sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Diferença entre gripe, alergia e resfriado.

Bom dia!! 
Hoje vamos falar sobre as diferenças entre gripe, alergia e resfriado.

A gripe é causada pelo vírus Influenza A e B que sofrem mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. Ambos são transmitidos por gotículas da saliva. Quando a criança espirra em um brinquedo e depois toca em algum lugar ou leva a mão à boca, o contágio já foi feito.

Na maioria dos casos, o resfriado afeta as vias respiratórias, o ouvido e a garganta, provocando coriza, tosse, espirros, às vezes a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos, e incluem febre alta, dores musculares, cansaço, situação em que a criança deve ser levada ao médico e verificar se existem outras doenças.
Já as alergias, são respostas de substâncias consideradas alérgenas, muitas vezes confundem por apresentarem quase os mesmos sintomas da gripe e resfriado. Ao contrário de gripe e resfriado, são causadas pelo contato direto com substâncias que causa a irritação e não causam febre e mal-estar generalizado.

Como tratar
O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. Durante esse período, a criança pode perder o apetite. E os bebês em Aleitamento Materno Exclusivo, podem ter dificuldade para mamar. Não se assuste isso é normal! O importante é mantê-lo hidratado. Ofereça bastante líquido a ele e para os bebês até 6 meses, ofereça sempre seu Leite Materno. Estimule seu filho a assuar o nariz várias vezes por dia e faça lavagem com soro fisiológico.
No caso das alergias, procure o médico para identificar o caso.

Para prevenir
-Estimule as crianças a lavarem as mãos várias vezes por dia
-Usar soro fisiológico para lavar o nariz
- Hidrate bem seus filhos para que eles possam enfrentar esse tempo com mais facilidade
- Mantenha a casa limpa e arejada
Fugindo da alergia
 -Limpe a casa com aspirador diariamente, pois a vassoura levanta a poeira.
- Troque a roupa de cama da criança duas vezes por dia
-Retire tapetes, ou bicho de pelúcia do quarto do seu filho
-Os pelos de animais são agente agressores ao sistema respiratório, principalmente quem tem asma, rinite ou gripado. Por isso, antes de adotar o animal, converse com o pediatra, e se for o caso, verificar raças que causam menos alergia.

Prevenir é sempre melhor do que remediar!

Alerta!
Medicamentos devem ser dados, somente com prescrição médica, para não piorar os casos!!

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!

Deus os abençoe!!
Um abraço


Vany

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Brinquedos indicados para cada idade

Bom dia!!!

Hoje vamos falar de brinquedos indicados para cada idade.
Que criança não gosta de brincar? Abaixo veremos dicas de alguns brinquedos em cada faixa etária que serve para estimular e tornar a brincadeira mais divertida:

De 0 a 5 meses: A criança começa a reagir aos sons logo no primeiro e no segundo mês, já consegue seguir os objetos com os olhos. Com três meses descobre o mundo e passa a reconhecer os pais, e tudo passar a ser levado a boca. Para essa faixa etária, as indicações são:
-Mordedores, chocalhos, livro de pano ou plástico, brinquedos musicais, ginásio de atividades.
De 06 meses a 1 ano: Os bebes já começam a conhecer as cores e precisam de um incentivo para sentar e engatinhar:
- Brinquedos flutuantes, como patinho de borracha que boia na água
- Brinquedos que encaixam uns dentro dos outros
- Brinquedos para martelar
- Empilhar e desmontar e outros.

De 1 a 2 anos:Nesta fase a criança precisa aprimorar o equilíbrio e passa a ter noção do tamanho:
- Brinquedos de várias texturas que estimulam o tato, a visão e a audição
-Boneca e bicho de pelúcia, feito com materiais atóxicos
- Brinquedo de empurrar e puxar
- Brinquedo de montar e desmontar

De 2 a 3 anos: As crianças já consegue identificar as cores primárias e formatos
- Bolas
-Brinquedos de encaixe
-Brinquedos musicais
- Carrinhos
-Cavalinho de balanço e outros.

