Poucas experiências são tão marcantes quanto acompanhar o desenvolvimento de uma criança. Hoje vamos falar sobre os cinco sentidos do recém nascido:
Audição:A partir do quinto mês de gestação, a audição do bebê já pode ser sentida e estimulada. A batida do coração da mãe, a voz dos pais, já pode ser identificado pelo bebê que reconhece esse sons depois de nascer.
Olfato: O cheiro é instintivo na raça humana e no animal. O bebê vai sentir o cheiro de sua mãe como um alerta, uma proteção. Por isso que os pediatras não indicam usar perfumes exagerados, para que ele consiga sentir seu cheiro familiar.
Visão: Sabemos que o grande salto da visão vem aos 3 anos. Mas logo o recém nascido, o bebê já tem a sensação visual de 20 centímetros, ao olhar da mãe. Isso orienta ao olho no olho durante o aleitamento materno.
O paladar do bebê é desenvolvido através do leite materno. É importante que a mãe durante esse período, se alimente de forma adequada e equilibrada. O sabor dos alimentos, vão passar para o leite e quando a criança tiver que introduzir, já vai ser familiar pra ela.
Tato:O contato pele a pele é aconselhado na primeira hora de vida, o que estabelece o vínculo e a formação de microbiose intestinal favorável, o que provavelmente terá o aleitamento materno mais prolongado.
É importante ter um tempo como nosso aliado, para que o bebê se desenvolva de forma calma, tranquila e total!!
Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!
Um abraço.
Vany
Nenhum comentário:
Postar um comentário