médicos Pediatra e Neurologista, mas já consegue detectar pelas malformações do feto.

Equipe Multidisciplinar:
  • Fonoaudiólogo
  • Psicopedagogo
  • Psicólogo
  • Pedagogo
  • Terapeuta Ocupacional
  • Fisioterapeuta
Curiosidades:
  • A Deficiência existe há muito tempo e o nome era: Retardo Mental.
  • A partir de 2007, foi mudado para Deficiência Intelectual
O mais importante é que esse aluno seja incluído nas escolas e acolhido pela família, professores, sociedade, comunidade e toda equipe escolar.

"Inclusão, é o privilégio de conviver com as diferenças." Montoan (2008)


Espero que tenham gostado

Deus os abençoe!!

Um abraço

Vany Haddad (Futura Pedagoga)

A HISTÓRIA DO WINDOWS

Boa tarde!!

Hoje vou falar um pouco da História da Tecnologia.

Conheça agora, a História do Windows:

A história começa em 10/11/1983, quando o Bill Gates apresenta o Windows 1.0 com  a Microsoft, uma fabricante de Softwares e de Sistema Operacionais. O Windows tinha como um diferencial, rodar o MS DOS Executive, uma Interface Gráfica que mostrava tudo de forma visual, longe da complicação das linhas de código e de comandos.
Neste, você navega em programas abertos e em diferentes janelas. O foco era a novidade tecnológica mouse, barras de tarefas e caixa de diálogo.
O Windows não podia colocar algumas funções chaves, como lixeiras e janelas de sobreposição uma em cima da outra. Junto com a Apple, o MC DOS saiu anos antes, ainda com aplicativo da Rival.
Estreou o jogo Revers, Paint, calendário, editor de texto e relógio.

O Windows 1.0 pedia 192 GB de RAM, para funcionar, ele saiu em 1985, quando Bill Gates montou uma propaganda sobre ele, só que não fez sucesso, mesmo mais barato que os rivais.

A versão 2.0 foi elogiado por Bill Gates e saiu em 1987 e surgiu o Word e o Excel, além do Painel de Controle e do Paint.
Em 1988 saiu as versões 2.1, 3.86, foi a primeira vez que a Microsoft pediu o Disco Rígido para Instalação.
A primeira versão 3.0 de 1990, foi a versão que mostrou a força do Windows . Foi estreado o jogo Paciência e múltiplos programas em janelas instalados em vários computadores de várias publicações, facilitando o acesso.

O Windows 3.1 de 1992 trouxe novidades, abriu novas fontes para o Word Pad, gerenciador de programa e capacidade multimídia e o jogo Campo Minado, que existe até hoje nos computadores.

Windows 95, surgiu em 1995, estreou o Menu e o Botão Inciar, além do sistema renovado, a barra de tarefas e acelerador de conexão e instalação de Drivers e Periféricos. E neste ano surgiu o famoso Internet Explorer, existente até hoje.

Voltando em 1990, houve brigas com a IBM e surgiu o Windows NT (New Tecnology), vários programas foram surgidos com novidade para todo mundo.

Em 2000, a Microsoft apresenta dois sistemas: o Windows 2000, que era voltado pro mercado corporativo e o Milênio para o público consumidor. Essa foi a primeira versão criticada pelo Google. Neste ano saiu o Movie Maker.
A versão seguinte foi lançado o Windows XP em 2001 e significa X Perience, era customizado em vários temas, nessa época saiu o Microsoft Service Network que significa Rede de Serviços da Microsoft, conhecido como MSN Messenger.

Depois veio o sucessor: O Windows Vista, lançado em 2007 e era com visual muito repaginado.

O Windows 7 é de 2009, está até hoje instalado em vários computadores e notebooks, já tinha Interface Aero, saiu o anti-vírus Windows Defender, é mais rápido, seguro e fácil de usar.

O Windows 8, saiu em 2012, foi mais descolado, difícil acesso para todos que não conhece essa versão porque saiu o botão iniciar e era mais otimizado para nuvem. Já o Windows 8.1 que saiu em 2013, é mais ou menos a forma antiga, pois voltou o botão iniciar e a barra de pesquisa de arquivos, documentos e mais.
Os dois ganharam o nome de Interface Metro Ui.
A versão atual é o Windows 10, de 2015, tem área de trabalho múltiplas.
Em fevereiro de 2018, virou a versão mais popular.
Em 2017, o Paint foi substituído pela versão 3D.

E essa é a História do Windows

Espero que tenham gostado

Um abraço

Vany Haddad