De 3 a 4 anos
Já podem entrar as peças pequenas. A criança aperfeiçoa a fala e a coordenação, a memória, o raciocínio e passa a ter noção de causa e consequência:
-Triciclo
-Casa de bonecas
-Bonecas
-Aviões
-Trens elétricos
-Ferramentas de brinquedos e outros
-Jogos e quebra- cabeças simples
De 4 a 6 anos: É importante apostar nos brinquedos que estimulem o seu raciocínio. Esta fase do mundo imaginário,  a criança está desenvolvendo sua criatividade. Os brinquedos são:
-Dinheiro
-Caixa registradora
-Casas de bonecas com móveis
-Telefone
-Materiais de papelaria
-Meios de transporte de brinquedo
-Instrumentos musicais
Jogos
Acima de 6 anos:
Esta fase pede brinquedos que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, imaginação, conceitos matemáticos e etc.
-Jogos de tabuleiro,
-bolinhas de gude,
-pipas,
-carros de corrida
-trens elétricos,
-argila para modelar
-artigos esportivos, e outros.

Os brinquedos de hoje é obrigatório ter o selo do INMETRO, para garantir segurança sem que seja tóxico. Cada brinquedo tem sua faixa etária. Estimule seu filho através da brincadeira, pois é brincando que ele aprende a dividir, a emprestar.

Brincando também educa!!!

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!

Um abraço

Vany

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Como Lidar Com Criança Arteira

Boa tarde!!
Hoje vamos falar sobre como lidar com criança arteira

Falar "não" para uma criança, requer paciência e muitos pais tem essa dificuldade!! Isso não quer dizer que você está negando os seus filhos, pelo contrário, você está educando, mostrando a ele qual caminho seguir. Lidar com criança arteira não é fácil, mas também não é impossível.
Algumas artes são da criança mesmo. E que bom que ela é agita, ruim seria se ela ficasse quieta no canto dela, sem expressar a alegria que ela tem. Mas cabe aos pais colocarem limites em seus filhos, e quando eles tem algum comportamento errado, diga "não" com firmeza e autoridade.

Mas a criança de 1 ano entende?
Crianças de 1 ano já entendem o que é não e com o passar do tempo, entre 1 ano e 8 meses e 2 anos, já entendem o que é uma regra!!

Portanto, os pais tem que ter a convicção de que isso é o melhor para os seus filhos.

Educar dá trabalho, mas vale a pena!!!!


Sorria, você está educando!!

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!!!

Um abraço

Vany (Futura Pedagoga)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Perigo dos filhos navegarem na internet

 Boa noite!!
Hoje vamos falar sobre o perigo dos filhos navegarem na internet 
                          Dicas: 
A internet é um local bastante perigoso, principalmente para crianças, pois ela está sujeita a uma série de risco, a encontrar pessoas mal intencionadas , ser roubado, a sofrer algum tipo de agressão. As orientaçoes que os pais devem dar para as crianças, são: 
Não fornecer dados pessoais, não abrir e-mails suspeitos, não usar webcam com desconhecidos, não conversar com estranhos, não publicar fotos e tratar a internet como um local público. Não podemos negar a existência da internet nas nossas vidas. As crianças devem ser supervisionadas pelos pais ou responsáveis. 
Não adianta proibir, pois chama muita atenção! 
Mas, precisa estabelecer ato de confiança para orientá-los para que esse fato seja legal e produtivo. As crianças estão começando a ficar no computador, na Internet, no Facebook. Enfim, a brincadeira ficou de lado. Tem criança que larga o estudo para usar a internet. A brincadeira é uma fase muito importante no desenvolvimento da criança, e o estudo também, para ela poder ser alguém e realizar o seu sonho na vida adulta. 
                         
                                                   Benefícios da Internet
 A Internet abre um leque de informações, facilitou a vida das pessoas, pois antigamente as pessoas tinham que fazer pesquisas em livros e enciclopédias. Hoje, as informações que precisam, já estão na Internet. 
A idade para usar a internet é acima de 10 anos, menos que isso a criança não tem noção do perigo que a internet trás.

Pais, supervisionem seus filhos, quando usarem o computador. Estabeleçam horários, para que eles possam fazer outras atividades. 

Alerta! Fiquem atentos aos vírus e aos vícios que o computador e outros aparelhos eletrônicos trazem. Crianças precisam brincar e estudar, mas, a presença dos pais é o melhor presente que os filhos podem ter!! 

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês

Um abraço 

Vanny (Futura Pedagoga)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os Sentidos do Recém Nascido

Poucas experiências são tão marcantes quanto acompanhar o desenvolvimento de uma criança. Hoje vamos falar sobre os cinco sentidos do recém nascido:

Audição:A partir do quinto mês de gestação, a audição do bebê já pode ser sentida e estimulada. A batida do coração da mãe, a voz dos pais, já pode ser identificado pelo bebê que reconhece esse sons depois de nascer.

Olfato: O cheiro é instintivo na raça humana e no animal. O bebê vai sentir o cheiro de sua mãe como um alerta, uma proteção. Por isso que os pediatras não indicam usar perfumes exagerados, para que ele consiga sentir seu cheiro familiar.

Visão: Sabemos que o grande salto da visão vem aos 3 anos. Mas logo o recém nascido, o bebê já tem a sensação visual de 20 centímetros, ao olhar da mãe. Isso orienta ao olho no olho durante o aleitamento materno.

O paladar do bebê é desenvolvido através do leite materno. É importante que a mãe durante esse período, se alimente de forma adequada e equilibrada. O sabor dos alimentos, vão passar para o leite e quando a criança tiver que introduzir, já vai ser familiar pra ela.

Tato:O contato pele a pele é aconselhado na primeira hora de vida, o que estabelece o vínculo e a formação de microbiose intestinal favorável, o que provavelmente terá o aleitamento materno mais prolongado.

É importante ter um tempo como nosso aliado, para que o bebê se desenvolva de forma calma, tranquila e total!!

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!

Um abraço.

Vany

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Aleitamento Materno

Boa tarde!!
Hoje vamos falar sobre o Aleitamento Materno

Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno, onde se estimula a amamentação até os 2 anos com direito de mães amamentarem em público.

O que é o leite materno?
O leite materno, é um alimento vivo, completo e essencial para o desenvolvimento do bebê, que muda de acordo com as necessidades dele. No início é um colostro (que vem em menos quantidades mesmo, mas é essencial nos primeiros dias), depois ele passa a ser um leite mais maduro e muda durante a mamada.

1ª fase: O começo da mamada:
O leite do inicio é conhecido como fração de solução. Ele tem predominio de água que favorece a absorsão de ferro, cálcio e já tem uma parte proteínas de soro do leite

2ª fase: O meio da mamada:
É conhecido como fase de suspensão, é quando ocorre o predomínio das proteína, e a cateína(que é uma proteína que vai ser utilizada para o desenvolvimento e a formação dos órgãos

3ª fase: O final da mamada:
Fase conhecida como emulsão que é a fase que o bebê tem a gordura, que pode dar a sensação de saciedade

É recomendado pelos pediatras que o bebê esvazie uma mama e depois a outra. É o bebê que determina quanto tempo vai ficar e se ele quer um ou dois.

Uma vez que você tiver duvidas, converse com seu pediatra!!

O leite materno reduz riscos de obesidade infantil e previne várias outras doenças e alergia alimentares. Também diminui casos de câncer de mamas, em mulheres que amamentam.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o aleitamento seja desde a primeira hora de vida, em livre-demanda e exclusivo até o 6º mês, estendido até 2 anos de idade.
Explicando melhor:
Desde a primeira hora de vida, significa na sala de parto, ou seja, o bebê nasceu, o pediatra avaliou. Ele deve ser levado ao seio para iniciar a primeira mamada
Livre-demanda quer dizer pedida livre, demandar. Ou seja, quando o bebê pedir e quando a mãe quiser dar.
Exclusivo quer dizer só o leite materno. O bebê nos primeiros 6 meses, não precisa de outros alimentos

Estendido até 2 anos ou mais:
A partir do 6º mês, o bebê inicia o desmame. Isso não quer dizer que ele deve parar de mamar. Ele vai se agregar a outros alimentos, mas a amamentação deve ser estimulada até os 2 anos.

Em algumas situações a mãe não pode amamentar, por questão de doença dela ou por outro motivo.
Em questão do trabalho, armazene seu leite em um frasco de vidro e oferece ao seu bebê em casa.O leite armazenado na geladeira tem validade de 24 horas.

Aleitamento Materno, um alimento vivo para o seu bebê!!

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!!

Um abraço.

Vany

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Andador Infantil

Bom dia!!! Hoje vamos falar sobre o andador infantil

Existe muita polêmica a respeito do andador. O andador é utilizado para a criança
aprender a andar. Muitos pediatras não indicam o uso do andador por ser perigoso
as crianças e elas correm risco de ter traumatismo craniano.
Nos Estados Unidos foi proibido o uso do andador, por acidentes que aconteciam com
ele. No Canadá, uma criança morreu por causa disso.
Existem outros andadores que estimulam criança andar,por exemplo um da Fisher
Price que a criança segura a haste do andador, empurra e anda. Há também outros
andadores com musiquinhas que estimulam a andar e torna a brincadeira mais
divertidas

Os andadores infantis não são proibido seu uso ainda aqui no Brasil.
Apesar dos pediatras não indicarem, uma dica que eu dou é: para voces que
usarem o andador, não deixem a criança muito tempo no andador, deixe-a
no máximo 10 minutos. A criança precisa usar o chão para engatinhar e andar
e poder se sentir mais livres com a supervisão de vocês!!!!
Na dúvida converse com seu pediatra!!!!

 Quando você estimular a criança andar de forma natural, ou seja, sem o andador, e ela estiver pronta andar sozinha, sem a mão de vocês. É legal, deixar um espaço entre ela e você. E vc na frente dela dizendo:" Vem!!!" Quanto mais estimular, mas ela vai andar.
Quando você falar:"Vem!!!", você pode usar o nome da criança quando chamar para ir até você.

Engatinhar e andar fazem parte da fase do desenvolvimento do bebê.
Não deixem de se alegrar e aproveitar essa fase da vida tão gostosa!!!

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!!!

Um abraço

Vany

terça-feira, 30 de junho de 2015

Segurança dos pequenos

Boa noite!!!

Hoje vamos falar sobre a segurança dos pequenos

O sonho de qualquer pai é ver seu filho em segurança seja dentro ou fora
de casa. A preocupação é justificada quando observamos os dados da infância
no Brasil. Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes domésticos são a principal
causa de morte em criança entre 1 e 14 anos. Já a estatística da Associação Brasileira
de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas diz que são mais de 50 mil crianças desaparecidas.
Muitos deles, sequestrados.

Não é o caso de criar o filho numa redoma de vidro, mas algumas atitudes podem deixar
a família mais tranquila. Mesmo sendo pequenas, elas conseguem assimilar algumas noções
de segurança, ensinando de maneira correta e com linguagem compreensiva para idade
delas. Confira algumas dicas:

1- A responsabilidade é dos pais
Para saber se algo está em perigo para seus filhos, é necessário andar pela casa
ver se tem algo que a criança não pode mexer.

2- Como falar com a criança
Fale sempre a verdade!!! Para apresentar noções de segurança, utiliza exemplos do dia
a dia, ensinando sempre ela dar a mão pra você ao andar na calçada e atravessar, não conversar
com estranhos se você não estiver perto. Se ela subir no hacker da televisão por exemplo, não
grite ou berre com ela. Diga a ela que ela não pode subir, porque é perigoso e etc.
O importante é informar e não amedrontar e mentir para criança

3-Como lidar com pessoas estranhas
Os pais devem explicar que no mundo existem pessoas boas e ruins, procure ser o mais
claro possível, sem falar coisas que não existem como: bicho-papão e homem-do-saco, velho
limão e por aí vai. Diga que se trata de um homem ou mulher
ruim e que possa levar ela para longe de você.
Se algum amigo ou parente convidar a criança pra sair, diga a ela que precisa avisar você.
É importante saber com que o seu filho está.
Não precisa por medo, basta mostrar pra ela que é necessário avisar os pais.

4- Armadilhas dentro de casa

Facas, remédios, vidros, produtos de limpeza, cabos, pilhas, lápis, forno quente, mesa com ponta
tesouras,  janelas, são muitos perigosos para os pequenos.
É importante colocar tudo o que a criança não pode mexer, acima dela e explicar o porque
não pode mexer nos objetos.
Facas: Explica pra ela que não pode mexer na faca, porque machuca.
Remédios: Pode dar intoxicação se ela tomar esse remédio sem a dosagem.
Vidros: Quebram e machucam a criança
Produtos de limpeza: Pode dar intoxicação se ela ingerir, por isso, nunca deixe em garrafas
pets, sempre em frascos originais
Cabos: A criança pode levar a boca e se ela puxar, cai o objeto
Pilhas: A criança pode engolir e pode até matar
Lápis: O lápis tem ponta e a criança pode enfiar no olho, no nariz ou até no ouvido
Forno quente: Um dos maiores causadores de queimaduras em crianças.
Mesa com ponta: Sempre coloca a cantonera ou faz a mesa em formato moeda
Tesouras: A criança pode levar a boca.
Janelas: Sempre coloca em janelas as redes ou grades de proteção, para evitar
acidentes.

A segurança das crianças é prioridade da gente!!!

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!!!

Um abraço

Vany

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Choro do Bebê

Bom dia!!!

Hoje vamos falar sobre o choro do bebê.

O choro do bebê te incomoda?
Muitas mães entendem o choro como um problema. O choro é uma forma que a criança tem de se comunicar com você, as necessidades dela.
Como resolver:
Primeiro você tem que saber que o bebê tem 3 formas de reagir:
Se tiver tudo bem, ou ele está dormindo, ou acordado tranquilo. Se não estiver tudo bem ele chora. Cada choro é diferente, por isso é importante observar. O bebê chora por vários motivos, os mais comuns são: Fome, sede, cólica, gases, calor, frio, fralda suja, de saco cheio, vontade de ficar com os pais e outros.
Dicas para resolver:
1- Muita calma nessa hora!!! 
O bebê precisa de alguém que está calmo pra resolver o problema dele.
2- Ter paciência. Não precisam ficar agitados por isso!!! O bebê precisa de vcs!!!
3- Observa o bebê, veja quais reações ele tem.
4- Assim que descobrir, resolva o problema dele.
Assim que você resolver o problema dele, o choro vai parar e tudo voltará a ficar calmo novamente!!! Fiquem calmos, vocês vão tirar de letra!!!!
O choro nem sempre é o problema, ele ás vezes é o começo da solução.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!!!

Deus os abençoe!!!!

Um abraço.

Vany.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cólica do Recém-Nascido ou Lactente

Boa tarde!!!!

Hoje vamos falar sobre cólicas em bebês

A cólica do Recém- Nascido, nada mais é do que a imaturidade intestinal onde os gases vão mexendo e começam a brigar entre si, por isso provoca a dor. É normal eles terem cólicas. Nem todos os bebês tem cólcia, a faixa é de 80%. A cólica aparece nos 25 dias de vida, até o 3° mês.

6 sinais que identificam a cólica:
1- Choro sem parar
2: O rosto da criança fica avermelhado e a expressão é de dor
3- Ela se contorce e flexiona as pernas em direção ao abdômen
4- A barriga fica endurecida
5- O RN solta gases
6- As mãos ficam com os punhos fechados.

 Dicas para aliviar a cólica

1- A massagem na barriga do bebê, ajuda eliminar os gases
2- Aquecer a barriga com uma bolsa de água quente em torno de 37,5º
3- Coloca o bebê de bruços e aqueça o abdômen dele com a sua mão
4- Diminui um pouco de luz no quarto

Fiquem calmos!!!!A cólica não é doença!!!! É normal!!!

Alerta: Medicamentos somente com orientação do Pediatra.

Espero que as dicas tenham ajudado vcs!!!!

Deus os abençoe!!!!

Um abraço.

Vany

sábado, 9 de maio de 2015

O Desfralde

Bom dia!!!
Hoje vamos falar sobre como tirar a fralda da criança:

Para tirar a fralda, a criança precisa estar pronta para isso. A retirada de fralda pode ser iniciada primeiro de dia, que ela controla mais e depois de noite.

Desfralde diurno:
Você irá perceber alguns sinais da criança:
1º Ela diz que fez
2º Ela diz que está fazendo
3º Ela vai te avisar que quer fazer.
Leva a criança até o banheiro, a cada uma hora, mesmo que ela não esteja com vontade

Desfralde noturno:
Leva a criança até o banheiro antes de dormir e evite dar líquidos, pois pode ser difícil para controlar.

Pode ser que aconteça um escape. Mas, não brigue com seu(a) filho(a), eles estão em treinamento. Apenas diga que ela(ele) vai conseguir e que vocês vão fazer isso juntos.

Idade: Entre 2 anos e meio/ 3 anos
Vale lembrar que cada criança tem seu tempo!!!

Fiquem calmos, os filhos de vocês estão crescendo!!!!

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!!!!

Deus os abençoe!!!!!

Um abraço.

Vany

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como transportar um cachorro no carro com segurança

Boa tarde!!!!

Hoje vamos falar sobre como transportar um cachorro no carro com segurança. Confira as dicas a baixo:

1ª Acostumar o cão a entrar, associando o carro como uma coisa legal, com petisco. Dando umas voltas até ele se acostumar.

2ª Acostumar o cão na caixa de transporte, sem excitar muito ele, com petiscos também. Se a caixa for grande, pode prender com o banco da frente encostado nela.

3ª Para prender o cão no cinto de segurança, basta por o peitoral no cachorro, passar o cinto por ele e prender bem, para não ficar frouxo.

4ª Pode usar também uma cesta de transporte, porém tem que prender no cinto de segurança e serve para cachorros de pequeno porte. Essa cesta aguenta até 10kg.

São dicas para você passear com seu cão no carro, evitando acidentes e ter um momento agradável pra todo mundo

Obs.: Quem tem cachorro com fucinho chato, como Bull Dog,e os que babam muito evita sair em dias mais quentes, porque eles sentem mais calor do que frio. E se sair com ele, pode ligar o ar-condicionado no carro ou abrir a janela da frente. Deixe as janelas de tras fechadas, pra garantir mais segurança.


Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!!!

Deus os abençoe!!!

Um abraço

Vany

sexta-feira, 27 de março de 2015

Como tirar a chupeta?

Bom dia!!!
Hoje vamos falar sobre como tirar a chupeta.

Dar ou não a chupeta para um bebê? A dúvida aflige pais e mães há anos e não tem uma resposta definitiva.

Alguns pensam nos efeitos positivos: é inegável que a chupeta acalma as crianças que estão na fase oral(aquelas em que elas colocam tudo na boca). Outros pensam no que há de negativo, se introduzir um vício para os bebês.
Mas para mamães e papais que já deram a chupeta aos filhos. Até quando esse uso é aceitável?

A Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde, dizem que é aceitável as crianças usarem até os 3 anos, mas o ideal seria até os 2 anos.

Usar a chupeta por muito tempo pode:
- Trazer problemas nos dentes.
- Problemas respiratórios
- Diminui as oportunidades de fala
- Se objeto não estiver esterilizado, pode causar infecções

Dica para tirar de vez a chupeta:

- Conversa com seu filho.
- Troque por um brinquedo ou algo que ela gosta.
Use sua criatividade!!!
Mas independente do método a criança pode fazer manha e apelar para algumas chantagens emocionais.

Seja firme!!! Pois o mais importante é a convicção dos pais de que isso é o melhor para seus filhos.

Não desistam!!!

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!!!

Deus os abençoe!!!

Um abraço

Vany

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cuidados com os Recém Nascidos

Bom dia!!!!!

Hoje nós vamos falar sobre os cuidados com os recém nascidos.

> Na hora do banho:
Um banho por dia é suficiente, pois a pele do bebê nos primeiros 28 dias é muito sensível e com muito banho, você tira o hidratante natural da pele, que é a gordura. Para saber se a água está morna, quem não tem termômetro, coloca o antebraço. A água varia de 37° a 37,5° e com pouco sabonete. Em épocas de calor se o bebê regurgitar ou transpirar muito, pode dar mais um banho, só com água para ele se sentir mais agradável. Você poderá também optar pelo ofurô. Não é necessário água filtrada e fervida.
Muitas pessoas me perguntam por que na hora que vira o bebê de costas, ele para de chorar na hora. Isso acontece porque  ele tem um reflexo que chama Reflexo de Moro, quando você vira ele de barriga pra cima, ele quer saber se tem alguma parede, que seria a parede do útero segurando ele. Quando ele abre os braços ele percebe que não tem essa parede segurando ele, e por isso ele chora.

> Nas assaduras:
Certo e errado
> Limpar o bumbum só com algodão e água morna, não precisa do lenço umidecido, pois ele tem cheiro e existem crianças que tem sensibilidade na pele
>Secar bem antes de pôr a fralda, sem necessidade do talco
> Cada pediatra indica um creme específico para bebê. É importante conversar com pediatra, para ele te orientar,
>Não é necessário trocar a fralda a cada duas horas.

>Nas brotoejas:
As brotoejas são muito constante em bebês em épocas de calor

O ideal é usar o Amido de milho com pouca quantidade na região do pescoço de 20 a 30 minutos, pois a criança pode aspirar
O problema do talco, ele pode provocar alergia e por ser micropartículas, a criança também pode aspirar

Umbigo do bebê

A higiene tem que ser feita com álcool à 70%. Para quem não tem esse álcool que eles dão na alta da Maternidade ou não sabe onde comprar e como fazer, pega duas partes de álcool de cozinha, mais uma parte de água e está pronto o álcool de 70%. A higiene é feita em todas as trocas de fraldas usando cotonete. Não é necessário esperar cair o coto, ele pode cair até 10 dias. Não é necessário também colocar curativo, pois ele não deixa o coto secar. Se não seca, ele não cai e tem chance de contaminar.

Visitas:
Quando chegar da rua, faça uma boa higiene com apenas água e sabonete. O uso do álcool não tem hidratante, pode fazer fissura ou machucar a mão e pode levar infecção ou contaminação do bebê. Não fica passando o bebê de colo em colo, ele fica irritado com isso.
É importante respeitar o tempo de visita e ver a disponibilidade da mãe. O ideal é visitar o bebê no máximo 20 minutos.
Qualquer pessoa doente não deve visitar o bebê, mesmo com uso da mascara , pois os quadros virais tem duas passagens, a passagem respiratória, que a máscara não impede, ela diminui a chance de acontecer e na mão, pois não conseguimos tirar toda flora viral e bacteriana.

Beijos em bebês
Existe um mito ainda que diz que beijos no rosto dos bebes estão proibidos, pode transmitir sapinhos. O beijo é uma troca de carinho, principalmente o pai que não teve o nascimento, faz o vinculo com o bebê. O sapinho, é um fungo, passado pela saliva e muito comum na faixa etária pediátrica. Mas tem que tomar alguns cuidados pra criança, fazer uma boa higiene no rosto e as mulheres, cuidado com maquiagens, excesso de perfumes, pois pode dar uma alergia no bebê. Mas deem beijos nos bebês, eles merecem!!!

Amamentação
Hidrate-se bem, mantenha uma alimentação balanceada.
Existem 3 posições:
A normal, que todo mundo está acostumado a ver
Cavalinho - O bebê fica sentado na sua perna
Invertida - O corpo do bebê vai pra trás  e você segura a cabeça dele
A melhor posição é a que ficar confortável para os dois

O tempo de duração das mamadas é o bebê quem decide, depende da saciedade dele. O ideal é que ofereça os dois seios em cada mamada. O aleitamento materno é desde da primeira hora de vida, em livre-demanda até o sexto mês, estendido até 2 anos de idade.

Livre-demanda quer dizer pedida livre; demandar. Quando o bebê pedir e quando a mãe quiser dar.
Aleitamento Materno Exclusivo até 6 meses: Sem água, sem chá, suco ou outros alimentos. Isso previne a obesidade infantil e outras doenças.

A higiene do bico do seio mudou, antes a orientação era água e sabonete. Hoje a orientação é higienizar o bico do seio apenas com leite materno, pois ele tem poder cicatrizante, hidratação e tem poder de fazer assepsia.

Sono do bebê
Antes a orientação era deitar o bebê de lado. Hoje a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda deitar o bebê de barriga pra cima, com isso ele tem menos chance de regurgitar e risco de morte-súbita em recém nascidos.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês!!!

Um abraço.

Vany